Primeiro projeto de Prevenção à Saúde Mental nas escolas no Maranhão

0comentário
O coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares, fala para alunos CE BCA

A capacitação para professores da rede estado como um todo e a abertura do Programa Saúde Mental nas escolas foi, na manhã, de hoje (19) no Centro de Ensino Bacelar Coelho de Almeida (CE-BCA), R. Celso Magalhães, 561 – Centro, São Luís (MA). Este é o primeiro programa didático de saúde mental voltado a diversos assuntos como drogas, depressão, bullying, suicídio, transtornos de personalidade borderline, que se executa junto à secretaria de educação com a inclusão do tema no conteúdo de ensino.

“Com isso esperamos evitar catástrofes como as ocorridas nas escolas de São Paulo e outras, explicando aos jovens como detectar sinais e sintomas que o colega não vai bem e aí avisar a coordenação pedagógica, trabalhando de maneira preventiva!”, disse o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CAPS AD Estado, Marcelo Sorares.

Estima-se que 6% da população mundial sofra do transtorno de personalidade borderline (TPB), uma doença caracterizada pela intensa instabilidade emocional. Se por um lado não há estatísticas sobre sua prevalência no Brasil, por outro aproximadamente 10% dos pacientes diagnosticados no nosso país cometem suicídio, segundo estimativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

“Primeiro capacitamos os professores, não com uma simples palestra, mas para que o assunto drogas e outros transtornos mentais sejam tratados o ano inteiro no conteúdo programático dos alunos de maneira transversal. Agora, já estabelecido a forma de trabalho, começamos a execução com os alunos hoje, a intenção é promover educação continuada para que durante a formação da personalidade destes jovens e no período de maior riscos, principalmente no quesito drogas , preparar estes jovens para vida adulta”, completou Marcelo Soares

Sem comentário para "Primeiro projeto de Prevenção à Saúde Mental nas escolas no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS