27/08, Dia do Psicólogo: pandemia reforçou a importância do profissional; conheça as áreas de atuação!

0comentário

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, atualmente existem mais de 427 mil de psicólogos no Brasil 

Neste sábado, dia 27 de agosto, é comemorado no Brasil do Dia do Psicólogo, ocasião em que foi sancionada a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia. Já a regulamentação da profissão veio em 21 de janeiro de 1964, pelo Decreto nº 53.464. Atualmente, devido aos reflexos da pandemia, o profissional da psicologia alçou um novo status na sociedade, visto as dificuldades emocionais que o isolamento social impôs à população, além do crescente interesse dos mais jovens em manter a saúde mental em dia. 

“Nos consultórios vemos diariamente o crescimento do número de pacientes. A pandemia escancarou alguns medos, angústias e dificuldades das pessoas se relacionarem consigo e mesmo e com o exterior, o que é ótimo. A possibilidade das consultas por videochamadas também é um ponto que praticamente revolucionou a atuação do psicólogo, potencializando as chances de chegarmos a cada vez mais pacientes e em lugares remotos”, diz a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Fernanda Tabita Barroso Zeidan. 

Muito antes da Covid-19, o Brasil já figurava em uma lista da OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos países com maior índice de ansiedade do planeta; e como o país da América Latina onde mais há incidência de depressão. 

Nesse cenário, agravado pelas dúvidas sobre a vida, a carreira e os relacionamentos, em 2020 cresceu 32% o número de buscas por psicólogo on-line em uma ferramenta que conecta pessoas a profissionais de serviços autônomos e liberais no Brasil. Já dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostraram que 59% dos psicólogos associados percebeu aumento de até 25% em suas consultas; 69,3% atenderam pacientes que tinham recebido alta anteriormente; e 82,9% perceberam que seus pacientes em tratamento tiveram sintomas agravados. 

A seguir, a especialista aponta quais são as áreas da Psicologia em que é possível seguir depois de formado na Graduação, que dura, em média, cinco anos. Segundo o SINE – Site Nacional de Empregos, um psicólogo master que atua em grandes empresas pode receber salários médios de até R$ 7.313,91. 

Diagnóstico psicológico 

É o ponto de partida para qualquer tratamento, e abarca as consultas psicológicas que conhecemos popularmente, as chamadas “terapias”. Nessa área, o psicólogo pode atuar também realizando diagnósticos em ambiente escolar (identificando o desempenho escolar e aprendizagem de jovens, por exemplo) e avaliação de potencial de atletas, voltado para a melhora de seu desempenho no esporte. 

Seleção e orientação profissional 

Outra área de atuação muito forte para os psicólogos são os departamentos de recursos humanos de empresas. O trabalho de seleção, orientação e recrutamento é muito importante dentro das organizações, visto que uma contratação errônea, além de causar prejuízos financeiros, também pode alterar a cultura e o clima das equipes e times. 

Supervisão de pesquisas 

Um outro campo bastante interessante é a atuação junto a pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas, onde o profissional de psicologia garante a aplicabilidade do levantamento. 

Orientação em hospitais e órgãos de assistência social 

A Psicologia costuma ter bastante ligação com áreas da saúde como a Medicina e Farmácia, e por isso é muito comum a atuação desse profissional em ambientes como hospitais e asilos, dando apoio a idosos, mulheres em pré-natal e ainda atuando ainda em parceria com psiquiatras para a prescrição de medicamentos. 

A coordenadora acrescenta quais qualidades um bom psicólogo deve ter. “As principais características para esse profissional são a solidariedade e a compaixão com o outro. Além disso, é preciso ter postura e ética profissional para dar o devido apoio ao atendido, lembrando sempre de manter a neutralidade, e prezar pelo sigilo do seu paciente”, finaliza Fernanda. 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog. 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site. 

Sem comentário para "27/08, Dia do Psicólogo: pandemia reforçou a importância do profissional; conheça as áreas de atuação!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS