A REVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM ADAPTATIVA: DOS EUA PARA O DOM BOSCO

0comentário
FOTO – DANIELLE VIEIRA: As diretoras do Dom Bosco Rebeca Murad e Isabella Caracas, Prof. Dale Johnson (ASU/EUA), a reitora do Dom Bosco Profa. Dra. Ceres Murad, a consultora e criadora do ENEM Profa. Dra. Maria Inês Finni com Igor Melo e Graciana Cordeiro

O professor norte -americano Dale Johnson, gestor do programa de aprendizagem adaptativa da Universidade Estadual do Arizona (ASU), esteve em São Luís ministrando um treinamento exclusivo para docentes do Colégio Dom Bosco.

Os docentes maranhenses do Grupo Dom Bosco conhecerem em primeira mão a revolucionária metodologia adotada desde o ano de 2011 pela Universidade do Arizona, que tem elevado o nível de sucesso dos alunos no processo de aprendizagem em geral; além de permitir ao professor o completo domínio de avaliação do desenvolvimento dos alunos durante todo o processo de aprendizagem e não apenas na hora da prova formal.

Na metodologia de aprendizagem adaptativa há uma grande mudança no papel do professor em sala de aula. De ex-palestrante à líder; agora cabe ao docente liderar os alunos rumo à construção do conhecimento de forma ativa, levando-os ao protagonismo máximo no processo de solução de problemas, de forma crítica e engajada. E não mais atuar como meros ouvintes de palestras e aulas passivas.

Nesse programa, a grande vantagem é proporcionar aos alunos o real desenvolvimento das chamadas habilidades do Século XXI: Comunicação, Colaboração, Criatividade e Pensamento Crítico associadas aos conteúdos das disciplinas formais, e tendo um resultado final com sucesso potencializado em todos os níveis. Essa linha da aprendizagem adaptativa vem completar a moderna proposta pedagógica que já é adotada, pelo Colégio Dom Bosco, com o uso de metodologias ativas e estudo de casos / papers adaptado da Universidade Harvard.

Sempre à frente na vanguarda pedagógica, o Colégio Dom Bosco será a primeira instituição de ensino do Maranhão a adotar esse programa de aprendizagem adaptativa, após a devida adaptação do mesmo à realidade brasileira.

Sem comentário para "A REVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM ADAPTATIVA: DOS EUA PARA O DOM BOSCO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS