Prefeitura promove mutirão de exames oftalmológicos no Itaqui-Bacanga

0comentário

IMG_0466
A Prefeitura de São Luís promoveu na manhã deste sábado (11) na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga o mutirão da Catarata, com exames e encaminhamentos para cirurgias oftalmológicas. A ação foi executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Clínica dos Olhos, e engloba a política de saúde preventiva implementada pela gestão do prefeito Edivaldo.
Parte da programação organizada pela Prefeitura em alusão ao Outubro Rosa, o mutirão contabilizou 500 atendimentos de pacientes de mais de 50 bairros da área Itaqui-Bacanga e da zona rural de São Luís. Antes da consulta médica, os pacientes passaram por avaliação de um optometrista, profissional responsável pelo diagnóstico inicial. Em seguida, durante o atendimento, receberam informações sobre a necessidade ou não de procedimento cirúrgico.
“Dependendo do resultado, o paciente já sai daqui com o encaminhamento para a cirurgia, sem precisar passar pela Central de Marcação de Cirurgias, em uma parceria importante entre o Município e a Clínica de Olhos, no São Francisco”, disse a coordenadora do Setor Ambulatorial da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Márcia Barros.
Os pacientes aprovaram a iniciativa do mutirão da Catarata. “Há mais de 20 anos uso óculos e reparei que, com o passar dos dias, enxergo menos. Por isso, decidi me consultar hoje. Tudo foi rápido e saio daqui satisfeito”, relatou o aposentado José de Ribamar Costa, de 79 anos, morador da Vila República.
Além da checagem da visão, a força-tarefa também desenvolveu ações de aferição da pressão arterial e das taxas de glicemia. “Estamos oferecendo vários serviços para promover um importante benefício à comunidade”, acrescentou Márcia Barros.

SAIBA MAIS
A catarata – que consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular – atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham a doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), há dois milhões de casos e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.

Sem comentário para "Prefeitura promove mutirão de exames oftalmológicos no Itaqui-Bacanga"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS