Cinco pacientes do CAPS AD acolhidos na última Ação Resgate são transferidos para a Fazenda Esperança, em Coroatá

0comentário
O coordenador do CAPS AD Estadual entre pacientes e funcionários da instituição.

Cinco dependentes químicos que encontravam-se nas ruas do Mercado Central até a última Ação Resgate promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e Blitz Urbana, foram transferidos, hoje pela manhã para a Fazenda Esperança, em Coroatá. O objetivo da ação é acabar com a “cracolândia” que se instalou no local.

Eles, ficaram, sob cuidados da secretaria de saúde através do CAPS AD Estado e outros órgãos parceiros, amanhã ele e mais cinco pessoas em situação de rua e usuários de múltiplas drogas irão para Fazenda esperança de Coroatá, administrada pelo CAPS AD Estado, em ônibus da secretaria e com todo o tratamento pago através de convênio desta comunidade terapêutica com o Governo do Estado.

“Da última ação no mercado central realizada no dia 24 janeiro com moradores em situação de rua, mais 5 pacientes após desintoxicação em nossa unidade de saúde foram encaminhamos na manhã de hoje para fazenda esperança de Coroatá onde deverá ficar em tratamento por 12 meses. Assim vamos continuar com nosso trabalho de formiguinha, porém de grande responsabilidade social”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares.

Ao todo este mês já foram realizadas três ações de resgate no centro de São Luís e encaminhados com estes 26 pessoas para Fazenda Esperança de Coroatá e dois para nossa unidade de internação da Cohab, UA Estadual, somando 28 pessoas fora da rua e dos riscos dela.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Veja o vídeo da partida:

Sem comentário para "Cinco pacientes do CAPS AD acolhidos na última Ação Resgate são transferidos para a Fazenda Esperança, em Coroatá"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS