CAPS AD e Delegacia de Costumes promovem última Operação Resgate do 2019

0comentário
Delegado Joviano Furtado, uma participante da Operação Resgate e o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa

Na manhã de hoje foi promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio Delegacia de Costumes (DC), comandada pelo delegado Joviano Furtado, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que tem o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecê-los um tratamento eficiente, na Cohab a última Operação Resgate de 2019. Ela foi iniciada 2008 e em dezembro vai fazer 11 anos de atividade no bairro do Monte Castelo, a atividade hoje ser referência ao Estado do Maranhão

Ação Resgate do ano de 2019, somou um total de 16 operações, desta vez levamos diversos serviços de saúde mental e física para a Cohab, realizando 350 atendimentos em diversas áreas como dependência química, psicologia, serviço social, enfermagem, clínica médica, psiquiatria, exames rápido para hiv, sífilis e hepatites, exames laboratoriais em geral.

Realizamos hoje 356 atendimentos, foram 6.850 atendimentos de janeiro a novembro nas ações resgate, realizadas nos mais diversos locais: João Paulo, Reviver, Praça Deodoro, Praça Nauro Machado, Mercado Central e Cohab

“Está com certeza é uma das maiores ações para usuários de drogas do Estado e em 2020 vamos avançar mais ainda neste atendimento comunitário”, coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa

Esta é uma ação iniciada há 9 anos na Cracolândia do João Paulo pelo delegado Joviano Furtado hoje titular da delegacia de costumes e por mim na direção do CAPS AD estado que implantamos em 2008 e em dezembro vai fazer 11 anos de atividade no bairro do monte castelo, fico extremamente feliz de ver esta atividade hoje ser referência ao Estado do Maranhão.

O levantamento feito pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack.

Realizamos hoje 356 atendimentos, foram 6.850 atendimentos de janeiro a novembro nas ações resgate

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD e Delegacia de Costumes promovem última Operação Resgate do 2019"


deixe seu comentário