Ultrassom pode identificar doenças

0comentário

Indispensável na gestação, o exame ultrassonográfico possibilita a descoberta de muitos detalhes sobre o estado de saúde do feto, além de determinar a idade gestacional e o sexo do bebê, segundo o médico radiologista Jouglas Melo, da Clínica Imedial do Shopping da Ilhga. Por meio dele, o médico pode detectar uma série de alterações e doenças precocemente, permitindo assim que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível.

Entre os exames mais utilizados na gravidez, de acordo com Jouglas Melo, é o ultrassom obstétrico, o mais pedido pelos médicos ao longo da gravidez. “É indicado para determinar o tempo de gestação, o estado do líquido amniótico, para ouvir os batimentos cardíacos do feto, verificar se está tudo bem com o útero, e também para detectar problemas como a hidrocefalia, anencefalia, alterações cardíacas e na coluna vertebral, e disfunções em outros órgãos do corpo”, frisa o médico.

O ultrassom morfológico, por sua vez, detalha com mais exatidão os órgãos internos do bebê, e analisa com mais profundidade possíveis problemas de formação, como o lábio leporino, defeitos na coluna, nos rins, alterações no desenvolvimento cerebral, entre outros.

Outros exames:

Doppler: mostra a quantidade do fluxo sanguíneo presente no sistema arterial do bebê e como está a circulação sanguínea no útero. Possibilita detectar a possibilidade de parto prematuro e também avalia a frequência cardíaca da criança.

Translucência Nucal: obrigatório durante a gestação, aponta defeitos cromossômicos – detectando a Síndrome de Down, por exemplo – e síndromes genéticas. Auxilia na avaliação da presença de problemas cardiovasculares, metabólicos, e também de infecções congênitas.

Ultrassom 3D e 4D: complementares a outros exames, são solicitados normalmente após o diagnóstico de alguma malformação fetal, oferecendo ao médico uma imagem mais clara do bebê. Por ela também é possível ver o rostinho da criança!

Alta tecnologia

O Ultrassom 4D é uma das novidades do mercado. Por meio dele, é possível ver o bebê dentro da barriga com perfeição, realismo e movimentos em tempo real, inclusive detalhes do rosto e demais partes do corpo. Em São Luís, essa tecnologia quem tem é a clínica Imedical, no Shopping da Ilha. A alta qualidade é uma alternativa a mais para os médicos conseguirem estudar estruturas da formação do feto, como coração, coluna vertebral, movimentos dos membros, entre outros.

Sem comentário para "Ultrassom pode identificar doenças"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS