Show de Katia Cilene & Fabrícia anima Arraial da Maria Aragão nesta quarta-feira (27)

0comentário

A atração integra a programação oficial do “São João de São Luís”, festa promovida pela Prefeitura e Governo do Estado

Além dos shows, a programação conta com apresentações de Bumba meu boi, entre outras manifestações

Em carreira solo, a cantora nordestina Kátia Cilene, conhecida por participações em bandas como Matruz com Leite e Forró do Bom, estará em São Luís nesta quarta-feira (27), para apresentação artística no Arraial da Maria Aragão, ao lado da cantora Fabrícia e Banda. O show faz parte da programação oficial do “São de São Luís”, festa promovida pela Prefeitura e Governo do Estado.

Katia Cilene ficou conhecida no país por sucessos como Meu vaqueiro, Meu Peão e Anjo da Guarda. No ano de 2016, lançou o CD ‘Simplesmente Kátia Cilene – Pra matar a Saudade’, que traz músicas especialmente para os amantes do forro de raiz, com sua voz inconfundível. Já a cantora Fabrícia, trará um repertório que une os três estados com os quais tem maior afinidade. Nascida em Aracaju, com mãe baiana e pai maranhense, a artista vai presentear o público local com músicas do sertanejo, forró e arrocha.

Além dos shows, a programação do arraial trará ainda as apresentações da Quadrilha Flor do Sertão, Boi de Zabumba de Leonardo, Boi de Matraca Famosão de Humberto de Campos, Boi de Orquestra da Lua, Boi da Baixada de Pindaré e Bumba meu Boi de Orquestra do Una. Bem ao lado da Maria Aragão, na Arena do Forró, fãs do ritmo vão dançar ao som de Forró do Cabo Zé e Trio Mulundus.

DIVERSIDADE FOLCLÓRICA

Uma terra fértil em manifestações populares de cultura. Assim pode ser definida São Luís, a cidade histórica, com as festas de São João mais conhecidas e prestigiadas do Brasil. Com cinco sotaques de bumba meu boi, centenas de grupos de tambor de crioula, danças folclóricas como o Cacuriá, o Lelê, o Caroço e o Coco, além grupos alternativos que misturam todos esses ritmos, a Ilha dos Amores também pode ser considerada a capital da diversidade folclórica.

“Nosso Maranhão apresenta uma riqueza cultural inestimável, que deve ser preservada por todos nós. A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado investem durante todo o ano em ações de fomento à cultura, mas grandes festividades como o São João são oportunidades para que o poder público possa investir ainda mais na cultura local, oferecendo a estrutura necessária e reconhecendo o esforço dos grupos pelos ensaios e pela produção de suas indumentárias”, pontua o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Em onze dias de programação oficial do arraial, já passaram pelo palco de apresentações da Maria Aragão bois representantes dos sotaques de Matraca, Zabumba, Orquestra, Baixada e Costa de Mão. O local foi transformado em um “terreiro gigante” no Dia Nacional do Tambor de Crioula, com a apresentação de 10 grupos da manifestação folclórica espalhados pela praça e em contato direto com o público.

A diversidade folclórica também esteve presente na programação da segunda-feira (25) no arraial, com a Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara, Boi de Zabumba da Fé em Deus, Boi da Baixada União da Vila Mauro Fecury, Boi de Orquestra Lendas e Magia, Companhia Sotaque de Imperatriz e Boi de Matraca da Madre Deus. Na Arena do Forró teve as bandas Forró Pé de Moleque e Trio Mulundus.

O show da noite foi com o grupo Iluguerê, braço cultural do Instituto Ylúguerê de Educação, Política e Cultura Afro-Brasileira, que trouxe no repertório composições autorais e músicas de artistas locais com intenção de valorizar e divulgar a cultura popular local e afro-brasileira. O show contou com a participação da cantora Luciana Pinheiro, que encantou a plateia interpretando músicas de João do Vale.

Outra participação especial no show foi da Quadrilha Batidão do Sertão, da Areinha, que trouxe os integrantes caracterizados como Lampião e Maria Bonita. “Todos os anos, saímos com algum tema no grupo e, esse ano, o escolhido foi a homenagem ao Rei do Cangaço, com 36 casais devidamente ensaiados para mostrar no palco a vida dele e de sua companheira”, informou o animador cultural e proprietário da brincadeira, Beto Acerola.

Esta terça-feira (26) também promete muita animação com as apresentações da Dança do Caroço Tremembés, Dança Portuguesa A Arte e Beleza de Portugal, Grupo Alternativo Piaçaba, Boi de Orquestra Lírio de São João, Boi de Matraca de Miritiua e Boi de Orquestra Juventude de Miranda do Norte. Na Arena do Forró, quem comandará os frequentadores será Andrezinho e Os Brotos do Forró e Forró do Rui Mario.

A musicista, cantora e compositora Thais Moreno fará o show da noite. No repertório, a artista apresentará uma diversidade musical, incluindo canções de Wesley Safadão, Jonas Esticado, Márcia Fellipe, Solange Almeida, Maiara e Maraísa, Nayara Azevedo e Maríllia Mendonça, além de composições autorais e homenagens a músicas de amigos intérpretes.

Sem comentário para "Show de Katia Cilene & Fabrícia anima Arraial da Maria Aragão nesta quarta-feira (27)"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS