Prefeitura abre mais uma vez postos no sábado para vacinação contra sarampo e poliomielite

Público-alvo pode comparecer aos postos do município pela manhã, das 8h às 12h; por orientação do prefeito Edivaldo equipes de vacinação volantes estarão também nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, das 15h às 19h; este sábado é último dia da campanha

Equipes estarão imunizando público-alvo da campanha nos postos de saúde e em shoppings da capitalTodos os 63 postos de vacinação da rede de saúde da Prefeitura de São Luís voltam a abrir neste sábado (1º) para receber as crianças de um ano a menores de cinco anos que ainda não estejam imunizadas contra o sarampo e a poliomielite, em mais um dia Dia D de mobilização contra essas doenças. Por orientação do prefeito Edivaldo as Unidades Básicas de Saúde municipais estarão abertas pela manhã, das 8h às 12h, para receber o público-alvo da campanha nacional. Ainda como estratégia para imunizar o máximo de crianças, a Semus vai disponibilizar também equipes de vacinação volantes nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, no horário das 15h às 19h do sábado (1º), último dia da campanha. A ação é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A mobilização deste sábado, idealizada com o intuito de massificar a vacinação na cidade, vem reforçar as estratégias desenvolvidas pela gestão do prefeito Edivaldo para proteger a população. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, faz um chamamento à população para que levem aos postos, neste sábado, suas crianças na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde, que, devido à baixa adesão à campanha verificada em alguns estados brasileiros, prorrogou por mais um dia a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo, que seria encerrada na sexta-feira (31).

“A Prefeitura de São Luís não tem medido esforços para vacinar nossas crianças. Mais do que atingir a meta, a preocupação é com a imunização de nossa população para protegê-la contra essas doenças que matam ou causam sequelas irreversíveis. Para isso, temos intensificado o trabalho em diversas frentes de atuação: levamos equipes volantes para vacinar em áreas de difícil acesso; vacinamos em escolas e creches; fomos a feiras, igrejas, enfim, desenvolvemos uma série de ações durante a semana e aos sábados também”, afirmou Lula Fylho.

Entre as ações promovidas pela gestão do prefeito Edivaldo para que a capital alcance a meta estão o aumento da quantidade de salas de imunização com a disponibilização do serviço em alguns locais públicos, reforçando, desta forma, a estratégia colocada em prática deste o início da campanha que começou na capital 15 dias antes da mobilização nacional. A Prefeitura realizou, ainda, o Dia D Municipal de Vacinação e participou do Dia D Nacional da mobilização.

Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco. Destas, 95% deverão ser vacinadas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.

SAIBA MAIS

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a pólio é oral (gotinhas), e protege contra os três poliovírus (1, 2 e 3).

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

GRUPO MERCÚRIO ENCERRARÁ CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE COM HOMENAGENS

Felizes com o resultado da III Campanha de Doação de Sangue, Plínio Tuzzolo (Hospital HSLZ) e o empresário Paulo Braid (Grupo Mercúrio).

Todas as bolsas de sangue coletadas foram doadas ao Hemomar para elevar estoque do banco e sangue da entidade

De parabéns o Grupo Mercúrio pela promoção da “III Campanha de Doação de Sangue” que foi promovida em parceria com as dez empresas do ramo de saúde que compõem o Grupo. O encerramento oficial da ação será feito em sessão solene reunindo colaboradores das dez empresas do Grupo envolvidas na ação, entidades parceiras como a PM que se engajaram na campanha e jornalistas que tiveram uma ação relevante na divulgação dessa campanha de solidariedade humana.

Graças ao engajamento de colaboradores e diretores, foram coletadas muitas bolsas de sangue que servirão para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemomar, antes em estado crítico. E para celebrar os resultados e fazer um balanço da campanha, o Grupo Mercúrio vai promover coquetel com homenagens às empresas envolvidas e à imprensa na próxima quarta – feira (05.09), às 19h no Hotel Blue Tree São Luís. Na ocasião serão anunciados o total de bolsas de sangue coletadas e doadas ao Hemomar.

Durante quase dois meses foram coletadas bolsas de sangue que foram repassadas ao Hemomar, para ajudar a salvar muitas vidas.

Aniversário do Grupo Mateus novamente é marcado por superpromoções

 

Nesta sexta-feira (31), o Grupo Mateus completou 32 anos de história, mas – como de costume – foram os consumidores os beneficiados. Mais de mil itens estiveram com preços abaixo de custo. E, como em todos os anos, muita gente procurou as lojas antes mesmo do horário de abertura. A Célia Sá foi ao Mix Atacarejo no bairro João Paulo, em São Luís, ainda às 5h30 da manhã. “Na verdade, eu aproveitei e comprei muitas coisas que estavam em promoção ao longo do mês. Mas hoje fiquei sabendo de novas ofertas e não perdi a oportunidade de complementar a dispensa de casa”, afirmou a consumidora.

 

Ao longo do mês de agosto, todas as quartas e sextas-feiras foram dedicadas às promoções em comemoração ao aniversário do Mateus. Já a maior e mais esperada “superpromoção” foi nesta última sexta-feira. A família inteira do Hamilton Cutrim foi aproveitar os descontos. “Nós estamos com cinco carrinhos repletos de produtos lá para casa. E quando o preço está mais em conta podemos até comprar coisas que em outras ocasiões precisamos descartar da lista. Então chegamos bem cedo para não perder nada“, garantiu o representante comercial.

 

A procura foi tanta que as filas dos caixas atravessavam os corredores das lojas. E não foi só no Maranhão que elas ficaram lotadas. No Pará, muita gente foi em busca dos preços oferecidos pelo Mateus. A Andréa Corrêa chegou às 6h20 na loja, em Belém. “Hoje foi um dia muito esperado, a loja aqui é nova e todos nós estávamos na expectativa. E não ficamos desapontados, estamos contentes com a economia que iremos fazer”, disse a autônoma.

 

A história do Grupo começou há 32 anos encabeçada por um torneiro mecânico que resolveu se aventurar no garimpo e depois empreender para melhorar as condições da família, com um pequeno armazém em Balsas, no sul do Maranhão. E, hoje, comemora resultados que impressionam e impulsionam a economia local. Atualmente, o Grupo Mateus é formado por 49 lojas no Maranhão, 26 no Pará e 1 Centro de Distribuição no Piauí, proporcionando mais de 22 mil empregos diretos – e com expectativa de expansão a cada ano. Só até o fim de 2018, mais três novas lojas devem ser inauguradas no Maranhão.

 

O presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, percorreu diversas lojas de São Luís durante todo o dia e conversou com consumidores e colaboradores. Aproveitou, ainda, para ressaltar a importância da empresa na geração de emprego e renda em todas as cidades onde se faz presente. “Novos desafios e novos mercados estão chegando. O Grupo Mateus está se preparando a atender as expectativas. E confiar no trabalho de uma equipe comprometida inspira a acreditar nas pessoas e no Brasil porque somo um só coração”, enfatizou Ilson Mateus.

Prefeitura de São Luís entrega próteses mamárias a mulheres mastectomizadas

Ação integra as políticas públicas da gestão do prefeito Edivaldo voltadas para a saúde da mulher e tem como objetivo resgatar a autoestima feminina de mulheres que trataram câncer de mama

Próteses mamárias distribuídas pela Prefeitura são externas, para serem usadas no sutiãValdenice de Souza, dona de casa de 45 anos, ainda está em acompanhamento depois de ter feito uma cirurgia para tratar um câncer de mama. Desde 2016 ela vem tentando melhorar a aceitação do corpo, e encontrou ajuda no programa “Autoestima nunca é D+ – O Empoderamento da Beleza Feminina”, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que distribuiu, nesta quinta-feira (30), 130 próteses mamárias, beneficiando mulheres mastectomizadas. As próteses são equipamentos estéticos externos, utilizados no sutiã e feitos com material que não provoca reações nem rejeição no local da mama removida.

A entrega das próteses ocorreu no salão da Igreja Nossa Senhora da Glória (Alemanha) e contemplou mulheres na faixa etária de 20 a 60 anos que perderam as mamas em decorrência de câncer e não fizeram a reconstrução cirúrgica.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressaltou a importância da ação no processo terapêutico. “A gestão do prefeito Edivaldo tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida das mulheres e esse programa é muito importante porque ajuda a resgatar a autoestima num momento em que elas concluíram o tratamento e precisam ter confiança para retomar as atividades do cotidiano. Com o uso das próteses, essas mulheres vão viver muito melhor”, disse.

A trabalhadora rural Zila Silva Sousa, 66, teve o câncer de mama diagnosticado em um mutirão feito no Hospital da Mulher, da rede municipal de saúde. “Já faz dois anos da cirurgia que me curou, e agora faço acompanhamento a cada seis meses. Então só faltava mesmo a prótese para ficar tudo bem”, relatou.

Durante a entrega foram realizadas oficinas de acolhimento e beleza, sessões de fotos e mini palestras sensibilizando as mulheres a repassarem informações sobre a importância da prevenção.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, o mais comum entre as mulheres, e no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, representa uma das primeiras causas de óbitos na população feminina.

Os servidores municipais, mais uma vez, vão receber o pagamento do salário antecipado quatro dias antes do previsto no calendário de vencimentos para 2018; medida mostra o compromisso do prefeito Edivaldo com o servidor Prefeito Edivaldo antecipa pagamento de servidores no mês de aniversário da cidade O prefeito Edivaldo mais uma vez antecipa o pagamento aos servidores municipais. O salário referente ao mês de agosto será pago neste sábado (1º), quatro dias antes do previsto no calendário de vencimentos para 2018 divulgado no início do ano pela Prefeitura de São Luís. A iniciativa é resultado do compromisso da gestão do prefeito Edivaldo com o funcionalismo público. Mesmo diante da dificuldade financeira que assola todos os municípios, a Prefeitura de São Luís, com planejamento e organização, tem mantido o pagamento em dia e até antecipado, como agora. “Com o bom planejamento financeiro da nossa gestão, estamos antecipando, mais uma vez, o calendário dos vencimentos, comprovando o nosso respeito e valorização ao trabalho desempenhado pelos profissionais que nos ajudam a construir uma São Luís melhor todos os dias”, disse o prefeito Edivaldo em suas redes sociais ao anunciar a antecipação. O pagamento, além de beneficiar o funcionalismo público, favorece a economia local. O secretário municipal da Fazenda (Semfaz), Delcio Rodrigues, destaca o comprometimento da gestão com pagamento em dia dos salários. “Estamos não só mantendo a regularidade como antecipando o pagamento. Isso demonstra que a gestão municipal vem trabalhando com responsabilidade na gestão dos gastos públicos, destinando os recursos para fins prioritários”, destaca o titular da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), responsável pelo pagamento dos servidores. Os servidores municipais têm acesso às informações de seus vencimentos nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. A informação também pode ser acessada através do site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, menu do lado esquerdo, informando o número da matrícula e senha.

Primeira etapa contou com serviços de drenagem profunda para sanar problemas antigos do bairro que agora recebe pavimentação asfáltica em diversas vias por meio do programa Asfalto na Rua; objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos moradores

Prefeito Edivaldo inicia segunda etapa de obras de urbanização do bairro Santa Clara

A gestão do prefeito Edivaldo deu início à segunda etapa dos serviços de urbanização no bairro Santa Clara, onde a Prefeitura de São Luís já promoveu melhorias de infraestrutura urbana com execução de obras de drenagem profunda para sanar problemas antigos de alagamentos no período chuvoso. Por meio do programa Asfalto na Rua o bairro recebe serviços de pavimentação e obras de drenagem superficial com construção de sarjeta e meios-fios. O prefeito Edivaldo vistoriou, nesta quinta-feira (30), o inicio dos serviços de terraplanagem na Rua Alberto Franco, uma das vias da região beneficiadas nesta etapa do projeto.

“Estamos iniciando mais uma etapa das obras de urbanização no bairro Santa Clara, que vai proporcionar mobilidade para uma área antes isolada, intrafegável. Aqui já executamos serviços importantes, como de drenagem profunda, que garantem mais tranquilidade aos moradores que há décadas sofriam com alagamentos durante o período chuvoso. Nos próximos dias vamos começar o asfaltamento de ruas que nunca haviam sido pavimentadas. São um dos mais importantes serviços de infraestrutura urbana já realizados no bairro e que, sem dúvida, promovem o desenvolvimento dessa área e proporcionam mais qualidade de vida para os cidadãos”, destacou o prefeito Edivaldo durante visita onde também conversou com moradores. O prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo. Os vereadores Edson Gaguinho e Osmar Filho também participaram da visita.

Os serviços no bairro Santa Clara são coordenados pela Semosp, contemplando dezenas de vias da região, muitas delas recebendo pela primeira vez pavimentação asfáltica. Entre as vias contempladas estão as ruas João Alberto, Três Amigos, Edson Lobão e Leida Serpa. Em todas elas as equipes já realizam os serviços de terraplanagem, para receber o asfalto nos próximos dias. O projeto também prevê melhorias de infraestrutura nas ruas Lucy Sarney, Travessa Janaína, São Pedro, Nova Jerusalém, Campo, São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, entre outras.

Em algumas vias do bairro, como a Rua Três Amigos, por exemplo, foram realizados serviços de raspagem do antigo pavimento, terraplanagem e, posteriormente, será feita a imprimação do solo preparando a via para receber o asfalto novo. Segundo o titular da Semosp, Antonio Araújo, as obras de drenagem profunda realizadas na gestão do prefeito Edivaldo, na região, foram fundamentais para solucionar definitivamente os problemas de alagamentos que existiam em alguns pontos considerados críticos do bairro.

“Agora, com a pavimentação de novas vias do bairro, a Prefeitura de São Luís conclui importantes serviços de infraestrutura urbana no Santa Clara, um bairro que possui mais de oito mil moradores. Na primeira etapa dos serviços de urbanização que realizamos aqui primamos, por orientação do prefeito Edivaldo, pelas obras de drenagem profunda já concluídas no local, exatamente para solucionar essas questões”, observou o secretário.

DRENAGEM

Os canais e galerias construídos no Santa Clara integram um conjunto de obras de drenagem profunda executadas pela Prefeitura de São Luís na região, contemplando mais de 12 bairros próximos. Entre eles estão Apaco, Vila Janaína, Vila Vitória, São Raimundo, Residencial 12 de Outubro, Residencial Cruzeiro, Santa Bárbara e outros.

Os moradores garantem que os serviços vão mudar significativamente a realidade do local. A aposentada Maria José Braga Lisboa, 67 anos, é uma delas. Moradora há mais de 30 anos da Rua Alberto Franco, ela destaca como cruciais os serviços realizados no bairro para acabar de vez com o tormento dos lamaçais que sempre se formam na via durante o período chuvoso. “Meu sentimento, agora, é de plena felicidade, em ver os serviços avançarem em nossa rua. Com tantas décadas esperando por esse serviço, enfim, fomos agraciados e valorizados”, disse.

Maria José Braga vê os benefícios dos serviços da Prefeitura na Rua Alberto Franco, no Santa Clara

Também moradora do Santa Clara, a dona de casa Ângela Silva e Silva, 30 anos, que vive na área há mais de duas décadas, pontua os benefícios que passarão a ter com o término dos serviços na sua rua, a Edmar Cutrim, outra via do bairro beneficiada pelo projeto de urbanização da região. “Com o asfalto, além de deixar a rua mais bonita, não teremos mais que enfrentar os problemas causados pela chuva e nossos filhos terão mais tranquilidade para se deslocar à escola”, concluiu ela.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima