“Caravana da Mulher” contagia rendeiras, pescadores e lideranças da Raposa

0comentário

BIAMAN_PRADO_9382 (Large)
A “Caravana da Mulher”, liderada pela apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato ao governo do Estado, Lobão Filho da coligação “Pra Frente Maranhão” visitou na tarde desta segunda-feira (29) no município da Raposa (28 km da capital), o Corredor das Rendeiras – como é chamada a rua principal da cidade. No local, a comunicadora conversou com rendeiras, lideranças políticas e pescadores.
Dona Maria Branca, 75 anos, uma das mais antigas artesãs, ficou emocionada com a chegada da “Caravana da Mulher” que “invadiu” o seu comércio e também para lhe explicar as propostas de Lobão Filho na área da econômica criativa. “Vou pedir votos com fervor a todos da família”, garantiu a idosa, que tem sete filhos, 23 netos e seis bisnetos.
Acompanhada do prefeito da Raposa, Clodomir Oliveira e da primeira dama municipal, Maria Ivonete, a apresentadora Paulinha Lobão, conversou com as rendeiras que confeccionam renda de bilro, em sua maioria formadas por mulheres de pescadores.
A presidente da Associação das Rendeiras Bilros de Ouro, Maria Audina, enfatizou que “só a um voto a ser dado nesta campanha e este é para Lobão Filho”. “Acreditamos em Lobão Filho que é o único que pode ajudar nosso município”, completou a rendeira Edimar Moreira, há 35 anos na profissão.

Voto do PC do B a Lobão Filho – Em seguida a “Caravana da Mulher” encontrou com lideranças políticas, comunitárias e pescadores, entre eles os vereadores Eudes, Valmir, Rosa e Laurivan, este último parlamentar municipal, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), declarou voto ao candidato Lobão Filho. “Meu voto é 15!”, resumiu.
O prefeito Clodomir agradeceu a presença da Caravana da Mulher e lembrou que a mãe de Lobão Filho, a deputada federal Nice Lobão sempre colaborou com o desenvolvimento da Raposa. “Se a deputada Nice fez por nós, Lobão Filho poderá fazer ainda mais sendo governador do Maranhão”.
Após agradecer a recepção, Paulinha Lobão convocou todos os moradores a irem às urnas no próximo domingo (05) e votarem 15, a fim de participarem da “energia da virada” que entrará na história política do Maranhão. “Lobão Filho é o melhor candidato para governar o nosso estado. Tem experiência política, empresário bem-sucedido e tem propostas renovadoras para o Maranhão, por meio do PAM (Programa de Aceleração do Maranhão) fará uma revolução. Tem o apoio de Lula, da presidente Dilma, por isso não podemos retroceder. O maranhense com consciência só tem um voto: Lobão Filho”, concluiu a comunicadora.

Paulinha Lobão tem encontro com agricultores rurais

A apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato ao governo estadual pela coligação “Pra Frente Maranhão”, Lobão Filho, esteve reunida na manhã desta segunda-feira (29), no Comitê Feminino (Calhau), com agricultores rurais, engenheiros agrônomos, veterinários, piscicultores, engenheiros de pesca além de economistas. Na pauta, discussão sobre propostas voltadas para a agricultura familiar e como o setor poderá ser atendido pelo próximo Chefe de Estado.
Durante o encontro, Paulinha Lobão, lembrou aos presentes que 2014 foi instituído, o Ano Internacional da Agricultura Familiar pela Assembleia das Nações Unidas, e que no futuro governo de Lobão Filho, o setor esta contemplado no PAM da agricultura.
“Tenham a certeza que o homem e a mulher do campo não serão desassistidos na administração do meu marido (Lobão Filho). A agricultura familiar terá atenção especial e todas as propostas serão analisadas e incrementadas”, disse a comunicadora.
Para agricultora familiar Maria do Carmo Rocha Cantanhede, do povoado Primeiro Campos, município de Presidente Vargas, a possibilidade de conversar com a futura primeira-dama Paulinha Lobão reforça o comprometimento do senador Lobão Filho em continuar promovendo projetos de inclusão do homem e da mulher do campo. “Temos o nosso sustento na nossa terra; e o governo nos dá subsídios para comercializarmos os nossos produtos. Com isso ganhamos um dinheiro extra”, frisou.
Os representantes do setor agrícola reuniram propostas que foram entregues a Paulinha Lobão que garantiu encaminha-las diretamente para o candidato. Entre elas, a criação do Sistema Estadual de Agricultura Familiar como foco econômico, implementação da Lei Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural; criação do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Extensão Rural; além da reestruturação do Iterma. “Lobão Filho tomará conhecimento de todas as questões colocadas e em janeiro vai se reunir com os agricultores familiares para executar”, prometeu.
Também marcaram presença no evento, o presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Luís Alfredo Soares, a coordenadora da campanha, Conceição Andrade; o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos e do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (Crea-MA), Angelim Antônio de Pádua Angelim.
“Este encontro sobre agricultura familiar nos dá certeza de que as políticas públicas na área rural devem ser continuadas pelo próximo governante. Portanto, acreditamos que Lobão Filho dará continuidade e dará nova dinâmica a este setor econômico tão importante no Maranhão”, afirmou o presidente do Iterma, Luís Alfredo.

Agricultura no Maranhão

Dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Maranhão é o Estado que detém o maior percentual da população vivendo em áreas rurais do Brasil. Pelos dados do IBGE, 36,9% dos 6,5 milhões de maranhenses não moram em zonas urbanas. Isso representa um universo de 2.427.640 pessoas em todo o Estado.

Sem comentário para "“Caravana da Mulher” contagia rendeiras, pescadores e lideranças da Raposa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS