Prefeitura realiza formação voltada a professores alfabetizadores dentro do programa ‘Educar Mais’

0comentário

 

Prefeitura realiza formação voltada a professores alfabetizadores dentro do programa ‘Educar Mais’A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou o encontro com especialistas e professores alfabetizadores do ciclo de alfabetização da Semed, que fazem parte do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). O evento está sendo realizado na unidade básica (U.E.B) Luís Viana, bairro Alemanha, com encerramento na sexta-feira (1º).

A formação faz parte do programa ‘Educar Mais’, lançado no mês de junho pelo prefeito Edivaldo, visando à qualidade do ensino e à melhoria dos indicadores educacionais do município. O objetivo é qualificar os técnicos para intervenções pedagógicas nas escolas, com foco em alfabetização. Além de conhecer as prioridades, metas e planos de ação da Semed para melhoria da gestão pedagógica de um modo geral.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, iniciou as atividades ressaltando que as discussões feitas durante o encontro terão caráter multiplicador. “Nosso principal foco é garantir o direito de aprendizagem aos estudantes, com todos lendo e escrevendo até os 7 anos de idade. Melhorar a gestão pedagógica das escolas e a construção de uma educação de qualidade social no contexto do programa ‘Educar Mais'”, destacou o secretário.

A programação é composta por palestras, oficinas, exposição dialogada e minicursos. Na programação estão a palestra “Educação com qualidade social: a alfabetização como direito fundamental” e a exposição dialogada “A experiência de Minas Gerais com o Programa Intervenção Pedagógica: Alfabetização no Tempo Certo”, ministrada por Ana Lúcia Gazzola, que apresentou um panorama da gestão da educação em Minas Gerais.

A programação segue com oficina “A proatividade como habilidade importante para o sucesso no trabalho”. A técnica Maria Alice Borges Prazeres, comentou que o intercâmbio de experiências dos presentes ajudará no enriquecimento e apoio ao trabalho dos professores, a orientar a equipe escolar com atividades e estratégias diferenciadas de intervenção pedagógica que garantam a aprendizagem de todos os estudantes.

EDUCAR MAIS

A consultora Ana Lúcia Gazzola salientou que um sistema democrático inclusivo aumenta o desenvolvimento e desperta os direitos das crianças, o que propõe o programa ‘Educar Mais’, que está sendo implantado para o fortalecimento dos programas de formação continuada e atualização da proposta curricular da rede municipal de ensino de São Luís.

“As crianças têm o direito de aprender, e todos nós que somos educadores, temos o dever de garantir os seus direitos. Precisamos resolver a questão da alfabetização. E o que precisamos não é só de infraestrutura nas escolas, elas contribuem sim, ajuda no conforto, eleva a autoestima, mas o primordial para isso é precisamos de pessoas, professores, gestores dedicados à educação,” completou.

TREINAMENTO

A Semed, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora até a próxima quinta-feira (31), a primeira etapa de capacitação dos servidores técnicos da secretaria para o novo sistema de acompanhamento escolar a ser implantado para o ano letivo de 2018. Trata-se do Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame), software para o gerenciamento de escolas públicas, que tem o objetivo de unificar a rede de educação e auxiliar na gestão educacional.

A capacitação acontece no laboratório de informática da unidade básica (U.E.B) Luís Viana, Alemanha. Ao todo, serão formados 25 multiplicadores, que irão repassar os conhecimentos aos gestores, coordenadores e professores escolares da rede municipal de São Luís.

Entre as funcionalidades do sistema destacam-se: o controle de fluxo de alunos, cadastros, geração de relatórios e documentos a serem impressos, cadastro de professores e funcionários, gerenciamento de disciplinas e elaboração de estatísticas, com apresentação de gráficos e tabelas. Além disso, propicia maior agilidade no preenchimento do Censo Escolar, por meio da migração de informações para o Educacenso.

De acordo com a instrutora, Carina Andreza Garcia, o Sislame será implantado com o objetivo de modernizar e simplificar o trabalho administrativo e dessa forma contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico nas unidades escolares. “O sistema é um facilitador que visa integrar todas as escolas da rede com a Secretaria Municipal de Educação, ou seja, todos os dados necessários para tomada de gestão, por parte de toda equipe de gestão da secretaria, serão unificados em um único sistema com acesso simplificado”.

O Coordenador de Suporte na CAed, Douglas Bruno da Silva, destaca ainda que os professores serão beneficiados com a utilização do diário eletrônico, que substituirá para modo eletrônico, o diário de classe que hoje é feito no papel. “O CAed disponibiliza essa ferramenta no modo online e offline por meio de um aplicativo desenvolvido para o sistema android, que pode ser utilizado no celular de todo professor para lançamento de frequência diária e diversas avaliações”.

Rosângela Arouche, técnica do Núcleo de Estatística da Semed, comenta que o treinamento está sendo bastante dinâmico e proveitoso. “Sabemos que temos como função repassar para a comunidade escolar o acesso ao sistema para o modo eletrônico, esse sistema é um avanço na melhoria da educação, é necessário e vai facilitar a vida de todos desde a Secretaria até os pais dos estudantes que também poderão ter acesso a vida escolar dos seus filhos,” explicou.

Sem comentário para "Prefeitura realiza formação voltada a professores alfabetizadores dentro do programa ‘Educar Mais’"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS