18 ANOS DO ESCRITÓRIO-ESCOLA “PROF. EXPEDITO ALVES DE MELO” DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA – CEST

0comentário

PALESTRA DO PRESIDENTE DA OAB-MA KAIO SARAIVA EM DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Com um histórico de relevantes contribuições à comunidade acadêmica, o Escritório-Escola “Prof. Expedito Alves de Melo” chega a sua maioridade neste mês de março ao completar 18 anos. E a data foi celebrada com uma programação de eventos alusivos ao aniversário, a exemplo da inauguração do auditório Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim que abriu as comemorações. O espaço, que leva seu nome, presta uma homenagem à Vice – Reitora do CEST, em reconhecimento à suas contribuições como jurista, educadora e pesquisadora, e acima de tudo, uma entusiasta da defesa das pessoas com deficiência e do empoderamento dos seres humanos através da educação de qualidade; legados que herdou do seu pai, também jurista renomado e fundador da APAE de São Luís e do CEST.

E foi no auditório Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim que aconteceu nesta última quarta – feira (20) mais um evento alusivo às celebrações do Escritório-Escola. Na oportunidade, foi realizado um momento de intensa reflexão sobre os desafios enfrentados pelo sistema judiciário brasileiro com a palestra “A Concretização do Direito ao Acesso à Justiça e Advocacia Social”, proferida pelo Dr. Kaio Saraiva, Pres. da OAB-MA, para docentes, estagiários e alunos da instituição.

Com sua vasta experiência, o Dr. Kaio Saraiva enfatizou a necessidade de uma advocacia mais inclusiva e socialmente engajada, capaz de atuar como ponte entre o cidadão e a justiça. Em um país onde o acesso à justiça ainda é um desafio para uma grande parcela da população, o engajamento da comunidade jurídica em busca de soluções inclusivas e efetivas é prioritário. A advocacia social emerge, portanto, como um campo de atuação vital, capaz de promover transformações significativas na garantia de direitos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“É sempre uma alegria para a Ordem poder contribuir para com a Academia, trazendo a nossa visão da advocacia, do sistema judiciário e do acesso à justiça. Na palestra falamos sobre o acesso à justiça e o papel do advogado dentro do sistema de justiça. Este momento também foi especial por conta do aniversário de 18 anos deste Escritório-Escola e do Núcleo de Prática Jurídica do Cest, uma instituição que tem sido exemplar na formação de profissionais do Direito e outras áreas. O Cest e a Ordem dos Advogados mantêm uma estreita parceria com diversos convênios e eventos realizados de forma conjunta. Para a OAB-MA é sempre muito importante estreitar esses lados entre a Ordem e a Academia. Parabenizamos o Cest por toda a sua relevante contribuição para o Direito”, declarou o Presidente da OAB-MA.

Dra. Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola “Prof. Expedito Alves de Melo”, agradeceu a parceria da OAB-MA: “Esse evento foi de suma importância para o nosso Escritório- Escola e ficamos muito honrados com a presença do Pres. da OAB-MA Dr. Kaio Saraiva que nos brindou com sua palestra, nesse tema que é fundamental para a sociedade. Aqui focamos sempre nessas vertentes – qualificação dos nossos estagiários e atendimento à população que nos demanda. A palestra tratou do tema que de fato se realiza aqui. Nós oferecemos serviços de tutela jurídica em várias áreas, com forte ênfase no Direito de Família; e somos voltados ao atendimento daqueles que não podem pagar por serviços jurídicos”, ressaltou a Coordenadora Joana Damasceno.

Inserido no projeto pedagógico do Curso de Direito, o Escritório-Escola “Prof. Expedito Alves de Melo” do Cest está vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica, para atendimento do estágio curricular supervisionado de prática jurídica, desenvolvida através do atendimento gratuito à população carente do Anil e entorno. E tem como saldo mais do que positivo, além da formação qualificada dos futuros advogados, o registro de 17 mil ações ajuizadas em benefício da coletividade.

Ressaltou ainda a Vice-Reitora: “A presença do Presidente da OAB-MA Dr. Kaio Saraiva, nos enriquece e estão de parabéns todos os docentes e equipe do Curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica do Cest, pois graças ao trabalho de todos, recebemos com orgulho os elogios recentes feitos pelo Pres. do Tribunal de Justiça Dr. Paulo Velten, quando afirmou que o nosso Escritório-Escola, atualmente possui uma das melhores estruturas da cidade”, enfatizou a Vice – Reitora Dra. Conceição Rolim.

Sem comentário para "18 ANOS DO ESCRITÓRIO-ESCOLA “PROF. EXPEDITO ALVES DE MELO” DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA – CEST"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS