Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam: explorando temas como homofobia, bullying e intolerância, aclamado espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” terá sessões gratuitas em São Luís

0comentário

Com duração de 80 minutos e classificação indicativa de 14 anos, a peça dramática fará uma temporada especial no Teatro João do Vale

SÃO LUÍS – Um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna, que discute diversas questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral. Esse é o tom do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, do Rio de Janeiro, que estreia em São Luís neste mês de abril, no palco do Teatro João do Vale, no Centro da capital maranhense, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto (que celebra, em 2024, seus 35 anos de carreira) e direção de Fabiano Dadado de Freitas, a peça é destaque nos palcos brasileiros desde 2019 e já foi assistida por mais de 15 mil espectadores – inclusive, recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações.

A montagem “3 Maneiras de Tocar no Assunto” reúne três solos escritos e interpretados por Leonardo Netto, colocando em pauta questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral. Os textos do espetáculo fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população?

“Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTQIA+ no Brasil está alijada de quase 70 direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.

No primeiro solo, “O homem de uniforme escolar”, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico: o que é, como praticar e quais as suas consequências físicas e emocionais? São histórias reais de crianças e jovens que sofreram com o preconceito e a intolerância na escola. Na sequência, “O homem com a pedra na mão” parte do depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, ocorrida em junho de 1969 em Nova York, um marco fundamental da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Uma descrição minuciosa da noite em que os frequentadores (gays, lésbicas, travestis, drag queens) do bar Stonewall Inn reagiram, pela primeira vez, a mais uma batida policial no local. O último solo, “O homem no Congresso Nacional”, foi construído a partir de falas e pronunciamentos do ex-deputado federal Jean Wyllys, proferidos entre janeiro de 2011 e dezembro de 2018.

Para criar o texto, Leonardo assistiu e transcreveu discursos, falas, entrevistas e declarações do parlamentar e, cuidadosamente, criou o depoimento de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.

Com classificação indicativa de 14 anos e duração de 80 minutos, o drama irá percorrer, entre abril e julho de 2024, as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos gratuitos. Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Em São Luís, as sessões gratuitas do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” ocorrerão nos dias 24 e 25 de abril (quarta e quinta-feira), no Teatro João do Vale, localizado na Rua da Estrela, 283, no Centro de São Luís, com capacidade para 215 lugares em cada sessão.

Os ingressos podem ser retirados no link: https://linktr.ee/3maneirasteatro – e, também, presencialmente, na bilheteria do teatro (uma hora antes de cada sessão).

Trajetória do espetáculo

A peça “3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreou em 2019, no Rio de Janeiro, com uma temporada de 3 meses no Teatro Poeirinha – em 2020, entrou em cartaz em São Paulo, no Sesc Ipiranga.

Após a pandemia, o espetáculo retomou a estrada com sessões lotadas em dois grandes eventos: no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no Festival Palco Giratório, em Porto Alegre; e na programação do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, convidado pelo Grupo Galpão.

Em julho de 2020, foi publicado o livro do texto da peça, por meio da Editora Livros Ilimitados, com prefácio escrito por Jean Wyllys e posfácio do diretor Fabiano Dadado de Freitas. O livro está disponível no link: https://www.travessa.com.br/3-maneiras-de-tocar-no-assunto-1-ed-2020/artigo/6fe5e2c7-4555-4c43-8c9c-45f2f06055c0.

Ainda entre 2022 e 2023, a peça foi realizada em mais 10 teatros da capital carioca, transitando por todas as zonas da cidade, além de apresentações na região metropolitana e no interior do RJ.

Elenco e direção

O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é estrelado pelo ator Leonardo Netto (que também assina o texto da peça) e dirigido por Fabiano Dadado de Freitas.

Ator, diretor e dramaturgo, Leonardo Netto estreou profissionalmente em 1989, dirigido por Amir Haddad. Integrou o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, companhia dirigida por Aderbal Freire-Filho e trabalhou com diretores como Gilberto Gawronski, Ana Kfouri, Jefferson Miranda, João Falcão, Luiz Arthur Nunes, Enrique Diaz, Celso Nunes e Christiane Jatahy. Como ator, estrelou as peças “Conselho de Classe” (dir. Bel Garcia e Susana Ribeiro), “A Santa Joana dos Matadouros” (dir. Marina Vianna e Diogo Liberano), “Entonces Bailemos” (dir. Martín Flores Cárdenas) e “3 Maneiras de Tocar no Assunto” (dir. Fabiano Dadado de Freitas).

Na TV, Leonardo Netto se destacou nas séries “Magnífica 70”, “Me chama de Bruna” e na minissérie “Assédio” (Rede Globo). Já no cinema, estrelou “Em Nome da Lei”, de Sérgio Rezende, e “Três Verões”, de Sandra Kogut. Escreveu e dirigiu as peças “Para os que estão em casa” e “A ordem natural das coisas”, além de dirigir “Um dia a menos” (monólogo com a atriz Ana Beatriz Nogueira) e “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, com Sílvia Buarque e Guida Vianna. Recebeu os prêmios Cesgranrio de Melhor Ator e Texto e o APTR de Melhor Autor por “3 Maneiras de Tocar no Assunto” e o Cesgranrio de Melhor Texto por “A ordem natural das coisas”.

Já Fabiano Dadado de Freitas, diretor, dramaturgo e ator, é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ e tem sua trajetória artística voltada à pesquisa dos corpos dissidentes e dos regimes de invisibilização. Diretor de “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, foi indicado aos Prêmios Cesgranrio e APTR de Melhor Direção. Dirige no Teatro de Extremos: “O Homossexual ou a dificuldade de se expressar” – com 13 indicações aos Prêmios Shell, Cesgranrio, APTR; e Questão de Crítica – e “Balé Ralé”.

Em 2021, dirigiu “A Doença do Outro” (solo escrito e interpretado por Ronaldo Serruya) e roteirizou e dirigiu as séries de radiodrama “A Mulher do Início do Mundo” e “O Viaduto”, e a série de teleteatro “Tônia, um corpo político”, para o Itaú Cultural. É colaborador do projeto artístico e transdisciplinar “Museu do Meninos” desde 2019; dirigiu “Sem Título para uma Radiocoreografia”, em parceria com o Festival Panorama, e a performance “Arqueologias do Futuro”.

Outros destaques de Fabiano Dadado de Freitas foram: a preparação do elenco da série “Dias Perfeitos” (Globoplay) e a direção do videoclipe da canção “Meu coração é brega”, de Fafá de Belém.

SERVIÇO

O QUÊ: sessões gratuitas do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” em São Luís;

QUANDO: nos dias 24 e 25 de abril – quarta e quinta-feira;

ONDE: Teatro João do Vale (Rua da Estrela, 283 – Centro, São Luís);

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos;

INGRESSOS: gratuitos;

BILHETERIA: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro – e presencialmente no teatro 1h (uma hora) antes da apresentação;

Obs.: os ingressos retirados on-line deverão ser validados na bilheteria até 15 minutos antes da sessão – caso contrário, serão liberados ao público presente;

CAPACIDADE: 215 (duzentos e quinze) lugares;

CONTATO: (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.

Siga o espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” nas redes:

• Instagram: https://www.instagram.com/3maneirasteatro/

• Facebook: https://www.facebook.com/3maneirasteatro/

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Leonardo Netto;

Direção: Fabiano Dadado de Freitas;

Direção de movimento: Marcia Rubin;

Iluminação: Renato Machado;

Figurino: Luiza Fardin;

Cenário: Elsa Romero;

Visagismo: Marcio Mello;

Trilha sonora: Rodrigo Marçal e Leonardo Netto;

Adaptação de luz: Leandro Barreto;

Direção de produção: Luísa Barros;

Gerência administrativa: Amanda Cezarina;

Produção executiva: Thaís Pinheiro;

Produção local: MiraMundo Produções Culturais;

Fotos: Dalton Valerio;

Design: Geraldo Oliveira;

Comunicação social: Lucas Sampaio;

Mídias sociais: Ronny Werneck;

Assessoria de imprensa: Gustavo Sampaio;

Realização: Fulminante Produções Culturais e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Sem comentário para "Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam: explorando temas como homofobia, bullying e intolerância, aclamado espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” terá sessões gratuitas em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS