Universidade Ceuma inaugura biotério com novas técnicas e equipamentos

0comentário

DSC_0049[1]

A Universidade Ceuma inaugurou, na noite desta terça-feira (27), no Campus Renascença, o Biotério Laboratório de Habilidades Cirúrgicas “José Henrique Moreira Lima”. Além da infraestrutura, o local onde são criados e mantidos animais que serão usados em pesquisas adota novas técnicas. Estiveram presentes: o ex-presidente da República José Sarney, os mantenedores Mauro Fecury e Ana Lúcia Fecury, o senador Clovis Fecury, o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, o vice-presidente do Grupo Educacional Ceuma, José de Jesus do Rosário Azolini, o presidente da Academia Maranhense de Medicina (AMM), José Márcio Soares Leite, Alex Oliveira Sousa, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), parceira na implantação do Biotério, professores, coordenadores e alunos.

Muito emocionados com a homenagem ao renomado médico José Henrique Moreira Lima, os filhos Bento, Henrique e Heloísa relembraram episódios emblemáticos da trajetória do gineco-obstetra maranhense, falecido em 1997. “Encarou a primeira cesariana e a primeira cirurgia de estômago feitas no Maranhão. Meu pai foi um generalista que se especializou  depois porque naquele tempo não tinha quem fizesse, era um apaixonado pela profissão”, disse o também médico Henrique Augusto Moreira Lima, o mais velho dos seis irmãos.

De acordo com o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, marca uma etapa definitiva para a instituição, que já é considerada a maior do Maranhão, consolidar-se como um centro de pesquisas. “Representa o quanto temos investido em pesquisa e confirma o compromisso de transformar nossos alunos”, afirmou.

A professora Elizabeth Soares Fernandes, idealizadora do projeto, explicou os princípios da ética experimental que vão nortear as pesquisas no Biotério, previsto para entrar em funcionamento em quinze dias. “Somos a primeira universidade credenciada nessa área em todo o Estado, o que só vai fortalecer ainda mais a graduação e a pós-graduação”, afirmou.

O Biotério da Universidade Ceuma faz parte do processo de avanço científico e tecnológico na região, com modernização da infraestrutura e equipamentos de última geração. O local ocupa aproximadamente 250 metros quadrados divididos em quinze setores entre criação, recuperação, paramentação, autolavagem e apoio.

Fontes: Jornal O Estado e Coluna do PH

DSC_0085[1]

Sem comentário para "Universidade Ceuma inaugura biotério com novas técnicas e equipamentos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS