Exame especial detecta infecção urinária de repetição

1comentário

Infecções urinárias que surgem mais de três vezes no período de um ano ou duas vezes no período de seis meses são chamadas de infecções urinárias de repetição. Muitas mulheres sofrem com esse problema, mas homens, e também crianças, podem apresentar tal quadro. De acordo com o médico radiologista Sylvio Batista, que atende na Clínica Imedical (Shopping da Ilha), uma das formas de descobrir esse tipo de infecção é submeter o paciente a um exame chamado uretrocistografia miccional.

“Esse exame avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal por onde sai a urina. Este procedimento é indicado, por exemplo, para pesquisar se uma criança tem refluxo vesicoureteral, que é uma condição em que a urina da bexiga volta para cima, em sentido inverso, muitas vezes, até o rim”, esclarece o médico.

O exame pode ser solicitado para crianças que apresentam infecções do trato urinário de repetição ou que tiveram pielonefrite. Além disso, também pode ser indicado em casos de suspeita de obstrução da uretra ou dilatação dos rins. A uretrocistografia miccional é realizada por meio do uso de fluoroscopia e um agente de contraste introduzido por meio de uma sonda na bexiga. É realizado em crianças de todas as idades.

“Não há nenhum preparo especial para o exame. Se a criança tem alguma alergia conhecida ao contraste radiológico, informe o médico dela. Vista a criança confortavelmente, com roupas facilmente removíveis, sem botões. Se for necessário, será dado um avental na sala de exames. O responsável pela criança pode ficar na sala de exame, desde que não sejam mulheres grávidas”, explica Sylvio Batista.

1 comentário para "Exame especial detecta infecção urinária de repetição"


  1. Yara veloso

    Fico preocupada porque fiz ultrassom abdome total e foi lido nada costa a não ser se fizer tesobancia

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS