Prefeitura de São Luís coleta pneus em desuso em pontos estratégicos da cidade

2comentários

Na guerra contra doenças como a dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem recolhido pneus em desuso de 916 pontos estratégicos de controle de endemias como oficinas, borracharias, ferros-velhos e similares na capital. Esta ação previne a criação de focos do mosquito Aedes aegypti e combate o descarte irregular no meio ambiente.

Para o secretário de Obras, Antonio Araújo, o recolhimento destes inservíveis é a alternativa mais adequada para a cidade e integra as iniciativas da Prefeitura, na gestão do prefeito Edivaldo, para o combate ao descarte irregular de resíduos, evitando a proliferação de doenças. “Oferecer o destino correto para estes pneus é a melhor forma de contribuir com o bem estar da comunidade, pois o pneu, dentre os vários recipientes que podem acumular água, é o que melhor apresenta temperatura, luminosidade e condições de acúmulo de água ideais para o mosquito Aedes aegypti se reproduzir”, destacou o secretário.

Nesta terça-feira (21), as equipes visitaram estabelecimentos localizados ao longo da Avenida dos Africanos, inspecionando os depósitos e coletando os pneus descartados. O borracheiro Francisco Carvalho aprovou a ação. “Muito bom esse serviço da Prefeitura. É rápido e eficiente, toda semana eles passam por aqui. Além de tirar o acúmulo de pneus do nosso local de trabalho, ajuda na prevenção de doenças e também na manutenção da cidade limpa”, comentou.

No ano passado, foram recolhidos mais de 80 mil pneus. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Vigilância Sanitária, que identificam as áreas de risco e orientam a comunidade sobre o acondicionamento correto destes materiais.

A moradora do bairro Angelim, Tarsiana Picanso, é vendedora e mãe de dois filhos e reconhece o trabalho do prefeito Edivaldo. “É muito interessante este serviço, principalmente porque ajuda a combater os focos de mosquito da dengue. Eu, que tenho filhos, fico sempre em alerta. Bom saber que o prefeito está aí trabalhando e garantindo a tranquilidade da gente”, disse.

ECOPONTO

A Prefeitura de São Luís foi a primeira das regiões Norte e Nordeste do país a criar um espaço exclusivo para receber pneus de descarte. Os pneus coletados são levados para um Ecoponto específico para descarte de pneus, instalado na sede da Semosp. Um dos benefícios alcançados com a coleta foi o fato de que, em novembro do ano passado, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado junto a mais de dois mil municípios brasileiros pelo Ministério da Saúde, colocou São Luís fora das cidades brasileiras com risco de enfrentar surtos das doenças causadas pelo mosquito.

Do ponto de descarte, os pneus são recolhidos por uma entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que dá o destino ao material sem causar danos ao meio ambiente. A matéria-prima que compõe o pneu é separada; o aço é retirado e a borracha é triturada, servindo de alimentação em fornos de fábricas de cal e cimento em várias cidades do Nordeste. A população também pode entregar pneus velhos no Ecoponto que funciona na Semosp (Avenida Guajajaras, São Cristóvão) e tem capacidade de armazenar de 12 a 15 mil pneus.

2 comentários para "Prefeitura de São Luís coleta pneus em desuso em pontos estratégicos da cidade"


  1. Fernando

    Eles estão fazendo um grande trabalho em nossa cidade!

  2. Paulo

    A populacao devia cooperar mais e nao descartar esse tipo de material em qualquer lugar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS