Três anos do “Fala, Comunidade!”

0comentário

Ação social no topo! Iniciativa pioneira da TV UFMA, que já contemplou mais de 100 projetos sociais, gera visibilidade positiva às comunidades da Grande São Luís

Iniciativa pioneira da TV UFMA, que já destacou mais de 104 ações e projetos sociais, gera visibilidade positiva às comunidades de São Luís

“É segunda-feira, e hoje é dia de “Fala, Comunidade!”. Com esse bordão, há três anos o repórter Robert Oliveira começa suas reportagens, apresentando um projeto ou ação desenvolvida por moradores de comunidades da Região Metropolitana de São Luís. Sempre citando o bairro onde a iniciativa é realizada, o repórter conduz o telespectador por uma jornada em prol da valorização do trabalho, da determinação e da resiliência desses moradores.

Esta semana, o “Fala, Comunidade!” faz aniversário, contabilizando 104 reportagens e dezenas de comunidades contempladas. Exibido toda segunda-feira no telejornal JTV UFMA, o quadro tem a missão dar visibilidade a projetos que nascem nas comunidades, ajudam a transformar a vida das pessoas, mas que têm pouco espaço na grande mídia. São iniciativas que mostram os novos avanços e trabalhos de destaques na promoção à cidadania e as novas conquistas geradas por ações dos moradores.

A diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite, responsável pela criação do “Fala, Comunidade!” explica que o quadro surgiu em função dos objetivos da TV UFMA de exibir uma programação voltada a fortalecer a democracia e promover o exercício da cidadania,  buscando conectar a emissora da universidade com as comunidades de São Luís, que assim têm um espaço privilegiado para protagonizar suas histórias e narrativas.

Nesta semana, o “Fala, Comunidade!” faz aniversário, contabilizando 104 reportagens

Segundo a diretora, “o Fala, Comunidade” é uma forma de difundir as iniciativas da sociedade civil organizada em benefício dos seus bairros, dando visibilidade às ações positivas desenvolvidas nessas comunidades, aumentando com isso a autoestima dos moradores”, afirma. Além disso, “ao focar em transformações locais e impactos sociais tangíveis, o quadro proporciona uma visão autêntica e inspiradora das mudanças que podem ocorrer quando se investe nas comunidades menos favorecidas”, conclui Cecília Leite.

O Fala, Comunidade! tem o objetivo de incentivar a participação dos moradores e repercutir iniciativas comunitárias de sucesso

Pioneirismo – Quando entrou no ar, em abril de 2021, a produção do “Fala, Comunidade!” precisou fazer um levantamento interno em busca das iniciativas voltadas a atender a diferentes necessidades, desde melhorias na infraestrutura dos bairros, a ações educativas e culturais. Hoje, a emissora recebe uma quantidade cada vez maior de pautas de comunidades que querem mostrar seus projetos na tela da TV UFMA.  “Para mim, é muito satisfatório saber que esse quadro é tão bem recebido pela população, levando visibilidade aos projetos construídos nas comunidades e que servem como instrumentos de transformação na vida dessas pessoas”, afirma o repórter Robert Oliveira.

Os números de visualizações e curtidas nas redes sociais da emissora confirmam o engajamento do telespectador com o “Fala, Comunidade!”. Mas para além dos likes, as reportagens têm o objetivo de incentivar a participação dos moradores. A coordenadora de produção da TV UFMA, Nadia Biondo, explica que o quadro funciona também como um mapeamento dessas iniciativas comunitárias. “O Fala sempre tem essa premissa de localizar o telespectador onde a ação está sendo realizada e depois convocar esse telespectador a se engajar”, explica Nádia. Além disso, “a frequência semanal do quadro reforça o nosso compromisso de valorizar o trabalho que é realizado nessas comunidades”, complementa a coordenadora.

SAIBA MAIS: https://portalpadrao.ufma.br/tvufma/noticias/acao-social-no-topo

Sem comentário para "Três anos do “Fala, Comunidade!”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS