O maranhense Bruno Lobo está confirmado na Allianz Regatta, que será na Holanda.

Tendo a saúde mental como sua principal bandeira de luta, ela chega como uma das grandes apostas da sigla ao pleito eleitoral de 2024

Alípio Moraes, Alan Kardeck, Thati Mondego e o presidente do DC, vereador Domingos Paz

Já era de se esperar que o retorno do veterano articulador político e líder comunitário Alan Kardeck à linha de frente do diretório municipal do Democracia Cristã (DC) traria mais dinamismo e tonificaria a musculatura do partido novamente, dada a sua larga experiência acumulada ao longo de décadas atuando brilhantemente no tabuleiro político do estado. Ao anunciar a sua saída do Partido Liberal, comandado no Maranhão pelo poderoso casal de deputados federais Detinha e Josimar, a quem manifestou gratidão publicamente, Alan arrastou consigo um time de peso composto por seguidores leais que tributam absoluta confiança em seu trabalho.

Na última sexta-feira, 19, a exemplo disso, a jornalista e psicóloga em formação Thati Mondego assinou sua ficha de filiação ao DC, na presença do presidente do diretório municipal, vereador Domingos Paz, após pouco mais de dois meses de permanência no PL, onde lá ingressou a convite de Alan Kardeck. Agora, com sua chegada à nova casa, ela se torna uma das grandes representantes da ala feminina da sigla na disputa por uma vaga na Câmara Municipal nas eleições do próximo ano. “Sinto-me honrada em poder fazer parte deste processo de fortalecimento do DC, e tenho muito a contribuir. Aqui fui bem acolhida e logo me identifiquei com os ideais defendidos pelo partido”, afirmou Thati, que mantém como sua principal bandeira de luta o amplo acesso da parcela menos favorecida da população a políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental.

Mulher de garra

Thati Mondego é maranhense, nascida em São Luís. É a segunda filha do ex- publicitário Lourival Tavares e da dona de casa Dedima Serra, que possuem mais dois. Viveu até os seus 18 anos no tradicional bairro do João Paulo, reduto do qual se refere carinhosamente até hoje com muito orgulho. É casada com o empresário Alípio Moraes, filho do saudoso jornalista Jacir Moraes e da ex-secretária municipal de Segurança Alimentar de São Luís entre 2013 e 2020, Dra. Fatima Ribeiro.

Mãe devotada de uma garota, Thati se viu obrigada a trabalhar ainda bem jovem, poucos anos depois de seu pai – provedor exclusivo da família até aquele momento – ter sido vítima de um grave atentado por arma de fogo que lhe deixou

com sequelas físicas permanentes, condição limitante que anulou sua profissão prematuramente aos 33 anos.

Por quase uma década, atuou no campo da comunicação, com passagem marcante pelo jornalismo impresso e pela televisão maranhense, como apresentadora de programa. Porém após o seu pai ser diagnosticado com esquizofrenia e mal de Alzheimer, buscou conhecimento e formas de como proporcioná-lo uma melhor qualidade de vida. Foi então que a psicologia cruzou o seu caminho mudando radicalmente o seu foco profissional. “Hoje me dedico aajudar outras famílias a lidarem da melhor forma com os desafios impostos pelos transtornos mentais. Sei o quanto essa realidade é dura, pois falo isso com propriedade.”, revelou Thati, que concluiu: “Estamos vivendo um tempo pós- pandêmico em que dar a devida atenção à saúde mental da população é igualmente necessária quanto matar a sua fome fisiológica.

Bruno Lobo preparado para mais uma competição internacional de kitesurf

O maranhense Bruno Lobo está confirmado na Allianz Regatta, que será na Holanda. (Divulgação)

O kitesurfista maranhense Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, vai encarar mais um grande desafio na temporada, dando sequência à preparação em busca da tão sonhada vaga nos Jogos Olímpicos. Principal atleta da modalidade no país, Bruno está confirmado na disputa da Allianz Regatta, uma das competições mais importantes do ano, que terá início na próxima quarta-feira (31) e será realizada até 4 de junho, em Lelystad, na Holanda.

Antes da Allianz Regata, Bruno Lobo teve um ótimo desempenho na 52ª edição do Troféu Princesa Sofia, um dos eventos mais tradicionais da vela, que foi realizado em abril, em Palma de Mallorca, na Espanha. O atleta maranhense foi o melhor kitesurfista das Américas, ficou em sétimo lugar entre os países e também garantiu a 11ª posição na classificação geral da competição, que contou com a participação dos 115 melhores kitesurfistas do mundo. Também em abril, Bruno representou o Brasil na Semana Olímpica Francesa, disputada em Hyères.

A temporada de 2023 é a mais importante da carreira de Bruno Lobo, que terá duas oportunidades para carimbar a vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França. O primeiro seletivo olímpico para o kitesurfista número 1 do Brasil será o Campeonato Mundial de Vela, entre os dias 10 e 20 de agosto, na cidade de Haia, na Holanda.

Depois do Campeonato Mundial, Bruno Lobo ainda terá outro evento classificatório para os Jogos Olímpicos pela frente. Entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro, o kitesurfista maranhense vai competir nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. O Pan traz ótimas recordações para Bruno, que teve um desempenho histórico e faturou a medalha de ouro na competição de 2019, em Lima, no Peru.

Conquistas em 2022

Bruno Lobo fez história em duas competições disputadas em novembro de 2022, em São Luís. O kitesurfista maranhense faturou pela terceira vez o Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite e garantiu o sexto título brasileiro de Fórmula Kite, mostrando mais uma vez porque é um dos principais nomes da modalidade no continente.

Também em 2022, Bruno Lobo foi campeão da Copa Brasil de Vela, que foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite e disputada em Ilhabela-SP, com vitórias em todas as 13 regatas da competição, garantiu a 18ª colocação e foi o melhor das Américas no Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, ficou com a nona colocação no Circuito Europeu, realizado entre setembro e outubro, em Lepanto, na Grécia, faturou o título da categoria Hydrofoil na Copa Brasil de Vela de Praia, com vitórias nas 10 regatas da competição disputada no mês de agosto, em Fortaleza, e conquistou a sétima posição no Circuito Mundial de Kitesurf, que ocorreu no fim de julho, em Gizzeria, na Itália.

No primeiro semestre de 2022, Bruno Lobo ficou em sétimo lugar na disputa da Fórmula Kite na Copa do Mundo de Vela, que ocorreu em junho, na Holanda, e sagrou-se campeão da etapa do Campeonato Espanhol na cidade de Palamós, vencendo 10 das 12 regatas disputadas. O maranhense também garantiu a quarta colocação no Campeonato Asiático de Kitesurf na Tailândia e acabou ficando no Top 20 na disputa da Semana Olímpica Francesa em Hyères, na França.

Referência no Brasil e nas Américas

Nos últimos anos, o maranhense Bruno Lobo tornou-se a principal referência no kitesurf tanto no Brasil quanto nas Américas. Hexacampeão brasileiro de Hydrofoil, o atleta é dono de uma vasta coleção de títulos: foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, tricampeão das Américas (2020-2021-2022), octacampeão maranhense, entre outros.

“Só tenho a agradecer aos patrocínios do Grupo Audiolar, do governo do Estado, do Bolsa Atleta federal e da Revista Kitley por estarem ao meu lado nesse sonho de representar o Maranhão e o Brasil nas Olimpíadas de Paris. A cada competição, buscamos evoluir para conquistar a vaga olímpica. Muito obrigado pelo apoio e incentivo”, concluiu Bruno Lobo.

Assembleia instalará a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária nesta terça-feira (30)

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária será instalada nesta terça-feira (30), às 14h, no Auditório Neiva Moreira, da Assembleia Legislativa.
O evento será marcado pela realização do Seminário da Agricultura Familiar, que inclui palestra da diretora da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Santana, que tem vasta experiência no setor.
Proposta pelo deputado estadual Júlio Mendonça, a Frente Parlamentar objetiva debater e propor soluções em defesa da agricultura familiar, da organização fundiária do estado e da agroecologia visando à geração de emprego e renda para o homem e a mulher do campo, entre outros pontos.
A solenidade de instalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária contará com presença de representantes de movimentos sociais, do Governo do Estado e de outros segmentos.

SERVIÇO
O quê: Instalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária

Quando: Nesta terça-feira (30), às 14h

Onde: No Auditório Neiva Moreira (Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa)

Vem aí o Dia Mundial do Hambúrguer (28)

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado nesse domingo (28.05); mas nas lojas da Fribal e do Empório Fribal o produto está sempre disponível, pronto ou com as melhores carnes para o preparo

Ele é conhecido e apreciado mundialmente, muito popular entre pessoas de todas as idades e segue quase sempre, o mesmo preparo com os mesmos ingredientes – pão, carne e queijo na sua versão mais básica.

Estamos falando do hambúrguer, um dos lanches mais famosos de todos os tempos. Segundo pesquisadores, os inventores dessa delícia teriam sido os Tártaros, uma das principais tribos dos povos Mongóis, no século XIII. Outros já defendem que o “bife de Hamburgo” teria se tornado famoso nos Estados Unidos, trazido por imigrantes de Hamburgo na Alemanha.

O certo é que essa receita foi sendo repassada entre gerações; e atualmente além de muito apreciada, é também o produto responsável por uma ampla cadeira produtiva. As vendas de milhares de hambúrgueres aquecem a economia em diversos países, gerando muitos empregos e ajudando a matar a fome de muita gente. Por tudo isso, nada mais justo que ter uma data especial para celebrar esse produto. E assim surgiu o Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado no dia 28 de maio.

Produtora em carnes de qualidade, a Fribal é fornecedora de muitas empresas e profissionais autônomos dedicados à fabricação e venda do hambúrguer. E entre os cortes de carnes mais recomendados para essa receita pelos especialistas da Fribal estão: Picanha, filé mignon, fraldinha e coxão duro. A alcatra, o peito de boi e a costela completam a lista, mas como o percentual de gordura dessas peças é bem alto, é preciso ter cuidado na hora de dosar esse preparo.

É que há muito, as receitas originais de hambúrguer foram modificadas, e atualmente os chamados hambúrgueres artesanais ou feitos com blends (carnes diferentes misturadas) são os mais apreciados. Um blend nada mais é que a mistura entre dois ou mais tipos diferentes de carnes, como coxão duro e patinho, fraldinha e peito bovino, fraldinha e acém, entre outras combinações. Com essas misturas de diferentes cortes de carnes, o hambúrguer passa a ter um sabor diferenciado; o que explica o sucesso de milhares de hamburguerias artesanais que existem atualmente, com chefs que guardam a sete chaves os segredos de seus blends.

As receitas de blends mais famosas respeitam as características individuais de cada corte, e seguem proporções equilibradas para cada tipo de corte. Entre as mais básicas e muito apreciadas estão as seguintes receitas: Opção 1: Mistura proporções iguais de peito bovino e coxão duro. Opção 2, para 100g de blend, usar 50g de acém, 40g de fraldinha e 10g de peito bovino. Opção 3: Para 180g de blend, usar 100g de acém com 80g de costela. Opção 4: para 200g de blend, misturar 80g de alcatra, 80g de acém e 40g de peito bovino. Basta misturar e temperar os cortes escolhidos, e levar para assar no grill, frigideira ou churrasqueira. Depois é só montar com os ingredientes preferidos – alface, tomate, picles, queijos e ainda misturar com molhos especiais. maionese ou geleias.

Agora, basta escolher como comemorar no próximo domingo (28.05) o Dia Mundial do Hambúrguer. Seja comprando as carnes nas lojas Fribal para preparar a sua receita em casa; seja saboreando o produto em uma das lojas do Empório Fribal, a delícia será garantida. Em caso de dúvidas, os especialistas da Fribal estão a postos nas lojas para explicar as características de cada corte de carne e ajudar na decisão.

Equatorial Maranhão e SEDES assinam renovação de termo para busca ativa de mais de 600 mil famílias potenciais beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica

A Equatorial Maranhão e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES) firmaram por mais um ano o termo de cooperação para a busca ativa dos potenciais beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, nesta quinta-feira (25). O evento contou com a participação do ministro Wellington Dias e do Governador do Maranhão, Carlos Brandão, além do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a Gerente de Relacionamento com Clientes Francila Soares e demais representantes da Distribuidora.

No Maranhão, existem 1.118.155 famílias baixa renda beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), de acordo com o balanço feito pela Equatorial Maranhão. A TSEE é um programa do Governo Federal que beneficia as famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC), cujo desconto pode chegar a até 65%. Também estão aptas famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos cujo membro portador de doença ou pessoa com deficiência faça uso continuado de aparelhos elétricos para tratamento.

A notícia positiva é que o Maranhão alcançou a marca de segundo estado com maior aderência ao programa, porém ainda existem 602.815 famílias que podem receber os descontos, mas não estão cadastradas na Tarifa Social. Por isso, a Equatorial, Governo do Estado e a Famem seguem realizando busca ativa e diversas ações de incentivo a atualização cadastral.

Segundo Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, a distribuidora continua buscando esses clientes que tem direito ao benefício, mas ainda não se cadastraram. “O nosso marco de mais 1 milhão de clientes cadastrados foi alcançado por conta do nosso constante trabalho de busca ativa e a parceria com o Governo do Estado e Municípios. A renovação desta parceria hoje é fundamental para alcançarmos essas famílias que ainda não sabem que têm o benefício disponível”, enfatizou Sérvio.

A inclusão dessas famílias no benefício significa uma importante economia e representa maiores oportunidades de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. Em vista disso, por meio da Tarifa Social, somente no ano passado, R$ 297 milhões de reais foram injetados na receita dos municípios maranhenses movimentando a economia local.

Dona Maria Tereza Ramos, é de comunidade quilombola e uma das beneficiárias da Tarifa Social. A moradora do município de Alcântara destacou a importância do benefício para seu orçamento familiar. “Muito bom receber esse desconto na conta da energia, porque com ele já se compra outras coisas como peixe, carne ou o arroz, o remédio e outras coisas. A energia é uma coisa muito importante, uma água gelada, poder ter um ventilador, é bom demais”, ressaltou dona Maria.

Mantenha o cadastro atualizado – A Equatorial reforça constantemente a necessidade de se manter atento aos selos das faturas de energia que sinalizam a situação em relação ao cadastro. De acordo com o último balanço de 2022, 161.448 pessoas perderam o benefício pois possuem o Número de Identificação Social (NIS) desatualizado, ainda sendo possível resgatar o cadastro junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Com o objetivo de tornar mais clara essa comunicação com os clientes e atentar para os prazos a fim de evitar a perda do benefício, a Equatorial Maranhão indica com os selos na conta o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício, como ilustrado abaixo.

Selos indicativos na conta de energia
• O selo “Cliente cadastrado na Tarifa Social” identifica que o cliente já está cadastrado no programa, com NIS válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo;
• Já o selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município” informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário regularização junto ao CRAS;
• O terceiro selo, “Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro.

Tem dúvidas sobre o Imposto de Renda 2023? Especialista explica

De acordo com o professor do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Haroldo Andrade Junior, o sistema da Receita Federal traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas pelo declarante

Visando facilitar a vida do contribuinte e identificar inconsistências antes de cair na malha fina, a declaração pré-preenchida poderá ser realizada na abertura do período de entrega. De acordo com o professor do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Haroldo Andrade Junior, o sistema da Receita Federal traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas pelo declarante.

“A medida visa minimizar erros e está disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pelo Meu Imposto de Renda, canal online ou aplicativo para iOS ou Android. Com a pré-preenchida, o cidadão é responsável apenas por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados. No PGD, aplicativo e canal online haverá a atualização dos rendimentos de pensão alimentícia, que foram para a Ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. A ficha de Bens e Direitos solicitará código de negociação para os bens negociados em bolsa”, esclarece.

Outra novidade é a opção de receber a restituição via Pix, mas o especialista alerta que a única chave aceita será o CPF. “Terá prioridade no recebimento do valor devido após os já previstos em lei, contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos, com idade igual ou superior a 60 anos, cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério, pessoas com deficiência e moléstia grave”, informa.

A propósito do último grupo mencionado pelo Haroldo Junior, uma dúvida recorrente é quais doenças permitem isenção do pagamento do IR. São consideradas aquelas que integram o rol listado na Lei n.º 7.713/1988, entre elas, câncer, síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), cardiopatia grave, esclerose múltipla, cegueira, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante e outras que podem ser conferidas no portal gov.br. “O paciente com doenças graves deve fazer a solicitação de isenção do imposto de renda antes do período de entrega da declaração de ajuste anual, para que o imposto não seja descontado na fonte de pagamento. Agora, no momento da declaração de ajuste, infelizmente não conseguirá pedir a isenção”, afirma o profissional.

O docente da Estácio aproveitou para esclarecer outras questões frequentes. Confira:

  • Como divorciados com dependentes devem declarar o IR?  

“O contribuinte pode considerar como dependentes os filhos que ficarem sob sua guarda, em cumprimento à decisão judicial ou em acordo homologado judicialmente. Nesse caso, deve oferecer à tributação, na sua declaração, os rendimentos recebidos pelos filhos, inclusive a importância recebida do ex-cônjuge a título de pensão alimentícia. Havendo guarda compartilhada, cada filho (a) pode ser considerado como dependente de apenas um dos pais. O filho somente pode constar como dependente na declaração daquele que detém a sua guarda judicial. Se o filho declarar em separado, não pode constar como dependente na declaração do responsável”, diz.

  • Pensão alimentícia pode ser deduzida?

“O responsável pelo pagamento da pensão alimentícia pode deduzir o valor efetivamente pago a esse título, sendo vedada a dedução do valor correspondente ao dependente. O contribuinte que paga pensão não pode incluir o filho como dependente”, observa.

  • MEI precisa declarar IR?

“Deverá, obrigatoriamente, entregar a declaração anual de faturamento do MEI, DASN-SIMEI, até o dia 31/05/2023. Caso o faturamento tenha sido superior a R$ 28.559,70, deverá declarar também como pessoa física”, frisa.

  • Cirurgias plásticas e procedimentos estéticos podem ser declarados?

“As despesas médicas ou de hospitalização dedutíveis restringem-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes, relacionados na Declaração de Ajuste Anual, incluindo-se os alimentandos, em razão de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente, ou por escritura pública. Consideram-se despesas médicas ou de hospitalização os pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. No caso de despesas com aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias, exige-se a comprovação com receituário médico ou odontológico e nota fiscal em nome do beneficiário.

Consideram-se também despesas médicas ou de hospitalização:

  • Pagamentos efetuados a empresas domiciliadas no Brasil, destinados à cobertura de despesas com hospitalização, médicas e odontológicas, bem como a entidades que assegurem direito de atendimento ou ressarcimento de despesas da mesma natureza;
  • Despesas de instrução de pessoa com deficiência física ou mental, desde que a deficiência seja atestada em laudo médico e o pagamento efetuado a entidades destinadas a deficientes físicos ou mentais;
  • Pagamentos à operadora de plano de saúde ou administradora de benefícios que cubram as despesas ou assegurem o direito a atendimento:

1) domiciliar dos serviços de saúde previstos na alínea “a” do inciso II do art. 8º da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995;

2) pré-hospitalar de urgência, desde que prestado por meio de UTI móvel, instalada em ambulância de suporte avançado (tipo “D”) ou em aeronave de suporte médico (tipo “E”); ou

3) pré-hospitalar de emergência, realizado por meio de UTI móvel, instalada em ambulância tipo “A”, “B”, “C” ou “F”, quando necessariamente conte com a presença de um profissional médico e possua em seu interior equipamentos que possibilitem oferecer ao paciente suporte avançado de vida”, orienta Haroldo.

  • Quem pode ser considerado dependente?

1 – Companheiro (a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge;

2 – Filho (a) ou enteado (a), até 21 anos de idade;

3 – Filho (a) ou enteado (a) com deficiência, de qualquer idade, quando a sua remuneração não exceder as deduções autorizadas por lei (tendo em vista a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF, na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.583/DF);

4 – Filho (a) ou enteado (a), se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, até 24 anos de idade;

5 – Irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;

6 – Irmão (a), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos;

7 – Irmão (a), neto (a) ou bisneto (a) com deficiência, sem arrimo dos pais, do (a) qual o contribuinte detém a guarda judicial, em qualquer idade, quando a sua remuneração não exceder as deduções autorizadas por lei (tendo em vista a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF, na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.583/DF);

8 – Pais, avós e bisavós que, em 2021, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 22.847,76;

9 – Menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial;

10 – Pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador”, ilustra.

  • Quem é obrigado a declarar IR?

“Deve declarar o Imposto de Renda em 2023 o cidadão residente no Brasil que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis; que recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; e que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto. Em relação àqueles que efetuaram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, ficam obrigados apenas quem, no ano-calendário, realizou somatório de vendas, inclusive isentas, superior a R$ 40 mil; e operações sujeitas à incidência do imposto. No que diz respeito à atividade rural, também deve declarar o cidadão que obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50; que pretenda compensar, no ano-calendário de 2021 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2021; e que tinha, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil”, finaliza.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima