Dia do Psicólogo: conheça os mitos e verdades sobre o processo terapêutico

0comentário

Atualmente, ainda existem muitas crenças equivocadas sobre a psicologia. No próximo dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo e a data traz à tona a importância deste profissional para a saúde mental, sendo também uma oportunidade para relembrar os mitos e verdades sobre o processo terapêutico.

Para a psicóloga e docente do curso de Psicologia da Estácio, Milena Coelho, a psicoterapia não é “para loucos”, como ainda se diz por aí. “Qualquer pessoa pode fazer terapia, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar de todas as outras áreas de nossa saúde. Não é necessário esperar que algum episódio aconteça para procurar ajuda”, explica.

A psicóloga comenta que a psicoterapia não busca apenas um diagnóstico, mas investiga e estimula ao paciente que ele compreenda sua própria história. “É um olhar para si, um meio de autoconhecimento, é trabalhar outras perspectivas para que consigamos exercer uma sensibilidade a nós e ao outro, ao mesmo tempo. Dessa forma, conseguiremos um dia construir uma sociedade mais compreensiva, mais acolhedora e mais humana”,  enfatiza.

Para Milena, ainda existe uma grande resistência por parte das pessoas ao achar que a psicoterapia é para quem tem um poder aquisitivo maior. “A terapia ainda enfrenta a ideia de que é uma atividade elitizada. Porém, esse é mais um preconceito a ser quebrado. O atendimento psicoterapêutico também é oferecido de maneira gratuita em clínicas escola de universidades públicas e particulares. Recomendo a pesquisa e a experiência de uma sessão para que este estigma seja desmitificado”, defende.

Os temas listados são alguns dos mitos que criam obstáculos na hora da busca por um profissional de psicologia. “Se o paciente está com dúvidas ou gostaria de compreender melhor como funciona a psicoterapia, é interessante se informar por canais especializados ou obter mais informações com pessoas que já passaram por essa experiência ou indo diretamente ao profissional psicólogo para uma conversa inicial”, finaliza.

Sem comentário para "Dia do Psicólogo: conheça os mitos e verdades sobre o processo terapêutico"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS