Gol de Haickel

Matéria originalmente publicada na coluna “Estado Maior” do Jornal O Estado do Maranhão no dia 19/11/2010

Gol de Haickel

Além do trabalho político que realizou ao longo dos dois últimos mandatos, o deputado estadual Joaquim Haickel (PMDB), que não se candidatou à reeleição, deixará um expressivo legado na Assembléia Legislativa.
E um dos itens mais destacados é o projeto de lei que institui a concessão de incentivo fiscal para que empresas instaladas no Maranhão possam financiar projetos culturais e esportivos aprovados pelas secretarias estaduais de Cultura e de Esporte e Juventude. O patrocínio será compensado com abatimento no ICMS.
Joaquim Haickel propõe incentivo de 1,5% do valor do ICMS a recolher por período, sendo 1% destinado a projetos na área cultural e 0,5% para os esportivos. E para ser beneficiada, a empresa patrocinadora deve contribuir com recursos próprios, em quatro parcelas equivalentes a 25% do valor da sua participação no projeto. “O Poder Executivo fixará anualmente o montante de recursos disponíveis para o incentivo de que trata esse artigo”, diz o texto do projeto. A concessão de incentivo deverá ter o aval da Secretaria de Estado da Fazenda. Fraude será punida com multa pesada.
Haickel sugere que os projetos incentivados deverão utilizar, total ou parcialmente, recursos humanos e materiais, técnicos e naturais disponíveis no Maranhão. Visa, assim, incentivar a pesquisa, o estudo, a edição de obras e a produção das atividades artístico-culturais nas áreas de artes cênicas, cinema e vídeo, fotografia, literatura, música, artesanato, folclore, tradições populares, museus, biblioteca, arquivos e esportivas. E também promover a aquisição, manutenção, conservação, restauração, produção e construção de bens móveis e imóveis de interesse artístico, histórico, cultural e esportivo do Maranhão, assim como campanhas de conscientização, difusão, preservação e utilização de bens culturais e esportivos. Além disso, o projeto objetiva instituir prêmios em diversas categorias e incentivar práticas desportivas.
É isso aí.

6 comentários em “Gol de Haickel”

  1. Marco Aurélio Macedo

    Muito bom esse projeto Joaquim! Fica no entanto uma pergunta: porque esse projeto não foi apresentado antes? Mesmo assim parabéns, como diz o texto transcrito de o Estado, se você nada tivesse feito em seu mandato, só isso já consagraria o sucesso dele.

  2. No século em que o esporte ganha dimensões relevantes enquanto politica pública visto que estaremos sediando em nosso País uma Copa do Mundo e Olimpiadas parabenizamos a atitude do nobre parlamentar joaquim Haickel sem dúvida um grande legado que será deixado ao esporte e cultura do nosso estado agora é a hora das empresas possibilitarem suas contribuições sem dúvida um gol de Placa Joaquim parabéns

  3. Claudiomiro Pinheiro

    Excelente projeto deputado. Gostaria muito que a governadora lhe indicasse para uma dessas secretarias, tenho certeza que o senhor faria muito, muuuiiiito, muuuuiiiiiito melhor que qualquer um desses secretários que estão ai.

  4. Caro Joaquim,

    Voce é um goleador. Infelizmente, por razões ja exaustivamentes explicadas porém não aceitas, voce optou por não continuar marcando gols no Legislativo. Eu e o seu eleitorado, esperamos que essa opção seja temporária. Não me sentirei representado na próxima legislatura. Abraço

  5. Fabíola da Rocha Monte

    Joaquim,
    Gol de placa também foi seu “bate papo” sobre cinema e literatura, hoje, no Café Literário, do Odylo Costa Filho. Concordo com você, quando fala que o cinema democratiza a literatura.
    Parabéns!

  6. Joaquim, fiquei maravilhada com a sua palestra ontem à noite ao lado do também imortal Valdemiro Viana, no Café Literário do Odylo Costa Filho, sobre cinema e literatura. Não imaginei que você conhecia tanto sobre cinema, sobre a filosofia, a história, a estética e a técnica dessa arte que me fascina e me emociona.
    Você deveria falar sobre esse assunto nos cursos de comunicação e correlatos de nossas faculdades.
    Adorei. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perfil

“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.

Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.

Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.

Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.

Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima