Prefeitura de São Luís é premiada por serviços prestados à saúde feminina no Hospital da Mulher

2comentários

O Hospital da Mulher, da Prefeitura de São Luís, será uma das cinco entidades de saúde do Brasil que receberá nesta quarta-feira (24) o Prêmio Dr. Pinotti, condecoração concedida a entidades cujos trabalhos ou ações mereçam destaque por promoverem acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. A honraria é um reconhecimento ao trabalho que o prefeito Edivaldo vem realizando no sentido de promover saúde de qualidade a população, sobretudo às mulheres.

“O resultado desta premiação reflete diretamente o investimento assertivo que temos feito de forma permanente no Hospital da Mulher. Reestruturamos toda unidade, implantamos novos serviços e capacitamos nossos profissionais. Hoje nosso hospital é referência e oferece assistência humanizada e de qualidade, respondendo com eficiência às demandas da população “, destacou Edivaldo.

“No Brasil inteiro foram escolhidos cinco hospitais e o Hospital da Mulher ganhou em primeiro lugar”, disse o prefeito Edivaldo, lembrando que o hospital participa da premiação por indicação do deputado federal Pedro Fernandes.

A entrega do prêmio na semana do dia 28 é uma alusão à data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Mortalidade Materna, celebrado neste dia. A solenidade de entrega da honraria será às 11h no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

“O reconhecimento reforça o compromisso da Prefeitura e do prefeito Edivaldo, que merce essa vitória porque depois de tantas dificuldades finaceiras ele colocou o Hospital da Mulher para funcionar e fez dele um referencial, daí o prêmio que só reforça nosso compromisso em continuar trabalhando para que toda a rede de saúde de São Luís tenha excelência na prestação de serviços”, disse a secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe.

ESTRUTURA

Na administração do prefeito Edivaldo o Hospital da Mulher passou por uma reformulação não só física, mas também ganhou novos serviços, como o de neurocirurgia. Novos equipamentos foram adquiridos gerando maior eficiência da atenção hospitalar, com níveis satisfatórios de qualidade. Totalmente reformado e reativado no primeiro ano da primeira gestão do prefeito Edivaldo, a unidade se transformou em referência em saúde da mulher no estado.

O hospital teve ampliado o número de leitos de internação de 24 para 50. Houve ainda a implantação de 10 leitos de UTI e de serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia computadorizada, raio X e ultrassom. Eletroneuromiografia, biópsias, punção de mama e de tireóide, retirada de nódulos benignos também estão na lista de serviços oferecidos às pacientes.

O hospital, que estava praticamente fechado em 2013, com os investimentos da Prefeitura, em 2016 contabilizou quase 228 mil atendimentos e procedimentos e em áreas como a saúde da mulher quanto em outras especialidades, destes e 1.244 cirurgias eletivas. “Hoje o hospital funciona de forma plena retomando todo os serviços, sendo um hospital de referência em todo o Maranhão, atendendo as mulheres, e se tornou um hospital de referência em neurocirugia habilitado pelo Ministério da Saúde. Então foi um trabalho longo, mas fruto de muita dedicação e vontade de colocar o hospital para funcionar com eficiência” destacou a diretora do hospital Natália Mandarino.

Entre as especialidades ofertadas no local estão cardiologia, clínica médica, endocrinologia, ortopedia, ginecologia clínica e cirúrgica, gastroenterologia, hematologia, neurologia, pneumologia, urologia, proctologia, mastologolia – que estava paralisado e voltou a ser implantado e além de neurocirurgia. “O Hospital da Mulher realiza ainda procedimentos cirúrgicos para tratar aneurismas, tumores e traumas raquimedulares e demais serviços na neurologia. A unidade também presta assistência a pacientes do interior do estado” contou , Natália Mandarino.

SOBRE O PRÊMIO

Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, que faleceu em 2009. O prêmio Dr. Pinotti foi instituído pela Resolução n.º 15/2009 da Câmara dos Deputados e atualizado pela Resolução nº 52/2014. Cada um dos membros do Congresso indica uma entidade. Um Conselho formado por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados faz a seleção dos premiados.

2 comentários para "Prefeitura de São Luís é premiada por serviços prestados à saúde feminina no Hospital da Mulher"


  1. Ismael

    A prefeitura está de parabéns pelo trabalho que está realizando em prol da saúde da cidade.

  2. Raul

    Parabéns pela premiação. estão fazendo um ótimo trabalho.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS