CAPS AD Estado realiza Operação Resgate no Mercado Central no Dia Estadual de Combate às Drogas

0comentário
O coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, atendendo um paciente

Em alusão ao Dia Estadual de Combate às Drogas, comemorado no dia 24 de abril, no Mercado Central, onde existe uma “cracolândia” que se instalou no local, na manhã de ontem (24), foi realizada maus uma Operação Resgate para disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua. A Ação é promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), e Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SVES), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Blitz Urbana.

Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, testes rápido hiv, sífilis e hepatites, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 502 pessoas foram atendidas houve três internações.

“Muito mais que o combate às drogas e, consequentemente, à criminalidade e violência, a ação buscou, por meio dos serviços ofertados, a aproximação com a comunidade do Mercado Central e, principalmente, com os moradores em situação de rua e dependentes químicos que frequentam a área”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.

O delegado Joviano Furtado, que há nove anos iniciou a Ação Resgate, no bairro do João Paulo, na época era a maior “cracolândia” da cidade, disse que estudos apontam que a área do Mercado Central é, atualmente, a região com registro de maior incidência de dependentes químicos em São Luis. “Nós já retiramos mais de 20 usuários de drogas durante as seis ações realizadas neste ano, aqui no Mercado Central e, mais uma vez, buscamos um resultado positivo que possa refletir em outros aspectos. Além da questão da saúde, na segurança da região, uma vez que, a partir do momento que se retira dependentes químicos das ruas, contribui-se para a redução da criminalidade, pois, sendo vítimas ou autores, muitas vezes eles protagonizam registros de crimes, principalmente no momento da abstinência, quando praticam alguns delitos para alimentar o vício, podendo, inclusive, ser assassinados”, afirmou.

A Operação Resgate realizou 502 atendimentos e houve três internações de dependentes químicos

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD Estado realiza Operação Resgate no Mercado Central no Dia Estadual de Combate às Drogas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS