“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.
Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.
Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.
Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.
Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.
11 comentários em “AVISO IMPORTANTE”
Será uma pena não poder mais ler seus textos diariamente. Já estava me acostumando, e o que é pior ou melhor, não sei, estava adorando conhecer você através das coisas que escreve.
Confesso que não havia entendido porque você havia autorizado aquele comentário grosseiro sobre mim! Vendo agora que você o deletou, fico liberada para continuar a fazer comentários aos seus textos aqui no seu blog. Abraço!
Deputado, não acredito. Gosto tanto dos seus textos. Vou ter que me conformar apenas com as edições de domingo do Estado do MA. Grande beijo…
Li todos os seus artigos e poemas publicados aqui no Blog e adorei.
Parabéns!! Já estou com saudade!
Beijos
Drika
Estou sentindo falta de seus TEXTOS! Volta logo.
Brilhante decisão, ilustre parlamentar. Post somente quando tiver algo de importante para nos dizer ou comentar. Mas, por favor, poemas NÃO!
Amigo Ribamar,
respeito bastante sua opinião ao ponto de torna-la pública. Mas devo dizer-lhe que se eu, dia destes, cometer algum poema, e achar que ele seja razoável, vou publica-lo normalmente. Se o amigo não gostar ou não leia ou no caso de não resistir e ler, pode comentar que se eu achar que devo, tornarei público seu comentário.
Abraço.
PS: Ao contrario de você, varias pessoas gostaram muito dos meus poemas.
quim, ñ lig pra esse tal de Riba, ele ñ sab o q diz!
Esse Ribamar não entende nada de poesia!
Lamento. sou leitor assiduo dos teus escritos. Um grande e afetuoso abraço.
Eu nao acredito!Voce nao pode parar de escrever!Eu adoro ler suas poesias!
Beijos 😀