Entenda as causas da tosse que precisam de uma atenção especial

0comentário

Médico pneumologista destaca pontos como a prevenção, os possíveis agentes causadores e quando uma maior atenção é necessária

A tosse é um sinal que o organismo emite que alguma coisa aconteceu. Muitas vezes é algo simples, onde o aparelho respiratório quer liberar algum incômodo gerado por fatores como, fumaça, poeira, partículas de alimentos, entre outros agentes que geram irritação.

O médico pneumologista do Sistema Hapvida, Walter Netto, explica quando a pessoa precisa se preocupar e o que fazer em algumas situações. “A tosse é um mecanismo de defesa do corpo, um reflexo natural do aparelho respiratório que tem como objetivo expulsar qualquer elemento que esteja causando irritação ou entrando no organismo pelas vias aéreas. A persistência da tosse é um sintoma chato para o paciente e um sinal de alerta indicativo de investigarmos a causa e buscarmos tratamento adequado”.

Walter explica que as causas são variadas, podendo ser desde algo alérgico, reacional a algum estímulo presente no ar, como algo mais preocupante. Dentre os principais fatores causadores de tosse, podem se destacar as infecções (como bronquite, pneumonia, sinusite, tuberculose); exacerbação de asma ou de doença pulmonar obstrutiva crônica; doença do refluxo gastroesofágico; tabagismo; bronquiectasias; rinite; irritação das vias aéreas após infecções; uso de alguns medicamentos; câncer de pulmão ou de laringe; insuficiência cardíaca, dentre outros. Alguns fatores causadores, inclusive, são extrapulmonares.

O médico pneumologista destaca mais um aspecto de observação essencial. “Outro ponto chave é o tipo de tosse – se é produtiva, com catarro, ou seca, além do aspecto e coloração a secreção apresenta. Isto é fundamental no direcionamento da abordagem médica”, explica o profissional.

“Manter-se hidratado, longe de estímulos alérgicos e com tratamento em dia, para os pacientes com doenças crônicas, são importantes formas de proteção. Na persistência do sintoma, sobretudo quando acompanhado de febre, falta de ar, presença de expectoração com secreção amarelada, esverdeada, acinzentada ou sanguinolenta, o alerta fica ainda maior e busca por atendimento se torna primordial”, completa Walter, sobre os cuidados preventivos e características que levam um maior cuidado.

O universo e agentes causadores da tosse é vasto. Cada caso deve ser individualizado e analisado por um especialista. Procurar um médico pneumologista é fundamental para garantir intervenção adequada e em tempo hábil para o tratamento.

Sem comentário para "Entenda as causas da tosse que precisam de uma atenção especial"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS