CAPS AD Estado assinou termo de parceria com a professora Ilma de Jesus Cardoso Costa que é instrutora de oficinas de bijuterias

Hoje o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado assinou termo de parceria com a professora Ilma de Jesus Cardoso Costa que é instrutora de oficinas de bijuterias e formada em Serviço Social, a mesma ministrará curso de bijuterias do dia 2 a 6 de março só para mulheres em tratamento para dependência química, totalizando 20 horas, todas as aulas serão feitas na própria unidade no monte castelo, turno Vespertino das 14h às 18h.

Esta oficina é alusiva a semana da mulher que no dia 8 de março se comemora o Dia Internacional das Mulheres!

“As mulheres hoje são responsáveis por uma demanda no CAPS AD de 23% dos nossos atendimentos, o q mostra maior procura deste gênero por tratamento par uso de drogas e mostra também q as mulheres estão se envolvendo mais com o consumo de substâncias, deixando assim um alerta a sociedade brasileira”, disse o coordenador geral CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O levantamento feito pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Jesus e dirigentes visitam Bolsonaro antes de embarcar para o Equador

Brasília (DF) – Os dirigentes do Flamengo aproveitaram a passagem por Brasília para se encontrarem com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Neste domingo, o chefe do Executivo esteva no estádio Mané Garricha ao lado de alguns ministros para assistir à decisão da Supercopa do Brasil, conquistada pelo Rubro-Negro carioca com uma vitória por 3 a 0 sobre o Athletico-PR.

O técnico Jorge Jesus acompanhou o presidente Rodolfo Landim e outros membros da diretoria do Flamengo na visita, na qual Bolsonaro recebeu uma medalha da Supercopa e posou para foto com o treinador.

Os dirigentes do Flamengo entregaram ao presidente sugestões para o texto do projeto de Lei que trata dos clubes-empresa, do qual divergem em vários pontos.

“Trouxeram sugestões de mudanças na legislação pra ajudar o futebol no Brasil,” afirmou Bolsonaro após o encontro.

“Posso te adiantar que em todos os jogos de futebol que eu estive eu conversei com dirigentes de clubes, sempre alguém tem algo para falar de como melhor o futebol no Brasil. Então, não é de agora, vou continuar indo em estádio de futebol onde, obviamente, ao ser convidado, sempre eles querem colocar alguma coisa na mesa. Eu sempre vou acompanhado de ministros e a gente vai buscar atender o futebol no Brasil,” completou.

Após o encontro, a delegação do Flamengo seguiu viagem para Quito, no Equador, onde na próxima quarta-feira acontecerá o jogo de ida da Recopa Sul-Americana contra o Independiente Del Valle.

Sem poder contar com o artilheiro Gabigol, suspenso pela expulsão na final da Libertadores de 2019 contra o Ríver Plate, e o zagueiro Léo Pereira, vetado por conta de uma lesão muscular, o clube divulgou a lista dos relacionados para o duelo desta quarta:

Goleiros: Diego Alves, César e Gabriel Batista
Zagueiros: Gustavo Henrique, Matheus Thuler, Rodrigo Caio e Dantas
Laterais: Rafinha, Filipe Luís e Renê
Meio-campistas: De Arrascaeta, Gerson, Diego, João Lucas, Piris da Motta, Thiago Maia, Willian Arão e Vinicius Souza
Atacantes: Bruno Henrique, Everton Ribeiro, Lincoln, Michael, Pedro, Pedro Rocha e Vitinho.

Filme da série Minuto da Checagem ultrapassa 1 milhão de visualizações

Abordando o tema “deepfake”, vídeo conscientiza usuários da internet sobre as consequências negativas da disseminação de desinformação

Minuto_Checagem.jpg

quinto episódio da série Minuto da Checagem, veiculado no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, atingiu mais de um milhão de visualizações nesta segunda-feira (17). Publicado no dia 3 de fevereiro, o filme de 1 minuto e 30 segundos de duração trata da chamada deepfake, técnica de produção de vídeos e áudios falsos que vem sendo usada para a produção e a disseminação de notícias falsas.

Para a coordenadora do Núcleo de Rádio e TV do TSE, Ana Paula Ergang, a novidade do tema deepfake e o potencial de dano que essa técnica tem para a proliferação de notícias falsas, principalmente no período eleitoral, contribuiu para despertar a curiosidade dos internautas. “Uma das preocupações do TSE para as eleições deste ano é o possível uso de deepfake, vídeos criados a partir de inteligência artificial e que reproduzem a aparência, as expressões e até a voz das pessoas. Então, é muito importante que os eleitores tenham consciência desse perigo e que chequem as informações que recebem antes de compartilhá-las”, alerta Ana Paula Ergang.

A série Minuto da Checagem é produzida desde outubro de 2019 pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os vídeos são veiculados mensalmente, sempre abordando temas importantes para a conscientização acerca da desinformação e da responsabilidade de todos para impedir a sua disseminação.

Combate à desinformação

Em agosto de 2019, o TSE lançou o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, com o objetivo de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores envolvidos no pleito. O programa dispõe de uma página na internet, que reúne dados sobre a desinformação, e um livro on-line, que é fruto dos debates ocorridos no Seminário Internacional Fake News e Eleições, realizado em maio de 2019.

O programa foi organizado em seis eixos temáticos: “Organização interna”, que visa à integração e à coordenação entre os níveis e as áreas que compõem a estrutura organizacional da Justiça Eleitoral; “Alfabetização Midiática e Informacional”, que busca capacitar para a identificação e a checagem da desinformação, além de estimular a compreensão sobre o processo eleitoral; “Contenção à Desinformação”, que propõe medidas concretas para desestimular ações de proliferação de informações falsas; “Identificação e Checagem de Desinformação”, que pretende aperfeiçoar os métodos existentes de identificação de possíveis práticas de disseminação de conteúdos falaciosos; “Aperfeiçoamento do Ordenamento Jurídico”; e “Aperfeiçoamento de Recursos Tecnológicos”.

Ao todo, 48 entidades públicas e privadas do governo, da sociedade civil, partidos políticos e grandes plataformas da internet são parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, entre eles: Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério Público Federal (MPF), Associação Nacional dos Jornalistas (ANJ),Google, Facebook, Twitter e WhatsApp.

Novas adesões ainda podem ser firmadas.

RG/LC, DM

Leia mais:

14.01.2020 – TSE promoveu diversas ações em 2019 para enfrentar o fenômeno da desinformação

30.08.2019 – TSE lança Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020

Tags:

Viajando ou não, divirta-se com segurança na estrada

Palestra alerta sobre a prevenção de acidentes no carnaval

O carnaval é um dos períodos festivos mais esperados pelos foliões. Ruas lotadas, fantasias coloridas e muita purpurina, ornamentam todos os anos o mês de fevereiro. Com o feriado estendido, muitas pessoas decidem pegar a estrada e se aventurar para curtir a folga, com isso, o fluxo de veículos nas estradas cresce, e os riscos de acidentes também. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realizou na manhã dessa segunda feira (17), uma palestra de prevenção para o carnaval, com o tema: Divirta-se com segurança na estrada, visando informar e alertar os colaboradores dos cuidados necessários no trânsito.

O evento contou com a participação do Assessor de Comunicação da PRF (Policia Rodoviária Federal), Igor Egídio, que conduziu a palestra sobre os principais motivos de acidentes no trânsito, que de acordo com dados da PRF, 5% deles são causados por falhas nas estradas, 5% por falhas mecânicas e 90% dos casos de acidentes são ocasionados por falhas humanas.

O policial pontuou ainda outros três fatores de risco que precisam de uma atenção maior dos motoristas durante todo o ano. São eles:

  • Evite ultrapassagens perigosas. O assessor alertou que riscos como esses podem ocasionar acidentes terríveis com vitimas fatais. “Às vezes você quer ultrapassar o carro da frente e se precipita. Mas se você esperar dois minutinhos a estrada pode ficar livre e você pode fazer a ultrapassagem com mais segurança” pontou Igor.
  • O uso do cinto de segurança tanto para o motorista quanto para os passageiros é indiscutível. No caso das crianças, o uso da cadeirinha própria para a sua idade pode salvar suas vidas.
  • Sobre o consumo de bebidas alcoólicas, Igor deixou claro que qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos, fazendo com que o motorista perca suas condições de dirigir, podendo gerar acidentes gravíssimos.

O momento contou também com a participação dos colaboradores da 55 Soluções, que ficaram surpresos com os números apresentados pela PRF e garantiram que o alerta servirá para advertir também os amigos e familiares. “Foi uma palestra onde pudemos ver os fatos e dados estatísticos no índice de acidentes causados pelas ações humanas e pelos fatores mecânicos. Foi feita também uma conscientização geral sobre os riscos da ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir” comentou Daniele Sousa, consultora de Gente e Gestão da 55 Soluções.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

A REVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM ADAPTATIVA: DOS EUA PARA O DOM BOSCO

FOTO – DANIELLE VIEIRA: As diretoras do Dom Bosco Rebeca Murad e Isabella Caracas, Prof. Dale Johnson (ASU/EUA), a reitora do Dom Bosco Profa. Dra. Ceres Murad, a consultora e criadora do ENEM Profa. Dra. Maria Inês Finni com Igor Melo e Graciana Cordeiro

O professor norte -americano Dale Johnson, gestor do programa de aprendizagem adaptativa da Universidade Estadual do Arizona (ASU), esteve em São Luís ministrando um treinamento exclusivo para docentes do Colégio Dom Bosco.

Os docentes maranhenses do Grupo Dom Bosco conhecerem em primeira mão a revolucionária metodologia adotada desde o ano de 2011 pela Universidade do Arizona, que tem elevado o nível de sucesso dos alunos no processo de aprendizagem em geral; além de permitir ao professor o completo domínio de avaliação do desenvolvimento dos alunos durante todo o processo de aprendizagem e não apenas na hora da prova formal.

Na metodologia de aprendizagem adaptativa há uma grande mudança no papel do professor em sala de aula. De ex-palestrante à líder; agora cabe ao docente liderar os alunos rumo à construção do conhecimento de forma ativa, levando-os ao protagonismo máximo no processo de solução de problemas, de forma crítica e engajada. E não mais atuar como meros ouvintes de palestras e aulas passivas.

Nesse programa, a grande vantagem é proporcionar aos alunos o real desenvolvimento das chamadas habilidades do Século XXI: Comunicação, Colaboração, Criatividade e Pensamento Crítico associadas aos conteúdos das disciplinas formais, e tendo um resultado final com sucesso potencializado em todos os níveis. Essa linha da aprendizagem adaptativa vem completar a moderna proposta pedagógica que já é adotada, pelo Colégio Dom Bosco, com o uso de metodologias ativas e estudo de casos / papers adaptado da Universidade Harvard.

Sempre à frente na vanguarda pedagógica, o Colégio Dom Bosco será a primeira instituição de ensino do Maranhão a adotar esse programa de aprendizagem adaptativa, após a devida adaptação do mesmo à realidade brasileira.

“Como fazer negócios com a Emap” é o tema da palestra que a Associação Comercial do Maranhão apresenta nesta quarta-feira, 19. O evento é aberto ao público.

Raul Lamarca, Comunicação do Porto do Itaqui.

Com a proposta de tornar ambientes de negócios mais atrativos no Maranhão, oferecendo mais oportunidades de conhecimento ao empresariado local, independente do seu setor de atuação, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) convidou dois líderes de setores diferentes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) para apresentar em palestra as oportunidades de geração de negócios que micro e grandes empresas maranhenses podem ter com o porto público. O evento, para associados e aberto à classe empresarial, acontece a partir das 19h na sede da ACM, Praça Benedito Leite, Centro.

Detalhes do mercado portuário e a importância do Porto do Itaqui na economia local nortearão a palestra de Caroline Maranhão, presidente da Comissão Setorial de Licitação da Emap) e Raul Lamarca (Comunicação – Porto do Itaqui). Enquanto Caroline Maranhão abordará requisitos de contratação e licitação para que os empresários maranhenses possam oferecer seus produtos e serviços para a Emap, Lamarca fará uma apresentação institucional com foco no tema “Porto do Itaqui – Vetor de Desenvolvimento do Maranhão’.

“Com essa iniciativa, a ACM quer ampliar o acesso a mercados e a informações que possam ajudar as empresas a melhorar o desempenho de mercado, além de facilitar o acesso delas a informações sobre processos de aquisição de b bens e serviços e oportunidades como as asseguradas por meio das licitações de órgãos como a Emap”, declara Cristiano Barroso Fernandes, novo presidente da entidade.

Caroline Maranhão é mestre em Políticas Públicas (Ufma), especialista em Direito Privado (Ucam) e em Direito Processual Civil (ESA/OABMA), Bacharel em Direito (Ufma) e Presidente da Comissão Setorial de Licitação da Empresa Maranhense de Administração Portuária.

Caroline Maranhão, presidente da Comissão Setorial de Licitação da Empresa Maranhense de Administração Portuária

Raul Lamarca é mestrando em Administração, qualificado em Gestão Portuária e Estratégia, no Porto da Antuérpia (Bélgica) e Gestão de Projetos por Stafford House International, San Francisco (EUA).

Hoje a Emap está no topo do ranking de movimentação de soja entre os portos públicos do Arco Norte (Antaq, 2019), integra o seleto top 3 entre os que mais exportam soja no país e no ranking da gestão ambiental (IDA, Antaq, 2019). A atividade portuária, a partir do Itaqui gera aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos e alimenta diversas cadeias produtivas no estado e ao longo de sua área de influência. Além disso, os negócios movimentados pelo Porto do Itaqui são responsáveis por cerca de 35% do ICMS arrecadado no Maranhão.

Vale destacar, ainda, que o Porto do Itaqui fechou 2019 com mais de 25 milhões de toneladas de cargas movimentadas, volume de 17% acima do que foi registrado em 2018, celebrando os 5 melhores anos de sua história com recordes e um modelo de gestão referência no país.

BLOCO TÁ BUNITA AGITOU NO PRÉ-CARNAVAL

O padrinho do bloco Werther Bandeira (Villa do Vinho), o organizador do evento Igor Lustosa e Beto Soares

O bloco Tá Bunita agitou o Pré-Carnaval na ilha. Evento idealizado pelo fisioterapeuta Igor Lustosa, reuniu muita gente bonita no Santorini Eventose teve renda revertida para a Casa Acolher

Danielle Vieira e José Domingues Neto
Karine Baldez e Francisco Veras

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima