Consultas e exames preventivos itinerantes para servidores estaduais do FUNBEN em Imperatriz

A Coord. da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz Thalyta Jansen Fernandes com parte da equipe envolvida no projeto “Policlínica em Movimento”

Projeto “Policlínica Em Movimento” vai até o Servidor Estadual levando prevenção com conforto e agilidade

Foi iniciado nesse mês de setembro em Imperatriz o projeto “Policlínica Em Movimento” , que é voltado para os servidores estaduais usuários do FUNBEN. O programa se dá através da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz, com gestão do HSLZ / Grupo Mercúrio, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão através da SEGEP; com o empenho do Sec. Pedro Chagas e do Sec. Adjunto da SEGEP Joabson Jr.

Estão sendo realizadas, em diversos órgãos públicos estaduais, ações preventivas – consultas e exames – que são fundamentais para garantir mais qualidade de vida aos servidores; seja pela detecção de alguma patologia silenciosa, seja pelo controle de doenças já existentes. É saúde humanizada, com qualidade, agilidade e muito conforto chegando até os servidores estaduais.

“Todos vivem o dilema da falta de tempo, mas as doenças não esperam, se instalam de forma silenciosa, e uma consulta ou um exame muitas vezes podem salvar vidas quando feitos na hora certa. Por isso estamos levando até o servidor estadual, no ambiente do seu trabalho, toda a qualidade em atendimento clínico da Policlínica do Servidor de Imperatriz e a excelência em exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Lacmar. De forma itinerante e desburocratizada, com rapidez no atendimento, precisão e segurança é assim que esse programa itinerante de saúde preventiva é realizado” destacou o Diretor Geral Plínio Tuzzolo.

Consultas e exames são realizados de forma itinerante para os servidores estaduais usuários do FUNBEN, no seu local de trabalho

O projeto é coordenado pela gestora da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz Thalyta Jansen Fernandes. E conta com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros e médicos de diversas especialidades. As visitas dessa equipe são agendadas e comunicadas aos servidores estaduais, que dentro do seu expediente e no próprio local de trabalho podem realizar exames e consultas.

E vale lembrar que, além do projeto itinerante, todos os serviços de saúde continuam sendo ofertados na moderna sede da Policlínica do Servidor Estadual, que funciona de segunda à sexta, das 7h às 17H no terceiro andar do Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, N. 3650, no bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, além de análises clinicas do Laboratório Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos do país. Além de consultas médicas em diversas especialidades.

As equipes do programa “Policlínica em Movimento” estão realizando as ações de saúde preventiva na sede dos órgãos públicos

Semana da diversidade histórica

Montisol firma parcerias inéditas com TJ-MA, OAB, Senai, Gayvota e governo do MA

Setembro de 2022. A cidade de São Luís do Maranhão sedia o início de uma transformação inédita no mercado empresarial do Norte-Nordeste. O Programa Plante, da Montisol Construção e Manutenção, realiza a primeira Semana da Diversidade, de 19 a 23 deste mês. A iniciativa revolucionária e histórica, desenvolvida por uma empresa maranhense, promove o reconhecimento, a valorização e promoção de políticas afirmativas no ambiente de diversidade.    

Pioneiro e revolucionário, o evento consagrou-se como um marco e a principal referência no Maranhão para o empresariado local conhecer mais sobre o conceito da diversidade nos setores primário, secundário e terciário. O diretor executivo, Fernando Lima, afirmou que foram dias bem proveitosos. “Desenvolvemos ações para o público gerencial, liderança, apoio e operacional e lançamos o Canal de Ética, Denúncias e Opiniões”, disse Fernando Lima.

Parcerias

“Assinamos ainda com o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), o termo de compromisso do programa “Valoriza Mulher” e definimos uma agenda permanente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) para tratar sobre assédio moral. Com o TJ-MA teremos ainda ações para o enfrentamento da violência contra a mulher, tanto para o público feminino quanto nas oficinas de valorização da mulher, para os homens”, concluiu o executivo.

O diretor administrativo, João Américo, destacou que, com a melhor convivência dentro da empresa, acolhendo as diferenças, a Montisol também garantirá mais segurança e melhor acolhimento aos seus colaboradores. “Na quinta-feira, iniciamos a divulgação da campanha Ame-se, que vai nos dar uma real ideia de como os nossos colaboradores se percebem. Valorizando as diferenças haverá melhorias no clima organizacional da nossa empresa”.

Inclusão

“A pesquisa de autodeclaração identifica os diferentes grupos entre os nossos colaboradores e colaboradoras e orienta ações para a geração de vivências e experiências melhores e em ambientes de trabalho mais acolhedores, saudáveis e inclusivos. A política de diversidade visa ainda incentivar a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais e estimular uma maior produtividade devido ao ambiente de acolhimento e motivação”, finalizou João Américo.

O coordenador de ASG, Fernando Braga, informou que também estão em fase inicial parcerias com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para cursos com turmas inclusivas às minorias; com o Grupo Gayvota, para criar mais oportunidades à comunidade LGBTQIAP+, e com a Central Integrada de Alternativas Penais e Inclusão Social (Ciapis), da secretaria estadual de Administração Penitenciária do Maranhão, para beneficiar egressos do sistema prisional.

POCKET SHOWS NO JANTAR DA VILLA DO VINHO BISTRÔ

Nessa sexta (23.09) a Villa do Vinho Bistrô brinda os clientes com show romântico da cantora Otília Ribeiro

Para quem quer vinho, música e delícias astronômicas nesse fim de semana, a dica é curtir o jantar musical do restaurante Villa do Vinho Bistrô, na Av. Mário Andreazza na Cohama; que oferece música ao vivo no jantar; sem cobrança de couvert artístico.

Nessa sexta – feira (23.09) quem se apresenta à partir das 21H é a cantora Otília Ribeiro, com um repertório eclético, e que mescla MPB, Bossa, Pop e Rock.

Nessa sexta (23.09) a Villa do Vinho Bistrô brinda os clientes com show romântico da cantora Otília Ribeiro

Já no sábado (24.09) tem pocket show de Bossa, Jazz & MPB da cantora Patrícia Ribeiro, também à partir das 21H. E claro, harmonizando com a música, os melhores vinhos, drinks e espumantes, e as delícias da gastronomia contemporânea que fazem da Villa do Vinho um local para viver grandes experiências sensoriais e criar belas memórias com amigos ou seu amor.  

A Villa do Vinho Bistrô fica no Cohama, no Andreazza Center (ao lado da Fábrika Recepções). Quem quiser pode fazer sua reserva pelo fone (98) 981253311.

CAPS AD Estado promove o dia D do Setembro Amarelo

Hoje, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) promoveu o dia D do Setembro Amarelo, mês alusivo a prevenção a depressão e ao suicídio, na sede da entidade, na Rua Conde D’Eu, s/n, no Monte Castelo.Durante o evento foram ofertados diversos serviços em saúde, atividade física e exposição de materiais feitos por pacientes em tratamento no CAPS AD – Estado.

“Nossa equipe além de várias atividades voltadas para qualidade de vida e saúde física e mental, trouxeram o apoio espiritual da Igreja Católica por meio do diácono Fábio, que pôde ajudar a fortalecer nossos espíritos na prevenção ao suicídio. A religiosidade e a espiritualidade têm papel fundamental em qualquer enfrentamento de problemas e é preciso sempre estarmos próximos de Deus,pois a saúde em sua definição é o completo bem estar físico mental e espiritual.Digam sim a vida e não ao suicídio e as violências autoinfligidas”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Lançamento da coleção “Azulejos” edição especial do Grupo Potiguar nos 410 anos de São Luís

Azulejo Loures, que integra a coleção especial criada pelo Grupo Potiguar para os 410 anos de São Luís

Nessa quinta – feira (22) o Grupo Potiguar convida para um evento muito especial: O lançamento oficial da coleção com edição limitada “Azulejos”, fabricada sob demanda para celebrar os 410 anos de São Luís. Essa ação é mais uma declaração de amor à capital São Luís, dessa empresa maranhense e que conta com 41 anos de atuação, na liderança do varejo de home centers no Maranhão.

O evento para convidados será às 17h, na sede da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH). Serão apresentados os quatro modelos de azulejos coloniais dessa coleção fabricada pela marca Pierini para a Potiguar, batizados com nomes de cidades portuguesas: Loures; Cascais, Sines e Lagos. Eles são ideais para uso em piscinas, lareiras, fachadas, churrasqueiras, cozinhas, banheiros, áreas externas e internas; e podem ser encontrados em todas as lojas da Potiguar de São Luís e Imperatriz.

FOTO – DIVULGAÇÃO: A família Brasil, à frente do Grupo Potiguar: O Presidente Marcelo Brasil, o fundador do Grupo Vieira Brasil; Camila Brasil, Diretora de MKT e Fabíola Brasil. Eles lançam nessa quinta – feira (22.09) uma coleção exclusiva, em edição limitada, de azulejos alusivos aos 410 anos de São Luís.

Olho d’Água das Cunhãs – Glauber Azevedo reúne multidão em apoio a Othelino e Ana Paula

Um arrastão gigante levou uma multidão às ruas de Olho d’Água das Cunhãs, na noite de quarta-feira (21), em um dos maiores atos políticos já realizados em apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB). O parlamentar estava acompanhado da vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino ao Senado.

O arrastão, seguido de comício, foi realizado pelo prefeito Glauber Azevedo. O movimento percorreu as principais avenidas da cidade, culminando no grande evento na Praça Central, onde milhares de pessoas se concentraram para demonstrar apoio a Othelino.

“Ainda estou extasiado com o gigantismo do evento. E quanta felicidade isso me proporcionou, pois mostra a força do grupo político que nos apoia e, principalmente, que o trabalho realizado por meio do meu mandato parlamentar em prol da cidade tem resultado em muitos benefícios à população. Quero continuar com essa parceria com o prefeito Glauber para fazermos muito mais ainda pelo município”, afirmou Othelino.

O deputado elencou alguns desses benefícios executados no município, entre eles o Restaurante Popular, emenda para a Saúde, asfaltamento da estrada vicinal do Povoado Bacuri da Linha e pavimentação em bloquetes no povoado Veloziana, frutos de emendas e indicações.

Ana Paula Lobato levou a mensagem do ex-governador Flávio Dino, candidato a senador na chapa em que ela é sua primeira suplente. “Trago aqui a mensagem do nosso futuro senador Flávio Dino, que já fez tanto por Olho d’Água das Cunhãs e que vai continuar ajudando o município como senador. Quero dizer, também, que a cidade pode contar comigo para que novas ações se concretizem aqui”, disse.

O prefeito Glauber Azevedo, que também apoia Carlos Brandão e Flávio Dino nessas eleições, destacou as ações que foram destinadas por Othelino ao município. “O deputado é um grande parceiro, que conseguiu para nosso povo obras e serviços de grande relevância, como o Restaurante Popular e o asfaltamento da estrada de Bacurinda Linha. Nós somos muito gratos por isso e vamos retribuir com nosso apoio”, enfatizou.

Caravana Pão com Ovo fará apresentação gratuita neste domingo, em homenagem ao aniversário de São Luís

Projeto é patrocinado pela Equatorial Maranhão e leva o espetáculo teatral Pão com Ovo para diversos municípios

 

Chegou em São Luís a Caravana Pão com Ovo! O projeto, que já está em sua 6º edição levando teatro gratuitamente para os municípios maranhenses, vai se apresentar em São Luís, neste domingo (25) às 19h, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, com entrada franca. A apresentação é um presente para São Luís, que completou 410 anos este mês.

A Caravana Pão com Ovo conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem como propósito oferecer apresentações teatrais acessíveis a todos. Para o Diretor do espetáculo Pão com Ovo, César Boaes, ‘’a Caravana Pão com Ovo é um projeto que leva uma megaestrutura de som, palco, luz, para a rua. Levamos um verdadeiro teatro para surpreender o público com um grande momento de alegria. É um projeto que tenho um carinho e uma responsabilidade muito grande, e uma grande benfeitoria desse projeto é a ocupação do espaço público, promovendo a cultura, além de movimentar a economia local”, afirmou.

Nesta 6ª edição do projeto, a comédia Pão com Ovo já passou por São Bento, Bacabal e Chapadinha, e agora chega a São Luís com apresentação em 4 bairros da cidade, que acontecerão até o fim do ano. Ao longo desses 6 anos já a Caravana Pão com Ovo já passou por 63 municípios no maranhão e diversos bairros de São Luís, levando comédia para o público maranhense em forma de lazer. César Boaes ressalta que a caravana é um ato de amor com o Maranhão. “É um ato de reconhecimento do carinho que as pessoas têm com o nosso trabalho, das comunidades que não podem ter acesso, que não tem teatro, então levamos toda estrutura para as praças, uma confraternização de amor. A Caravana tem uma simbologia muito grande para a gente, é uma congregação, como é a praça pública, a gente se conecta com essas pessoas e a gente estabelece na cidade, aquele instante, um momento de alegria”, conta o ator.

De acordo com Jeane Pires, Analista de Responsabilidade Social, “este é um projeto que já criou uma tradição no Maranhão, e por onde passa, o espetáculo Pão com Ovo atrai multidões. Para nós, da Equatorial Maranhão, é um imenso prazer fazer parte desse projeto, que está muito alinhado com nossas ações de levar mais cultura e acesso ao teatro à população. As praças se transformam, o espetáculo encanta o público”, destacou Jeane.

Sobre o Pão com Ovo

O espetáculo Pão com Ovo, da Companhia Santa Ignorância existe há 11 anos e conta a história do reencontro, após muitos anos, entre Dijé (Adeílson Santos), moradora de bairro da periferia e Clarisse (César Boaes), uma emergente alpinista social. Vista por mais de um milhão e trezentos mil espectadores, a comédia é fenômeno no Maranhão e desde a estreia lota teatros no país e no exterior. Escrita por Adeílson Santos e César Boaes, com direção geral de César Boaes, o espetáculo retrata as diferenças entre classes sociais, a partir de uma linguagem direta e simples, mas sem apelações fáceis ou palavreado impróprio. Cabe destacar que a música e a dança também permeiam todo o espetáculo, que tem como madrinha a cantora Alcione.

A obra consiste em contar as vivências das amigas de escola, que vão revelando as trajetórias, o cotidiano e os amores através de uma conversa hilária e nonsense. No desenrolar da trama, vão se revelando as características, hábitos e costumes das diferentes classes sociais, até mesmo a forma como a sociedade trata cada uma delas. Por isso, os atores se revezam em vários personagens, numa estrutura simples para facilitar a montagem e o acesso da peça a qualquer espaço cênico, sem, no entanto, perder a qualidade com as composições das personagens.

Além disso, para Adeílson Santos, a música e a dança também são partes essenciais do sucesso da comédia. “A nossa vida é movida sempre pela música. O teatro respira a dança, a poesia e claro, a música. Envolvendo uma cena e outra temos uma trilha musical seguindo a atualidade para entreter muito mais os espectadores com uma linguagem direta e simples, mas sem apelações fáceis ou linguagem chula”, pontuou.

Dessa forma, não existe um texto literalmente escrito, o roteiro segue as falas e diálogos que surgem nos ensaios e são reproduzidos, quase de improviso, pelos atores em cena. Assim a peça é adaptada para cada cidade onde é apresentada após uma pesquisa sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguagem regional e costumes, de modo que cativa de maneira ainda mais especial cada espectador a partir de seus recortes culturais.

1ª temporada de “Bandeira de Aço – O Musical” terá três sessões gratuitas

A diretora Nicolle Machado (Quilana Viegas/ Divulgação.)

Dois ingressos podem ser retirados por pessoa; espetáculo ficará em cartaz no Teatro Arthur Azevedo (TAA)

MARANHÃO – Com apoio do Governo do Estado, patrocinado pela Equatorial Maranhão, Grupo Mateus e IDFAZ Comunicação Visual e com produção assinada pela Encanto Coletivo Cultural e G4 Entretenimentos, a primeira temporada de um dos espetáculos mais aguardados do ano estreia já na próxima semana: ‘Bandeira de Aço, o Musical’ será exibido gratuitamente e aberto ao público nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

As sessões ocorrerão no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA), no Centro Histórico de São Luís, a partir das 19h30 (vale lembrar que a sessão do dia 27, que marca a abertura da temporada, será apenas para convidados).

Para adquirir os ingressos, o público deverá comparecer à bilheteria do TAA, das 16h às 18h30, no dia da sessão que escolheu. Cada pessoa pode resgatar até 2 (dois) ingressos.

Serão três dias muito especiais, onde o público irá conhecer um pouco mais sobre a história desta obra-prima da música brasileira. Com duração total de 107 min (uma hora e quarenta e sete minutos), ‘Bandeira de Aço, o Musical’ vai navegar pelo universo das composições das nove faixas do disco, apresentando, também, os bastidores do álbum, o ponto de vista dos compositores (César Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sérgio Habibe) e do intérprete Papete.

Para mais informações sobre a primeira temporada de ‘Bandeira de Aço, o Musical’ e sobre a retirada de ingressos, entre em contato pela página oficial do projeto no Instagram: @bandeiradeacomusical.

Mais do Musical

Criado pelo músico e administrador Guilherme Júnior, o espetáculo tem direção assinada por Nicole Machado, que divide o texto com o dramaturgo Felipe Corrêa. Participam ainda: Andressa Brandão e Rebeca Carneiro (coreografia); Marcos Ferreira e João Vinicius (figurino); e Ivaldo Júnior (cenografia).

O elenco é formado por: Flávia Pimentel; Mauro Nascimento; Zanto Holanda; Nestor Fonseca; Brunna Garcia; Denia Correia; Igor Kayroz; Renato Guterres; Nando Pinheiro; Layla Calixto; Nuilane Lago; Rafael Noleto; Andressa Brandão; Apolo Oliveira; David Lopes; Thay Corrêa; Thais Lima; e Rebeca Carneiro.

Durante todo o espetáculo, tanto a atuação quanto à dança serão acompanhadas por um time musical – a banda é formada por Wanderson Silva (Percussão), Edilson Gusmão (Baixo), Rui Mário (Piano e sanfona), Fleming (Bateria) e Ricardo Mendes (Metais – flauta, sax e clarinete), com Roberto Chinês assinando a direção musical.

Bandeira de Aço, de Papete

“Bandeira de Aço” é o segundo álbum do percussionista e cantor maranhense Papete, lançado pelo selo Discos Marcus Pereira, em 1978. Com nove faixas, o disco conta com faixas que ganharam popularidade no Maranhão, como “Boi da Lua” e “Engenho de Flores”, entre outras. Artistas como Josias Sobrinho, Ronaldo Mota, César Teixeira e Sérgio Habibe assinam as composições do álbum, que tinha Papete como intérprete oficial.

Lançado durante o período de ditadura militar no Brasil, “Bandeira de Aço” é referenciado como uma produção que representava o povo brasileiro e o contexto social e histórico em que foi lançado.

Ouça o álbum completo aqui: https://youtu.be/03lfBktfRXs.

Hospital dos Servidores promove ação no Dia Mundial da Segurança do Paciente

Nos stands, as pessoas recebiam orientações dos protocolos internacionais, a exemplo deste sobre Cirurgia Segura

A mortalidade por sepses (infecções hospitalares) chega a 65% no Brasil, por isso a importância de ações como essa

O HSE / Hospital dos Servidores, unidade voltada para a assistência dos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN, promoveu ações educativas alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrada em 17 de setembro. Uma sessão solene presidida pelo Dir. Geral do HSE/SLZ Plínio Tuzzolo abriu a programação, que contou com as presenças do Sec. Adjunto da SEGEP Joabson Jr. e do Sup. da Vigilância Sanitária Estadual Edmilson Diniz.

“Temos que nos orgulhar por ter no HSE / HSLZ um exemplo de serviço público de alta qualidade e com esse nível de responsabilidade entregue ao servidor estadual. A nossa equipe da Vigilância Sanitária é parceira aqui e nos colocamos à disposição sempre que precisar” destacou o Superintendente Edmilson Diniz.

“O paciente, da sua chegada ao hospital até a alta, precisa ser tratado com o máxima zelo; sempre contando com o apoio e a qualidade de atendimento das equipes do HSE / HSLZ. Portanto essa ação de educação coletiva, envolvendo profissionais e familiares é de suma importância para reforçar es cultura de segurança do paciente” declarou o Sec. Adjunto da SEGEP Joabson Jr.

O Dir. Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo entre assessoras, representantes da SEGEP, o Sup. da Vigilância Sanitária Edmilson Diniz e o Sec. Adjunto da SEGEP Joabson Jr.

Com muita criatividade, as equipes do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) e do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do HSE / HSLZ promoveram ao longo do dia ações educativas e interativas, voltadas não apenas para todos os colaboradores do hospital, como também para os familiares e acompanhantes de pacientes internados no HSE / HSLZ, visando reforçar a cultura de segurança entre todos.

“O erro precisa e deve ser evitado pois pode custar a vida de pessoas. Reforçar a cultura do cuidado permanente e o respeito aos protocolos de forma rigorosa são o foco do nosso trabalho, o que ajuda a salvar muitas vidas” completou a enfermeira Isabelle Diniz, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HSE / HSLZ.

As boas práticas e os protocolos precisam ser seguidos à risca pelas equipes de assistência, e também pelos acompanhantes, para garantir a segurança, o bem estar e a qualidade de vida dos pacientes no ambiente hospitalar.

“Garantir a máxima segurança do paciente é mais que obrigação de todos no HSE / HSLZ; por isso esse momento é muito especial para reforçar a conscientização coletiva. Nosso objetivo é trabalhar de forma colegiada, levando aos nossos profissionais o encorajamento para que se mudem certos comportamentos e se observe os 6 protocolos de segurança do paciente que são inegociáveis e precisam ser seguidos à risca enquanto o paciente estiver entre nós” enfatizou o Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo.

E para que todos entendesse bem o que deve ser feito e o que precisa ser evitado, foram montados os stands do “Percurso Seguro”, que demonstraram os protocolos e regras que abrangem as 6 metas internacionais de Segurança do Paciente: 1. Identificação Segura; 2.Comunicação Efetiva; 3. Administração de Medicamentos e de Hemoderivados; 4. Controle de Infecção e Limpeza de Mãos; 5. Cirurgia Segura e 6. Riscos de Lesão por Pressão e Riscos de Quedas.

O teatro foi a forma encontrada para educar e conscientizar sobre os erros que podem ceifar vidas no ambiente hospitalar

Outra instalação interativa que chamou a atenção de todos foi a “Enfermaria do Terror”, onde foi realizada uma teatralização, mostrando as graves consequências para a saúde do paciente quando erros de protocolos são cometidos pelas equipes de profissionais ou pelos acompanhantes e familiares. Entre os problemas mais comuns estão quedas; prescrições erradas de medicamentos, falta de higienização das mãos, e lesões por pressão. Exemplos de eventos adversos que causam infecções e muitos óbitos, entre outras consequências.

Essa ação de conscientização coletiva – para profissionais de saúde e familiares de pacientes – promovida pelo HSE/ HSLZ é fundamental para ajudar na diminuição de casos como as Sepses (infecções). Segundo a Organização Mundial da Saúde, as infeções ou sepses matam cerca de 11 milhões de pessoas a cada ano, muitas delas crianças e idosos, e incapacita outros milhões. No Brasil, estima-se que ocorram 240 mil mortes ao ano em decorrência de um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção.

Equatorial Maranhão forma 25 novos profissionais por meio da Escola de Eletricistas

Projeto pioneiro promove formação gratuita de eletricistas gerando educação, emprego e renda

A Equatorial Maranhão formou nesta terça-feira (20), 25 novos profissionais, por meio da Escola de Eletricistas, projeto de capacitação gratuita idealizado pela Distribuidora para a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. Esse projeto faz parte do Programa E+ Profissional da Equatorial, que visa preparar pessoas para o mercado de trabalho, promovendo qualificação profissional.

Durante o evento de certificação, que aconteceu no auditório do SENAI, estiveram presentes o Diretor de Relações Institucionais José Jorge Soares, o Diretor Regional do SENAI, Raimundo Arruda, o Diretor da DPL, Adoaldo Fernandes, além de representantes da Equatorial e SENAI.

Escola de Eletricistas foi realizada por meio do SENAI Monte Castelo, que ministrou as aulas e certificou os alunos. Esta foi a primeira turma do projeto, que iniciou as aulas em 27 de maio. Ao longo desses 4 meses os alunos receberam ajuda de custo para apoiar na capacitação, comcarga horária de 40h semanais, totalizando 480h do curso profissionalizante. Além disso, os alunos também receberam orientações sobre todas as normas regulamentadoras necessárias para o trabalho com energia elétrica.

A Engenheira da Equatorial Energia, Yasmin Oliveira, que está à frente do projeto, reforça a importância desse tipo de iniciativa. “Em meio a um cenário desafiador a Equatorial Maranhão está oferecendo uma oportunidade à sociedade que busca recolocação e formação profissional, capacitando-os a participarem de processos seletivos e inseri-los com rapidez no mercado de trabalho. E para nós, ter 100% da turma concluindo essa capacitação com sucesso, sem desistências, é motivo de mais alegria ainda. Agora vamos acompanhar e indicar esses profissionais para as oportunidades de mercado e seguir para formar mais 25 profissionais até o fim do ano ”, explica Yasmin. 

Serão 50 novos profissionais eletricistas formados no Maranhão até o final do ano. O programa contempla também 112h de curso comportamental, que tem o intuito de apoiar as pessoas no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. As também incluem direção defensiva e condução de veículos com tração 4×4, ampliando as oportunidades de empregabilidade.

Para o Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Leite, essa é uma grande oportunidade para os novos profissionais, além de ser uma grande satisfação para a Equatorial poder proporcionar isso. “Foram quase 4 meses aprendendo muito mais do que a parte técnica, mas aprendendo a fazer com segurança para levar acima de tudo a satisfação para os clientes. Nós da Equatorial sempre primamos pela excelência e qualidade, por isso escolhermos o SENAI para levar conhecimento a profissionais. Nós treinamos e investimos em pessoas que vão trabalhar com outras pessoas, realizando atividades que vão levar satisfação, por meio do trabalho do eletricista, que é de imensa importância para a sociedade. São cidadãos formados para levar melhores dias para os nossos clientes”, enfatizou José Jorge.

Durante a certificação, o aluno Luis Claudio Muniz, que foi o orador da turma, destacou a importância dessa oportunidade e o quanto foi gratificante poder participar. “Gratidão é o grande sentimento aqui, estou com essa grande oportunidade de me formar em algo muito novo na minha vida, uma área que eu nunca tinha lidado antes. Tem sido uma experiência engrandecedora e espero poder aproveitar muito bem no mercado de trabalho e aplicar tudo isso. Algumas dificuldades apareceram, mas superamos e alcançamos nosso objetivo de nos formar e estarmos prontos para o mercado. A energia é um segmento que está em constante expansão e é essencial, por isso espero ter a oportunidade de aplicar tudo isso na prática”, enfatizou Luis Claudio. ”

Já a aluna Naianna Paula Silva, única mulher dentre os 25 alunos da turma, foi laureada por ter obtido as melhores notas e assiduidade máxima durante o curso. “O sentimento é de gratidão por ter passado por todas as dificuldades, pelos aprendizados em sala de aula quanto em campo, e com certeza nossas expectativas são as melhores possíveis, pois agora saímos daqui profissionais qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Minha expectativa é ingressar no mercado e colocar em prática tudo que aprendi”, destacou Naianna.

A segunda turma da Escola de Eletricistas está em andamento e deve ter sua conclusão em dezembro deste ano. O Programa E+ Profissional é uma iniciativa da Equatorial alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária e que tem como um dos objetivos prioritários promover Educação de Qualidade, até 2030.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima