Cinema Made in Brazil na TVN

FOTO – DIVULGAÇÃO: Os atores Karine Teles e Antônio Saboia, que interpretam dois forasteiros no premiado filme Bacurau, um dos destaques da Semana do Cinema Nacional da TVN

A TVN está de parabéns por valorizar e democratizar o cinema produzido no país! Para quem é cliente da operadora fica a dica: Até o próximo domingo (20.06) está acontecendo a Semana do Cinema Nacional nos canais Megapix (canais 59/ 459)  e canais Telecine (canais, 460, 461, 462, 463, 464 e 465).

Entre os filmes da programação, nessa sexta (18.06) às 19H35 no Telecine Action, tem o premiadíssimo Bacurau, um misto de drama, thriller, faroeste e ficção científica, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e que tem no elenco a veterana Sônia Braga e o jovem ator Antônio Saboia, entre outros nomes internacionais. A produção conquistou diversos prêmios importantes, entre os quais, o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro a receber esse prêmio, juntamente com O Pagador de Promessa, de Anselmo Duarte. O filme se passa no sertão brasileiro, e mostra a comunidade de Bacurau, que acabara de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Enquanto a cidade se prepara para o velório, estranhos episódios começam a acontecer e o povoado desaparece dos mapas online. O fora da lei Lunga, então, é chamado para ajudar seus conterrâneos a protegerem sua terra.

E tem mais na programação, sucessos como a trilogia do saudoso Paulo Gustavo “Minha Mãe é Uma Peça 1,2 e3” , o policial “Tropa de Elite 2”; filmes biográficos como “Gonzaga – De Pai para Filho”, “Tim Maia” e “Simonal” ; dramas como “A Divisão”, “Carandiru” e “Cidade de Deus” entre outros.

Arraial em casa: o milho é o queridinho na mesa junina!

Comida típica e shows virtuais animam as famílias em casa pelo segundo ano no São João 

“Hoje tem festa junina? Tem sim, senhor”! Chega junho e não tem não como lembrar dos arraiais, da comida típica, da dança, das bandeirinhas e da camisa quadriculada. A pandemia limitou os eventos, mas quem ama o São João mata a saudade desta época em casa. A maranhense e advogada, Kassandra Alvarenga não abriu mão da festividade, junto com seu esposo e a filha, a pequena Maria Cecília.  

“Nós somos apaixonados por São João e por toda sua culinária. Por causa deste tempo difícil que estamos vivendo, organizamos um arraial a três. Meu esposo nasceu no dia de Santo Antônio, 13 de junho, e ama muito essa época do ano. É uma forma também da nossa filha ter essa tradição junina, deixar registrado este momento. Como um bom arraial, teve comida típicas e todas as delícias com milho”, contou entusiasmada.  

O que não pode faltar no cardápio da culinária junina é o milho, protagonista em diversos pratos como pamonha, a canjica, manuê e tantos outros. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da faculdade Pitágoras, Adriana Soraya Araújo, destaca os benefícios do alimento.  

“O milho é um alimento muito consumido nesta época do ano. Entre os nutrientes estão as vitaminas A, B1 e C, o magnésio.  Ressalto a importância da vitamina B1, que é responsável pelo metabolismo, para quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia. A B1 também é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso”, sinaliza a especialista. 

A nutricionista lembra que existem diferentes tipos de milho e que são usados na produção de farinha, de fubá, de flocos, canjiquinha, além do milho de pipoca, presente nas mais variadas receitas. Outro destaque do alimento está no carotenoide, um composto que traz a cor do milho. Além disso, outras duas substâncias merecem atenção: a luteína e zeaxantina. “Essas substâncias são pigmentos presentes em alguns vegetais que ajudam muito a proteger a visão dos raios ultravioletas e previnem a degeneração e até a catarata”, pontua. Mas a especialista faz um alerta. “Apesar de tantos benefícios, o milho é fonte de carboidratos, portanto, deve ser consumido com moderação”, explica. 

Arraial em casa 

Mesmo em casa, não falta programação para o São João. Vários artistas irão promover lives e shows virtuais no clima de festa junina. Confira a programação para o fim de semana:  

19/06- Live Cavaleiros do Forró   

A banda Cavaleiros do Forró fará sua live às 16h no canal Mansão do Forró no YouTube, trazendo diversos ritmos juninos. O evento vai promover ação solidária para ajudar no combate à Covid-19. 

19/06- Arraiá do Safadão às 20h  

O forrozeiro Wesley Safadão se apresentará em seu canal, com grandes sucessos do período junino. 

20/06- Nando Corde 

O cantor Nando Cordel faz live junina neste domingo (20), às 17h12. A Roda de forró de Nando, com proposta informal e aconchegante, trará muita música típica da época junina, além da contação de contos, relembrando as vivências tradicionais do São João do interior nordestino. 

Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.   

Sobre a Kroton  

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br  

18 de junho: Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

Data reconhece a gastronomia ambientalmente responsável

Desde 2017, a Nações Unidas instituiu o 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável. A data foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da ONU, que reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Ao reafirmar a relevância da gastronomia para um desenvolvimento sustentável, a comemoração da data internacional faz parte dos esforços globais para cumprir a Agenda 2030 da ONU para a Sustentabilidade.

A data realça a gastronomia como uma expressão cultural, relacionada com a diversidade natural e as tradições no mundo. O compromisso com a sustentabilidade nesta área é focado na responsabilidade de produção e consumo de alimentos. Esses objetivos devem ser partilhados por todos os agentes do turismo gastronómico.

A ONU, em conjunto com a rede de cidades criativas da UNESCO, trabalha com a finalidade de promover energia limpa nos restaurantes locais (gás e eletricidade em vez de carvão ou outras fontes não renováveis e poluidoras). Sensibiliza, ainda, o público para uma gastronomia sustentável através de canais de televisão, programas gastronômicos, e por meio de exposições culturais sobre alimentos, destinadas à indústria de produção e agricultores.

Gastronomia Sustentável

A gastronomia “sustentável” pode desempenhar um papel na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo o desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar, a nutrição, a produção sustentável de alimentos e as melhores escolhas alimentares e, assim, auxiliando na conservação da biodiversidade.

Atualmente, os amantes de alimentos estão se interessando cada vez mais pela qualidade, métodos de produção, compras de alimentos e culinária saudável. Eles também estão mais conscientes das questões ambientais associadas às nossas escolhas alimentares. A megatendência “sustentabilidade” no setor de alimentos envolve não apenas consumidores, produtores e varejistas, mas se estende aos restaurantes, que podem ser um meio poderoso para transmitir a mensagem a clientes, turistas e apreciadores de comida sobre a necessidade de desenvolver uma consciência verdadeiramente sustentável em relação às nossas escolhas alimentares diárias.

Globalmente, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação estima que um terço de todos os alimentos cultivados são perdidos ou desperdiçados, uma quantia avaliada em quase US $ 3 trilhões. E isso afeta diretamente nosso clima: de acordo com a especialista em alimentos sustentáveis ​​Anna Lappe, autora de Diet for a Hot Planet.

Reconhecimento da Florence

Neste dia, a Florence homenageia todos que resistem, e insistem, em dedicar sua vida à qualidade do que comemos, “do homem do campo até a mesa”. A gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

SESC recicla resíduos por meio do Projeto E + Reciclagem e destina bônus para a conta de energia da Creche Escola Comunitária

 Michele Machado do Sesc fazendo a entrega de 3.500 kg de resíduos recicláveis para Thaise Hermogenes do projeto E+ Reciclagem da Equatorial MA

O Serviço Social do Comércio (SESC) de São Luís/MA realizou esta semana, a entrega de 3.500 kg de resíduos recicláveis para o projeto E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão. Tendo em vista a demanda de descartar um grande quantitativo de material armazenado no sótão, o SESC decidiu levar o material para a reciclagem, e destinar o bônus de R$ 915,00 para ser abatido na conta de energia da Creche Escola Comunitária da União dos Moradores de São Luís.   

O E + Reciclagem é um projeto que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, e promove ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva e conscientização sobre a preservação do meio ambiente e tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia. Por meio dele, muitos benefícios já foram alcançados desde o seu lançamento em 2011. Além de dar destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis e evitar que sejam descartados no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na fatura de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável. O desconto pode ser aplicado na conta contrato do cliente ou pode ser doado a uma instituição social. 

Segundo Michele Machado, do setor de Comissão de Logística e Patrimônio do SESC, após uma visita ao centro de triagem da empresa recicladora para observar como o projeto funciona, foi possível verificar que o trabalho era feito de forma transparente, com responsabilidade social e sustentabilidade socioambiental, e que atendia a todos os requisitos do SESC. Daí então, foi feita a entrega dos resíduos. “O projeto de descarte nos atende amplamente em todos os aspectos exigidos pela nossa instituição e nos proporciona a oportunidade de contribuir socialmente com a nossa comunidade e com o nosso público”. Enfatizou Michele. 

Michele destacou ainda, que esta realização fez com que o bônus adquirido pela entrega dos resíduos, fosse encaminhada a uma instituição filantrópica. “Graças ao Projeto que o Sesc tem com o Mesa Brasil, que possui uma série de instituições cadastradas, foi possível escolher a e a União dos Moradores de São Luís, que recebeu essa importante bonificação da conta de energia da creche”, pontuou Michele. 

Com o E+ Reciclagem, agora é possível que o Sesc encaminhe resíduos para reciclagem contribuindo assim com o meio ambiente, e ao mesmo tempo, ajude instituições filantrópicas.

Forró Do Trio Nav Na Potiguar Forquilha

FOTO – DIVULGAÇÃO: Quem se apresenta nesse sábado (19.06), das 10H às 12H na loja da Potiguar no retorno da Forquilha é o Trio NAV com muito xote, forró e baião

O Grupo Potiguar leva toda a energia do forró, xote e baião para a segunda edição do “Musical Potiguar” que visa levar música de qualidade e executada por artistas maranhenses às lojas do grupo durante o expediente comercial.

Nesse sábado (19.06) quem se apresenta na Loja Potiguar da Forquilha é o Trio Nav composto pelos músicos Andrezinho (sanfona), Neto Filho (vocal e triângulo) e Vinícius Gomes (zabumba e vocal). Eles vão tocar o melhor do repertório junino das 10H às 12H para quem quiser conferir.  

O Grupo Potiguar dá um belo exemplo de como valorizar os músicos maranhenses ao mesmo tempo em que presenteia os clientes com música ambiente de qualidade em suas lojas.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima