“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.
Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.
Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.
Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.
Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.
6 comentários em “A vida é a nossa empresa mais importante.”
Quando, por ventura, imaginamos conhecer e atingir todas as respostas, vem a vida …e muda as perguntas.
Bom Dia Joaquim, e lamentavelmente, minhas condolencias pela perda bárbara do seu primo. Eu sei que as perdas são inevitáveis ,porém, da forma bárbara como ocorreu a morte de Jose Antonio é para ir para as ruas e lutar abertamente pela tão comentada Paz e Justiça. Ninguém merece morrer tão barbaramente. Hoje o telefone tocou e acordei com um amigo aí do Maranhão me pedindo para ler o JP, que choque, quantas vezes em férias volto a São Luis e ao Ali Babá e adooooorrrrooo a co0nversa maravilhosa do inimitável Elias e por várias vezes conversei com Jose Antonio. Estou pasma, o que aconteceu com a nossa São Luis de Bandeira Tribuzzi, e de tantos outros poetas???? Meus deuses!!!!!! quanta violência… Meus Pêsames Poeta, e estenda a toda a família.
Joaquim,
Mesmo com uma contabilidade rígida, uma empresa vez ou outra precisa passar por um processo mais aprofundado, rever seus métodos, medir seus lucros, procurar novas formas de fazer melhor mesmo o que já vem dando certo.
Assim também é a vida. Não podemos nos acomodar nunca, para não corrermos o risco de passar pela vida sem ter vivido.
Enquanto as respostas forem insuficientes ou inexatas as perguntas permanecem, as mesmas. As perguntas nunca mudaram. Quem eu sou? O que? Como? Por quê? De onde eu vim? Para onde eu estou indo?
É um equívoco alguém imaginar que conhece e atingiu todas as respostas. O conhecimento é infinito, dinâmico, crescente e evolutivo. Isso é ciência, assim é a ciência.
Depois do A, vem sempre o B e assim continua até chegar ao Z. Depois do Z vêm as sílabas, depois das sílabas vêm as palavras, depois das palavras vêm as frases, depois das frases vêm os textos e assim continua sem ter deixado para trás o ABC.
A vida nunca muda as perguntas, apenas solicita, às vezes de forma sutil e outras vezes de forma violenta, que se amplie o conhecimento e que se evolua com o conhecimento, pois essa é a função do conhecimento, fazer o homem evoluir.
E é um equívoco ainda maior achar que a vida mudou ou muda as perguntas. A vida não é uma entidade. A vida não é um fantasma e/ou um filme de terror, que não se tenha nenhum controle e nenhuma participação, onde somos apenas meros espectadores e/ou fantoches, que só nos reste como opção vivermos e convivermos com o medo e a aceitarmos as perdas como inevitáveis.
WAKE UP!!!!!!!!!! ACORDEM!!!!!!!!
Primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia:
“Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele.”
A característica básica da energia é MOVIMENTO. A circulação sanguínea, a luz, o som, o universo, o sistema solar, a Terra…. tudo o que é vida, é movimento. A água, que constitui por volta de 70%, a Terra e na mesma proporção o corpo humano, é movimento. Águas paradas não produzem energia. Apenas servem de criadouro para insetos, vermes e bactérias.
Antropológica do Espelho …
olá deputado!!! a quanto tempo não lhe vejo,pois a 4 anos tive que sair do maranhão para procuar emprego em outro estado e coseguí, enquanto o vale do pindaré sofre as mínguas,não foi essas as promessas de campanha,indique menos livros e trabalhe pelo o que realmente interessa pro povo.DEUS NÃO DORME HEIN,ELE DÁ MAIS ELE TOMA TAMBÉM !!!
Resposta: Caro Joaney, desculpe mas não lembro de você… Espero que você tenha conseguido um bom emprego e possa um dia voltar para o Pindaré para quem sabe nos ensinar a fazer melhor… Estou a sua inteira disposição.
Ah, sim! Não sei de querm você ouviu promessas de campanha, isso é coisa que pelo menos eu não faço, inclusive não tenho sido votado no Pindaré nas últimas cinco eleições.