Por meio do Programa Atitude Ambiental da VLI, ruas da Vila Davi II receberão mudas para plantio

Moradores da Vila Davi II e acolhidos da Casa Menino Pródigo durante treinamento

Plantio ocorre nesta sexta-feira, 30, e era um desejo antigo da comunidade

Moradores da Vila Davi II e acolhidos da Casa Menino Pródigo, em Imperatriz, participaram de treinamento para ação do plantio de mudas que ocorrerá no próximo dia 30 nas ruas do bairro. A iniciativa da VLI, por meio do seu Programa Atitude Ambiental e o Plano de Prevenção às Queimadas, com apoio da Prefeitura Municipal, atende a um desejo antigo da comunidade, que se ressente da falta de arborização na localidade.  

O assistente de Meio Ambiente da VLI, José Carlos Lima Chaves, disse que essas ações de conscientização e capacitação nas comunidades são fundamentais para promover uma educação ambiental. “É incrível ver como os moradores  abraçam as ideias e as colocam em prática. Promovem reflexões, pois eles (os moradores) têm muito conhecimento empírico, e aprendemos muito com a comunidade sobre meio ambiente”, pontua

De acordo com Rachel Rodrigues, analista da Ser Integral, empresa que dá suporte à VLI nessas ações, os participantes receberam orientação sobre as espécies de plantas e noções de cuidados com ênfase para o aspecto da luminosidade, umidade, espaços e atenções para o desenvolvimento de plantas arbóreas, adubos e alternativas sustentáveis.   

A ação faz parte, também, do trabalho de prevenção e conscientização das queimadas e incêndios, comuns na região. Ao todo, até este mês, a VLI já realizou, por meio do Atitude Ambiental, 173 atividades ao longo da Ferrovia Norte Sul.

A Diretora de departamento de educação ambiental e áreas protegidas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Imperatriz, Bárbara Rodrigues, também participou do treinamento e destacou a importância da arborização urbana, cujos benefícios estão relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar, bem como da saúde física e mental da população. Barbara também disse que, durante o encontro, foram definidas as espécies mais adequadas para o plantio.

A presidente da Associação de Moradores da Vila Davi II, Zuleide Ribeiro, disse estar feliz com essa iniciativa e informou que as mudas serão distribuídas pelas ruas do bairro. A ação de plantio acontece dia 30 a partir das 8h.

“Essa ação é muito bem-vinda para o bairro da Vila Davi II. É um desejo antigo dos moradores. Com as orientações vamos fazer o plantio em local adequado e como vamos cultivar as plantas. A comunidade agradece essa ação, que está sendo muito bem recebida”, disse Zuleide.    

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

ADRIANA BOSAIPO NO PROJETO “QUINTA LOUNGE OFF” DA VILLA DO VINHO BISTRÔ

A Villa do Vinho Bistrô, restaurante e Wine Bar comandado pelo empresário Werther Bandeira na Cohama inicia nessa quinta – feira (29.07) o projeto “Quinta Lounge Off”, e promete tornar esse dia da semana forte no calendário.

Todas às quintas na Villa do Vinho é sinônimo de super desconto de 20% em todo o menu do restaurante. E mais, a programação musical não poderia ser melhor, com pocket show da cantora Adriana Bosaipo e seu repertório de MPB, bossa e lounge music sempre das 20H30 às 23H30. Detalhe: Sem cobrança de couvert artístico.    

Além de aconchegante e com drinks refrescantes e vinhos das melhores safras, a Villa do Vinho Bistrô é também seguro, pois continua seguindo todos os protocolos sanitários para garantir a maior segurança dos clientes e colaboradores, no Andreazza Center, na Av. Mário Andreazza – Cohama.

Jogos Olímpicos de Tóquio: Nutricionista fala sobre a relação dos atletas com a alimentação

Dieta é estruturada de acordo com a modalidade e a intensidade do esporte praticado

Os olhos de todo o mundo estarão voltados para Tóquio. A capital do Japão é a sede dos Jogos Olímpicos, que chega a sua 32ª edição depois de ter sido adiado de 2020 para 2021, em meio a uma pandemia que afetou todo o planeta.

Para o sucesso no esporte, não apenas o treinamento físico é importante. A nutrição correta dos esportistas também é um fator de grande relevância para que eles tenham a energia necessária a fim de enfrentar todo o esforço envolvido e evitar a fadiga muscular. A professora do curso de Nutrição da Estácio, Marcella Tamiozzo, explica que não existe uma dieta específica para cada tipo de esportes, mas para a escolha do tipo correto de alimentação, as modalidades podem ser divididas em três categorias:

– A primeira categoria é a dos esportes de longa duração ou resistência, como maratona, natação e ciclismo, onde o consumo calórico chega a ser altíssimo, porque o atleta necessita de muita energia para ter um bom desempenho. Neste caso, o consumo de carboidrato e a hidratação adequada antes, durante e após a competição, são fundamentais, detalha.

A segunda categoria é dos esportes de peso, como boxe e judô, e dos esportes mais estéticos, como nado sincronizado e ginástica olímpica.

– Neste caso, controle de peso é fundamental, sendo muitas vezes necessário uma dieta equilibrada, que deve fornecer os nutrientes que o atleta precisa, porém, o nível de caloria deve ser mais controlado a fim de atingir o peso adequado para a competição, explica.

Na terceira categoria, a nutricionista cita os esportes da modalidade de força, como levantamento de peso, em que a dieta visa favorecer o ganho de massa muscular e onde, muitas vezes, é necessária até mesmo a utilização de alguns suplementos.

Marcella salienta que a dieta dos atletas nas competições é diferente daquela que eles devem seguir durante o treinamento.

– A dieta não é a mesma, porque o treinamento durante o preparo pode ter duração e intensidade diferentes do dia da competição em si. Existem preparos em que o atleta treina 8 horas por dia, e na competição a duração é menor. A dieta deve ser calculada com base nos dois fatores: tempo e intensidade. Quanto maior for a intensidade e o período da competição, maior é a necessidade energética.

Já no dia da competição, Marcela Tamiozzo indica que é preciso estar atento ao tipo de alimento consumido, pois existem fatores como a digestibilidade do alimento, que pode acabar influenciando no rendimento do atleta.

– O dia da competição não é hora de experimentar refeições novas, e sim ingerir alimentos já conhecidos para que não ocorra problemas digestivos e acabe prejudicando o atleta, frisa.

E para quem acha que vida de esportista é fácil, a professora destaca que a educação alimentar deve ser uma filosofia de vida para o atleta, além de ter que fazer um controle do tipo de alimento e quantidade que ingere.

– Sabemos que alguns tipos de alimentos fonte de gorduras saturadas, gorduras trans e açúcar, podem desencadear problemas de saúde, como aumento de colesterol, triglicerídeos e glicose, e isso pode prejudicar a saúde do atleta e seu desempenho. Estas mesmas regras na hora de escolher a alimentação valem também para quem não é atleta profissional, mas gosta de praticar esportes e quer manter uma vida equilibrada e saudável, concluiu a professora da Estácio.

ITENS PARA LAZER AO AR LIVRE NAS LOJAS POTIGUAR

As lojas Potiguar estão muitos produtos para lazer ao ar livre, como cadeira portátil, copos plásticos e caixa térmica

O lazer ao ar livre em parques e praças é uma cultura forte em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, onde é comum as pessoas aproveitarem quando o clima está bom para ler um livro ou fazer um picnic ao ar livre. Uma prática que os psicólogos já recomendavam pois o contato com a natureza ajuda a relaxar, e agora com a atual pandemia, é também mais seguro estar ao ar livre do que em ambientes fechados.   

Em São Luís as pessoas começam a utilizar cada vez mais os espaços públicos como praças e parques, seja para fazer picnics, para levar as crianças para andar de bicicleta, fazer yoga ou meditar, jogar bola além de outras atividades físicas.  

E em todas as lojas do Grupo Potiguar o estoque de itens para o lazer ao ar livre foi reforçado. Entre os produtos mais procurados estão as cadeiras dobráveis em alumínio, marmitas, cestas, caixas e bolsas térmicas. Além de mais saudável levar seus próprios alimentos e bebidas, é também bem mais econômico.

Para a garotada se livrar do calor, as piscinas plásticas que podem ser montadas no jardim ou no quintal de casa são outra opção de lazer entre outros produtos disponíveis na Potiguar para quem quer aproveitar ao máximo a natureza.

Piloto maranhense vai representar o Estado na categoria “Quadri FIM” no Rally dos Sertões

Atual campeão, Marcelo Medeiros conseguiu por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Maranhão o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e do Centro Elétrico para participar da edição 2021 da maior prova off-road da América Latina

O piloto maranhense Marcelo Medeiros já se considera um veterano da maior competição off-road da América Latina, o Sertões, que será disputado por ele pela nona vez a partir do próximo dia 13 de agosto de 2021, com largada em Pipa (RN), e com um total de 3.544 quilômetros.

Medeiros vai disputar o Sertões 2021 pela equipe Taguatur Racing na categoria Quadri FIM, com um Yamaha (YFM 700). Ele já foi tetracampeão da categoria em 2012, 2015, 2019, 2020, além de deter o vice em 2013, e quer brigar pela vitória este ano, e para tal não tem economizado em treinos com sua equipe.


“Quero obter um bom resultado como nos anos dos títulos conquistados. Estou confiante e quero representar bem o meu Estado, o Maranhão, e honrar a confiança que meus patrocinadores depositaram em nossa equipe”, destaca o piloto, que começou a correr aos 11 anos de idade, pilotando um kart e sempre incentivado pela família.

Com vários títulos no currículo como kartista, Medeiros sempre sonhou com a prova do rali do Sertões, mas precisou esperar até completar 18 anos para poder entrar na prova.  

Perseverança e garra são combustíveis necessários para quem quer ir longe no caro e concorrido esporte off-road; e isso Marcelo Medeiros tem de sobra, além de muito planejamento e estratégia, que ocorre durante todo ano, com treinos incansáveis em terrenos parecidos com os que enfrentará na competição.  

“Graças à Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Maranhão, e o apoio do Secretário Estadual de Esportes e Lazer, Rogério Cafeteira e do empresário José Gonçalves do Centro Elétrico, eu conseguirei custear parte dos recursos necessários para viajar para este novo desafio. Conquistado através da parceria com o Grupo Oito, da produtora executiva Cássia Melo, especialista em Lei de Incentivo no Maranhão. A lei faz toda diferença na vida dos atletas de todas as categorias esportivas do Estado, e permite investir na nossa carreira, e em nossa equipe. Sou bastante grato a estes parceiros”, declarou o piloto, que já realizou também outro sonho de disputar a maior prova off-road do mundo, o Rally Dakar.

Sertões 2021: nove dias de prova e muitos desafios

A largada da 29ª edição do Sertões será na belíssima praia do Pipa, em Tibal do Sul (RN), dia 14 de agosto. O prólogo será em linha, em estrada de terra, próximo a Pipa, dia 13 de agosto, para definir a ordem de largada em todas as categorias. O rali passará por trilhas pelo Nordeste, por sete dos nove estados do Nordeste – RN, PB, PE, PI, BA, AL e CE.

A chegada ocorrerá também no litoral, na praia de Carneiros em Tamandaré (PE), dia 22 de agosto, com a cerimônia de premiação. A caravana fará pernoite nas cidades anfitriãs: Tibal do Sul (RN), Patos (PB), Araripina (PE), São Raimundo Nonato (PI), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL), Arapiraca (AL) e Tamandaré (PE).

A etapa quatro será a segunda parte da maratona e terá formato de laço, com a chegada no mesmo local da largada, a cidade de São Raimundo Nonato (PI). A quinta etapa, que vai de São Raimundo Nonato (PI) à Xique-Xique (BA), está prevista como a única maratona do Sertões 2021, quando os competidores não poderão receber manutenção da equipe de apoio quando chegarem à Xique-Xique (BA). Após concluída, as equipes estarão liberadas para fazer manutenção nos veículos.

“É um roteiro totalmente diferente dos anos anteriores. Isso mostra a diversidade de terreno”, destaca Marcelo Medeiros.

Marcelo Medeiros conta com patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e do Centro Elétrico, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, no Sertões.

O ROTEIRO DO SERTÕES 2021

Sexta-feira, 13/08 – Prólogo – 11 km

Sábado, 14/08 – 1ª etapa: Pipa (RN) / Patos (PB)

DI – 82 km | DE – 235 km | DF – 93,2 km | Total= 410 km

Domingo, 15/08 – 2ª etapa: Patos (PB) / Araripina (PE)

DI – 27 km | TE – 245 km | DF – 237 km | Total = 509 km

Segunda-feira, 16/08 – 3ª etapa: Araripina (PE) / São Raimundo Nonato (PI)

DI -146 km | TE – 220 km | DF 38 km | Total= 404 Km

Terça-Feira, 17/08 – 4ª etapa: S. R. Nonato (PI) / S. Raimundo Nonato (PI)

DI – 0 km |TE – 306 km |DF – 5 km | Total= 311 km

Quarta-feira, 18/08 – 5ª etapa: S. Raimundo Nonato (PI) / Xique-Xique (BA)

DI – 11 km | TE – 329 km | DF – 93 km |Total = 433 km (MARATONA)

Quinta-feira, 19/08 – 6ª etapa: Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)

DI – 0 km | TE – 310 km | DF – 146 km |Total = 456 km (FIM MARATONA)

Sexta-feira, 20/08 – 7ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI – 133 km | TE – 242 km | DF – 60 km |TOTAL= 435 km

Sábado, 21/08 – 8ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)

DI – 7 km | TE – 152 km | DF – 80 km | TOTAL= 235 km

Domingo, 22/08 – 9ªetapa: Arapiraca (AL) / Tamandaré (PE)

DI – 190 km | TE – 141 km | DF – 20 km | TOTAL= 351 km

TOTAL GERAL= 3.548 km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.180 km

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima