Você sabe o que é o CFAP?

Não se preocupe se você não sabe o que é o CFAP, isso não significa que você não conhece o nosso estado, o Maranhão, significa apenas que precisamos conhecê-lo melhor. Eu tinha muito mais obrigação de saber o que é o CFAP, mas também não sabia e imagino que muito pouca gente saiba do que se trata.

Dias atrás recebi um telefonema do tenente-coronel Laércio Ozório Bueno, comandante do CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Policia Militar do Maranhão – que se localiza no quilometro 2 da BR-135, na entrada de nossa capital.

O coronel Ozório me convidou para fazer uma visita a sua unidade e para almoçar com os oficiais que dirigem aquele centro de ensino. Aceitei o convite e lá estive na quarta-feira, 3 de agosto.

O CFAP tem como objetivo a formação, adaptação, aperfeiçoamento e especialização de Praças da Corporação, que foi criada em 1841, 170 anos atrás.

Lá fiquei sabendo que o ensino de praças na PMMA iniciou-se em 1898, como Escola de Recrutas no Convento das Mercês e que no ano de 1972 sua sede passou para os limites do Aeroporto Marechal Cunha Machado, de propriedade da União Federal, administrada pela Infraero onde permanece até hoje, trinta e nove anos depois, mesmo tempo de existência dos JEMs.

Atualmente o CFAP possui ampla área para prática esportiva com campos de futebol, quadra de vôlei de areia, pavilhões com salas de aula climatizadas, área para instrução de defesa pessoal com um Dojô feito pelos próprios alunos, estande de tiro com espaldão ecológico e outras modalidades, ressaltando que tal estrutura foi toda recuperada principalmente com a participação de parcerias e voluntariado do público interno.

Lá eu pude ver que além da recuperação estrutural, o CFAP também apresenta considerável avanço pedagógico, funcionando também como fábrica de conhecimentos, possibilitando uma grade curricular nivelada as das melhores Policias Militares do Brasil, alinhada com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com ênfase aos ensinamentos sobre direitos humanos, técnicas de abordagem e defesa, permitindo que o conhecimento sobreponha-se à violência.

Acompanhando a evolução tecnológica o processo de ensino-aprendizagem da PMMA através do CFAP emprega também a metodologia do Ensino a Distancia (EAD) que proporcionou extraordinário avanço qualitativo e quantitativo, permitindo que os conhecimentos profissionais cheguem a todos os rincões do Estado, proporcionando um nivelamento quase absoluto dos conhecimentos.

A qualificação técnica do público interno este se apresenta motivado e assaz participativo, devido também a ações de congraçamento, reconhecimento profissional, melhorias nas condições de trabalho (alojamento, refeitórios, etc…) e também aos eventos de entretenimento nas praças desportivas.

Além de cumprir sua missão fundamental o CFAP exerce importante papel social perante mais de setenta crianças e ou adolescentes oriundos das comunidades circunvizinhas, que se utilizam das instalações para prática do futebol onde também recebem orientações e conhecimentos importantes para a formação do caráter do bom cidadão.

Não tenho mais a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, local de onde eu, além de cobrar providencias e defender os interesses daqueles que me elegeram, o povo do Maranhão, proclamava e defendia as boas coisas feitas em nossa terra, como esta que lhe mostro hoje. Por motivos pessoais abri mão daquela tribuna, mas continuo a ter esta, o jornalismo, a literatura, da qual não me aparto e que em muitos casos é muito mais ouvida. Daqui, irei continuar comentando as boas coisas que existem em nossa terra e também continuarei levantando discussões que acredite ser relevante para nossa vida, como por exemplo, a situação de abandono em que se encontra o nosso centro histórico, que teima em sobreviver à ação do tempo e aos maus tratos.

O CFAP é uma dessas instituições que nós devemos apoiar incondicionalmente, pois é ela quem pode melhorar a qualidade de um dos setores mais vitais de nossa sociedade, o grupo de cidadãos que destacamos para nos dar segurança, para proteger a nós e nossas famílias.

Gostei do que vi em minha visita e vou voltar para ajudar no que puder.

Perfil

“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.

Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.

Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.

Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.

Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima