Inauguração do novo Simulador da Universidade Ceuma

0comentário

coordenador das Clínicas, Washington Reis; coordenadora do curso de Odontologia, Ana Paula Fernandes Lamha e a professora Mariana Carvalho Batista da Silva, coordenadora adjunta do curso de Odontologia
coordenador das Clínicas, Washington Reis; coordenadora do curso de Odontologia, Ana Paula Fernandes Lamha e a professora Mariana Carvalho Batista da Silva, coordenadora adjunta do curso de Odontologia
A Universidade Ceuma inaugura hoje (20 de novembro), às 18 horas, o Centro de Procedimentos Odontológicos Assistidos (CPOA) Dr. Vancrílio da Costa Gonçalves. O evento terá a presença do Dr. Mauro Fecury e família, familiares do homenageado (Dr. Vancrílio), do reitor da Instituição, Marcos Barros, vice-reitor Sergio Tavares, pró-reitores, coordenadores, professores de Odontologia, presidentes das Ligas de Odontologia, autoridades e convidados. A cerimônia será realizada no 1º andar do Ceuma VI, no campus Renascença.
O Centro de Procedimentos Odontológicos Assistidos é uma sala-cirurgia em forma de arena, onde tudo que é feito em termo de procedimentos odontológicos de maneira simultânea é exibido por dois televisores e os acadêmicos estarão assistindo todo o procedimento que estará sendo feito e descrito pelo professor. Para isso, utiliza-se uma câmera especial, de alta resolução que consegue captar imagens bem pequenas e lança-las nesses dois telões.
Além de possuir a sala de procedimento, o Centro detém um consultório onde será realizado o primeiro contato com o paciente e a leitura dos exames pré-operatórios. Possui também uma sala de repouso onde o paciente, após realizar um procedimento, fica descansando até estar totalmente recuperado, além da sala de Paramentação onde o profissional veste as roupas e os acessórios do campo cirúrgico e a sala de Expurgo onde é feita a desinfecção do material hospitalar utilizado na sala.
Segundo o coordenador das Clínicas, Washington Reis, será oferecido ao aluno antes de ter o primeiro contato com o paciente o contato com o procedimento, como se ele estivesse ao lado do dentista, apenas observando. “Com isso, o aluno terá oportunidade de fazer perguntas para o profissional, sendo que todos os procedimentos realizados no centro, serão por um profissional renomado da área. Serão feitas cirurgias demonstrativas ou procedimentos estéticos ou endodôntico como cirurgia de canal ou implante dentário. É uma sala que será multiuso para o curso de Odontologia.”, afirmou.
O espaço recebeu o nome de um grande profissional da área de Odontologia, em termos pioneiros, Dr. Vancrílio da Costa Gonçalves. “O homenageado foi dentista do Dr. Mauro Fecury e da sua família durante a década de 70 e 80 e, como gratidão e prestígio, Dr. Mauro decidiu nomear a sala, que é de grande importância pedagógica e avanço tecnológico, tendo o nome desse respeitável profissional”, ressaltou.
O espaço entrará em funcionamento logo após a inauguração. “A utilização desta metodologia permitirá aos alunos, a partir do 4° período, acompanhar de perto procedimentos que talvez não tivessem a oportunidade de acompanhar no decorrer do curso, pois, às vezes, o paciente que o aluno atende não teve necessidade daquele tipo de atendimento. O Centro de procedimentos Odontológicos Assistidos vem a ser uma ferramenta de ensino-aprendizagem que permitirá a nosso corpo discente constante troca de experiências clínicas ao decorrer do curso. A Universidade Ceuma se faz pioneira e dinâmica, acompanhando e buscando as tendências mundiais no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem”, ressaltou a coordenadora do curso de Odontologia, Ana Paula Fernandes Lamha.

Sem comentário para "Inauguração do novo Simulador da Universidade Ceuma"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS