PROJETO TÓQUIO 2020 DE NATAÇÃO

0comentário

Lançamento acontece dia 27 de setembro às 10 horas

A natação maranhense festeja mais uma iniciativa com o lançamento do Projeto Tóquio 2020 nessa sexta-feira, dia 27 de setembro de 2019. Esse projeto foi criado com o objetivo de levar nadadores de ponta do Maranhão a participar de eventos nacionais, melhorando suas performances atléticas. Mas foi além. Com o patrocínio do Grupo Equatorial Energia/Cemar e Governo do Estado do Maranhão – através da Lei de Incentivo ao Esporte – foi possível estender o atendimento a 60 crianças de seis a 10 anos de idade, de duas escolas municipais do bairro Vicente Fialho. A solenidade acontece na Escola Olinda Desterro, às 10 horas.

Há cinco anos a Escola Nina investe na natação de alto rendimento, patrocinado pela Lei de Incentivo. Começou com Julia Nina, atleta das maratonas aquáticas, que na execução inicial dos seus projetos teve uma parceria muito significativa com a Escola Olinda Desterro. Foi ampliado em seguida, beneficiando Átila Brandão, Carol Hertel, Heitor Rayol e Thayara Cardoso. Em 2018 passou a atender 50 crianças iniciantes da Escola Comunitária São Camilo e 10 crianças da Escola Municipal Olinda Desterro.

Recentemente quatro atletas do Projeto Tóquio 2020 competiram em Natal pelo Campeonato Norte/Nordeste de Natação – Troféu Kako Caminha e já mostraram resultados excelentes. Paulo Marcelo (3º lugar 200m livre Mirim 2), Juan Rodrigues (3º lugar 200m livre Mirim 1), Artur Silva (3º lugar 50m peito Mirim 2) e Samuel Santos Silva (3º lugar 100 livre Mirim 2) já deixaram seus nomes registrados na natação da região.

LEGADO – A estrutura que permite mudar o curso da vida dessas crianças através do esporte, parte da contrapartida que é dada ao esporte de alto rendimento. “Começamos revelando essas crianças com um projeto simples capitaneado por Julia e depois, já com os dois projetos em vigor – Tóquio 2020 e Maratonas do Maranhão para o Mundo – pudemos aumentar a oferta a esse público. Nosso interesse não é só ensinar o básico e preencher um pouco o tempo dessas crianças. Vamos transformar a vida deles através da competição. Esporte de competição faz isso, muda as pessoas. Competir é necessário, desperta o melhor, também o seu pior, para que seja transformado em algo de valor. A responsabilidade dos atletas de ponta é muito maior que somente nadar e ganhar títulos. Eles fazem com que portas se abram para um número enorme de crianças. Talvez hoje nem se deem conta, mas existe uma responsabilidade enorme em suas costas. Nossa jornada é seguir em frente e tentar melhorar, pois talvez nossa maior missão seja ajudar”, concluiu Alexandre Nina – idealizador e professor do Projeto Tóquio 2020.

O quê? Lançamento Projeto Tóquio 2020

Onde?  Escola Municipal Olinda Desterro – ao lado da Feira da Vicente Fialho

Data? 27/09/2019

Hora? 10 horas

Sem comentário para "PROJETO TÓQUIO 2020 DE NATAÇÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS