Equipamentos Sociais da Prefeitura de São Luís realizam festejos juninos

1comentário

O equipamentos aproveitaram o período junino para desenvolver uma programação diversa, com atrações culturais e brincadeiras típicas

Na Casa do Bairro, um dos equipamentos sociais, crianças, adolescentes e idosos participaram da festa junina

A alegria, as cores e os ritmos do São João deram o tom das festividades juninas nos equipamentos sociais da Prefeitura de São Luís, coordenados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O público atendido por equipamentos como Casa do Bairro, Centro Dia, Centros de Referência da Assitência Social (Cras) e Abrigos, aproveitaram o período para desenvolver uma programação diversa, recheada de atrações culturais e brincadeiras típicas.

De acordo com a secretária da Semcas, Andreia Lauande, difundir a tradição junina vai muito além de realizar uma festa ou levar somente lazer e diversão, também promove a integração social e a valorização das comunidades. “Realizamos em nossos equipamentos sociais uma programação diversa em torno das mais ricas tradições culturais do estado. Desta forma, estimulamos o nosso público a conhecer a própria cultura, assim como a desenvolver habilidades artísticas através da dança, canto, teatro, entre outras atividades”, disse Andreia Lauande.

Na Casa do Bairro, brincadeiras juninas, comidas típicas e atrações culturais protagonizadas pelas crianças, adolescentes e idosos, atendidos pelo local, foram o ponto de destaque da festa. O arraial movimentou a comunidade do bairro Desterro, que participou de uma programação regada a forró, quadrilha, carimbó, bumba meu boi e desfile das rainhas, reis, princesas e príncipes caipiras.

Para a dona Adenora Santos Soeiro, 67 anos, ao arraial promoveu momentos de alegria e diversão, principalmente para as pessoas da melhor idade como ela. “Que programação maravilhosa. É muito bom festejar o São João, que é uma das festas mais lindas que temos aqui no Maranhão”, afirmou a idosa.

Já a pequena Vitória Machado, 4 anos, vibrou e dançou na quadrilha formada pelas crianças da Casa do Bairro. “Foi muito legal, eu me diverti muito e gostei muito de dançar com meus amigos e comemorar as festas juninas”, disse a menina.

No Centro-Dia Adulto, o clima dos festejos juninos levaram alegria, diversão e inclusão para as pessoas com deficiência e seus familiares. A programação do equipamento social contou com uma apresentação de bumba meu boi realizada pelos usuários, que trazia a temática da Copa do Mundo.

Vera Lucia Santos, mãe do Caio William de 21 anos, destacou a importância da programação para os usuários e familiares do Centro Dia. “Para nós familiares, é uma satisfação e alegria ver nossos filhos tão felizes. Para eles, sem dúvidas, participar de todo processo de concepção do boi, ensaios e finalmente a apresentação, representa grandes avanços e superações”, ressaltou.

O arraial da rede de atendimento do Turu – que inclui o Centro de Convivência, o Cras Sol e Mar e a rede conveniada – contou com apresentações folclóricas como Carimbó, Dança do Coco, Dança da Saia, Quadrilhas, Boi Brilho de Criança e Boi Encanto do Olho D’agua. A programação junina da Semcas ainda se estendeu às Unidades de Acolhimento e Centros Pop e terá continuidade no Centro Dia Infantil no dia 27 e na Residência Inclusiva no dia 28.

1 comentário para "Equipamentos Sociais da Prefeitura de São Luís realizam festejos juninos"


  1. Fátima

    Ai que maravilha, que bom que a prefeitura promove esses projetos sociais, a Semcas tá de parabéns

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS