Uniceuma mostra coragem ao chamar a polícia para investigar caso de adulteração de nota!

1comentário

Vou pedir mais uma vez licença aos leitores deste blog para comentar um assunto que não seja diretamente ligado ao futebol local, mas que interessa a milhares de pessoas e muitos desportistas. Ao comentar o assunto também não estou sendo oportunista porque do contrário estaria falando do retorno de Luiza, aquela que viajou para o Canadá, e nem do caso de estupro no Big Brother Brasil 12, porém muitos colegas me cobraram um posicionamento sobre o assunto da adulteração de notas no Uniceuma. Acho em primeiro lugar que não podemos generalizar a coisa, porque de um universo de cerca de 16 mil alunos não podemos deixar cerca que 200 apodreçam toda a produção.

Conheço de perto o Uniceuma, porque minha esposa se formou e seis primos e uma infinidade de amigos estudaram lá e, hoje, são profissionais de destaque nas profissões que foram formados pela instituição. Acho que a instituição teve muita coragem ao expor suas vísceras de tal forma para expulsar um ou mais elementos nocivos ao Uniceuma e a sociedade. Do contrário, ela poderia dar uma de “João sem braço” e afastar os envolvidos e ficar na dela, porém, por uma questão ética de pura coragem resolveram punir os envolvido doa a quem doer.

Agora mesmo, lá na UFMA, onde me formei com nota 10 na monografia, um professor denunciou que seis alunos estavam fraudando nota comunicou a direção da instituição e nada foi feito. Ao contrário do Uniceuma, que na mera suspeita de irregularidade chamou a polícia para que se for comprovado crime os culpado sejam punidos na esfera criminal e não apenas com atos administrativos.

Neste dias li e escutei muita bobagem como do tipo: a maioria dos envolvido é do curso de Odontologia e que cerca de 700 pessoas participaram da fraude. É sacanagem né?O próprio delegado já disse que sequer interrogou todas as 200 pessoas que foram indicadas pela instituição e afirmou categoricamente que não sabe se todos os indicados estão envolvidos, como é que ele teria afirmado que são mais de 700 pessoas? Para quem não sabe o curso de Odontologia do Uniceuma é o melhor do Maranhão e um dos melhores da região Norte/Nordeste, com avaliação 4 de uma escala que vai de 1 a 5 do MEC, embora tivesse tirado 5 em outros dois itens, mas por causa de um 4 não obteve a nota máxima.

A verdade é que as criticas vem de pessoas invejosas com o sucesso de uma instituição genuinamente maranhense, administrada por pessoas do Estado e que está prestes a ser a primeira universidade particular do Maranhão. As pessoas que fala mal do Uniceuma é porque não tem condições de estudar lá seja financeiramente ou porque não passou no vestibular de lá, porque quem estuda ou estudou fala bem da instituição.

O editorial do jornal O Estado, onde sou funcionário há quase 11 anos, foi preciso ao analisar o fato e por isso vou reproduzi-lo aqui em baixo.
Editoria na integra…

Ao solicitar investigação policial após detectar, em auditoria interna, a adulteração de notas de alunos de alguns de seus cursos de graduação, o Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) deu uma demonstração pública de que é uma instituição séria. Em vez de se esquivar e tentar negar os fatos, o Uniceuma, desde o primeiro momento, decidiu enfrentar o problema de forma objetiva, sem tergiversar, de modo a esclarecer que a fraude foi uma ação criminosa praticada por pessoas alheias ao ambiente acadêmico, sem qualquer compromisso com os princípios éticos pelos quais a instituição vem primando em seus 21 anos de existência.

Em meio à forte repercussão do caso, é oportuno ressaltar que a fraude foi um episódio isolado, que destoou da seriedade com a qual o Uniceuma sempre tratou a formação dos seus alunos. Nas últimas duas décadas, a instituição tem sido responsável pela preparação de milhares de profissionais, que hoje atuam em diversas carreiras. É um importante legado, sem o qual o Maranhão estaria enfrentando carência de mão de obra especializada, tendo em vista o processo de desenvolvimento que o estado hoje experimenta.

A apuração conduzida pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) não deixa dúvida quanto à neutralidade do Uniceuma no episódio. Todas as evidências apontam para um agente externo, que usou os conhecimentos tecnológicos que detém para violar o sistema de lançamento de notas. Devido à agilidade com que o inquérito policial transcorre e à postura transparente da instituição, a tendência é de que os envolvidos sejam identificados e punidos exemplarmente o mais breve possível.

Devido à invasão do seu banco de dados, o Uniceuma, que já investia alto em segurança de informação, anunciou que destinará ainda mais recursos humanos e materiais para essa área, recorrendo ao que há de mais moderno em tecnologia no mercado. Os atuais alunos e aqueles que pretendem ingressar em qualquer curso da instituição podem ficar certos de que a fraude detectada será punida com rigor, para que fato tão lamentável não mais se repita.

Por ser, reconhecidamente, um centro educacional de qualidade, o Uniceuma experimenta, há vários anos, um processo de franca expansão. São mais de 15 mil alunos, distribuídos em três campi em São Luís (Renascença, Cohama e Anil) e uma unidade de ensino à distância, em Bacabal. A estrutura pujante foi consolidada à custa de muito empenho, competência e credibilidade, que continuarão alicerçando todas as práticas educacionais adotadas pela instituição.

Ante a dimensão ampla que o caso tomou, é necessária a redefinição de critérios e procedimentos, no que se refere à segurança de dados. O desfecho da investigação policial apontará os rumos que deverão ser tomados pelo Uniceuma para não só evitar novas violações, como manter e até mesmo reforçar a confiança da sociedade maranhense.
É o que todos esperam.

1 comentário para "Uniceuma mostra coragem ao chamar a polícia para investigar caso de adulteração de nota!"


  1. Bia

    Eu fui aluna tanto da UFMA qto do Ceuma e qto a primeira, a minha opinião é que desde o primeiro dia que cheguei via professor falando sobre um assunto e SEMPRE terminava em outro (tipo falar mal do governo ou do capitalismo), que todos nós sabemos de suas mazelas, mas sem nenhuma conclusão definitiva de aula ou explanações isentas de extrapolações, e por fim, os alunos enfrentavam filas interminaveis em xerox para tirar copia de um batalhão de texto (que parecia estar em grego), ler e apresentar um seminario na proxima aula. Este sistema de ensino-aprendizagem era frequente em cursos de varias areas, pois tinha amigas em vários cursos e em todos aqueles predio de lá. A minha impressão é a seguinte: fui aluna do Uniceuma e nunca tive problemas, cumpri minhas obrigações, tirei algumas notas ruins, outras muito boas e também nunca fui para casa com a sensação de ter aprendido e apreendido o q foi-me ensinado (tb conheço muitas pessoas q compartilham da mesma sensação), porém o contrario aconteceu nos meus tempos de ufma. Nada contra, mas acho q atualmente no MA não há mais espaço para discussão de qual instituição é a melhor, e sim se seu profissional, independente de onde ele foi formado é competente, senão troque-o…Alguém quando vai ao hospital costuma perguntar onde aquele profissional que estar atendendo é formado????

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS