ORAÇÃO DE GANDHI

Recebi de um amigo o texto que se segue, como sendo a oração que Mahatma Gandhi costumava fazer diariamente. Não sei dizer se ele realmente era genuíno, mas o fato dessa súplica ser tão maravilhosamente linda e impregnada de tamanha sabedoria, tolerância e bondade, me fez tomar a decisão de adotá-la como uma de minhas formas de falar com Deus. 

Meu Senhor!

Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos;

Se me deres fortuna, não me tires a razão.

Se me deres êxito, não me tires a  humildade.

Se me deres humildade, não me tires a dignidade.

Ajuda-me sempre enxergar a outra face da moeda e não me deixes acusar por traição quem não pensar igual a mim.

Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo.

Não deixes que me torne orgulhoso se triunfar, nem me deixes cair em desespero se fracassar. Antes disso, recorda-me que o fracasso é a experiência que precede  o triunfo.

Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.

Se não me deres o êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso.

Se eu ofender alguém, dá-me coragem para pedir desculpas e se alguém me ofender, dá-me grandeza para perdoar.

Senhor… Se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim!

Perfil

“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.

Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.

Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.

Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.

Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima