Itaqui-Bacanga recebe vacinadores da Prefeitura em última etapa da campanha de vacinação animal

0comentário

Vacinação tem como objetivo imunizar animais contra a raivaEncerra neste fim de semana a campanha de vacinação antirrábica, realizada pela Prefeitura de São Luís, que nesta etapa cobre a área Itaqui-Bacanga. Com a vacinação, o poder público municipal atingirá a meta de 160 mil animais vacinados, mantendo a cidade livre da raiva animal. As equipes estarão em mais oito bairros da área nesta fase final da imunização.

“Embora esteja sob controle no município, a Semus tem investido na prevenção e controle da doença que acomete os mamíferos e através deste pode atingir o homem”, alerta o secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho. O gestor reforça ainda que a vacinação é uma das principais ações de controle da raiva animal e a Prefeitura segue monitorando e promovendo as campanhas para manter o controle da doença.

A vacinação de casa em casa é a estratégia utilizada pela Prefeitura para atingir o maior número de imunizações e tem surtido os resultados esperados, pontua o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), órgão da Semus, João Batista Pires.

Ele alerta aos riscos do vírus para a saúde de humanos e animais. “Pela saliva, mordedura ou lambida o animal pode transmitir ao homem. Por isso, é importante que os donos estejam atentos à passagem das equipes nos bairros e vacinem seus cães e gatos”, reforça.

Nesta sexta-feira (8) serão vacinados animais dos bairros da Vila Nova, São Raimundo, Vila Embratel, Piancó, Vila Ariri, Fumacê, Alto da Esperança, Mauro Fecury I e Ilha da Paz. Podem ser vacinados contra a doença, animais com idade a partir de três meses. Há restrições para cães ou gatos que estiverem com quadro de enfermidade ou no último mês de gestação.

A vacinação será às sextas-feiras, das 13h e 17h; e sábados, das 7h às 14h, gratuitamente. A campanha de vacinação antirrábica animal foi iniciada no mês de outubro, pela região do Centro da cidade. Em média, cada etapa da campanha cobriu pelo menos 30 bairros e incluiu o trabalho de mais de 250 agentes.

Sem comentário para "Itaqui-Bacanga recebe vacinadores da Prefeitura em última etapa da campanha de vacinação animal"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS