Uns poucos planos para 2013

9comentários

Esse texto não terá prólogo. Ou melhor, seu prólogo será pequenino. Não darei muitas voltas, como sempre faço, antes de chegar ao assunto que quero. É que o assunto de hoje é bem simples. Todo ano, nessa ocasião, tomamos decisões, fazemos planos para colocarmos em prática no ano que se inicia. O texto de hoje é única e tão somente a respeito de uma agenda, uma lista, uma planilha de coisas que preciso fazer a partir de depois de amanhã, quando já será 2013.

Não farei uma lista em ordem cronológica ou de prioridades. Relacionarei os afazeres que preciso realizar de forma a agrupá-los por gênero das atividades as quais me dedico.

Dois de meus grandes amigos, o saudoso Artur da Távola e meu eterno professor, Sebastião Moreira Duarte, em prefácios que fizeram em dois de meus livros acusam-me de ser facundo e múltiplo. Abstraindo qualquer caráter qualitativamente positivo que possa haver nesses adjetivos a mim direcionados, confesso que realmente são muitas as facetas de minha existência. Tantas que às vezes penso que
não darei conta de conviver com todas.

Enquanto pessoa, ser humano, homem, espero poder em 2013 desfrutar mais da companhia das pessoas que amo e que a mim dedicam esse sentimento, sem o qual nada eu seria.

Como indivíduo, espero arrumar tempo para voltar a praticar tênis e basquete, no intuito de perder pelo menos parte dos quilos que ganhei mais recentemente e deles não consigo me livrar. Comer menos? Nem pensar!

No que diz respeito à minha função de secretário estadual de esporte, espero que o ano de 2013 seja administrativamente mais parecido com 2011 que com 2012.

Nesse setor, temos que dar ainda mais atenção aos JEM’s e à nossa participação nos JEB’s; devemos finalmente concluir a reconstrução do Costa Rodrigues; dedicarmo-nos mais ao futebol, pois esse será um ano muito profícuo; precisamos fazer o Viva Nota sair do papel e equilibrar a gestão do Castelão; devemos divulgar e difundir a Lei de Incentivo ao Esporte, que já é um grande sucesso.

Na política, minha determinação permanece a mesma. Amá-la incondicionalmente, mas com o mesmo distanciamento que deve ter um alcoólatra da primeira dose. Eu não seria completamente feliz sem a política, mas não pretendo participar de disputas eleitorais.

Quanto ao setor empresarial, não permitirei que nenhum negócio, por mais lucrativo que possa ser, venha a abalar alguma amizade, por menor que ela fosse, pois para mim a verdadeira fortuna de um homem, seu maior tesouro, não são joias, dinheiro, imóveis, mas sim as amizades que ele possui e sabe preservar.

Aprendi com meu pai, que era reconhecido por todos como um homem extremamente generoso, que nos negócios, assim como na política e na vida, é sempre melhor um mau acordo que uma boa briga.

No setor das artes: para 2013, no que se refere à literatura, não pretendo lançar nenhum livro e devo diminuir minha participação aqui nesse espaço, de quatro para duas vezes por mês.

Na Academia Maranhense de Letras, pretendemos implantar com ajuda da iniciativa privada e uma forcinha do secretário de indústria e comércio, Mauricio Macedo e da superintendente do IPHAN, Kátia Bogéa, uma nova biblioteca que deverá abrigar acervos doados por alguns de nossos mais importantes membros.

No cinema alguns projetos estarão sendo concluídos ainda no primeiro trimestre, como é o caso da série para televisão feita para a AML sobre seus fundadores e alguns outros imortais. Há também o longa-metragem sobre a vida e a obra do padre Antonio Vieira cujo titulo é “A Pedra e a Palavra”.

São muitos os projetos nessa área. Um filme sobre o compositor e cantor, mestre Antonio Vieira; outro baseado no livro de Eliezer Moreira, sobre o desconhecido, mas mesmo assim importante escultor maranhense, Celso Antonio; três desenhos animados: um em conjunto com Lenita Estrela de Sá, sobre futebol e outros dois históricos, um sobre Ana Jansen e outro sobre a Balaiada. Todos três em
parceria com a Dupla Criação.

Se conseguir um tempinho, pretendo iniciar uma série de documentários sobre alguns dos mais importantes personagens de nossa história, começando por dois ex-prefeitos, Sousândrade e Haroldo Tavares. Há também planos de realizarmos uma outra série sobre nossos artistas plásticos, isso sem interrompermos nosso trabalho no Museu da Memória Audiovisual, que tenta digitalizar os acervos que nos chegam às mãos.

Vamos também buscar apoio na lei de incentivo à cultura que em muito boa hora foi regulamentada pela secretária Olga Simão.

Em 2013 a Fundação Nagib Haickel implantará um canal de Televisão Educativa, a TV Guarnicê, Canal 15, que deverá contar com a parceria das Secretarias de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado, bem como com a participação de algumas universidades estatais e particulares, além de entidades como ICE, FIEMA, ACM, FAMEM, no sentido de oferecer ao Maranhão e ao Brasil uma escola 24 horas por dia, em sua grade de programação.

Parece muito para se realizar em apenas 365 dias, e o é, mas para realizar tudo isso conto com a colaboração de pessoas maravilhosas por onde quer que eu vá.

É especialmente para essa gente, que trabalha direta ou indiretamente comigo em todos esses projetos, que dirijo minhas últimas palavras de 2012… Muito Obrigado!… E as primeiras de 2013… Vamos fazer muito mais e melhor…

Feliz Ano Novo para todos!

9 comentários para "Uns poucos planos para 2013"


  1. paulo moraes

    espero que você olhe pros outros e não só pros seus pares

    • Joaquim Haickel

      Resposta: Acredito que o simples fato de aprovar esse seu comentário, aparentemente amargurado, já demonstra que não olho só para os meus pares, ao mesmo tempo em que espero que você seja um dos meus pares, pelo menos enquanto pessoa preocupada em fazer o melhor que puder para bem realizar seu trabalho e buscar a felicidade, sua e da sociedade.
      Feliz ano novo para você e para seus pares, que espero que sejam também meus.

      • Stela Coelho

        Simplesmente adorei a elegância da sua resposta ao comentário. Desejo a você nesse ano que se inicia o mesmo que desejo para mim e para “os meus pares”: tudo de bom!!!

  2. Raimundo Mesquita

    No que me cabe, estarei ombreado com voce no trabalho em prol do nosso esporte, principalmente do desporto escolar. Feliz 2013!

    Mesquita

  3. Beto Nicácio – Dupla Criação

    Joaquim, nos honra muito termos feitos projetos juntos, e estar nos seus planos em 2013. Vamos lá!

  4. Rosângela

    Belo achado nesse mar de porcarias , que se dizem literárias, que se vê na rede. Amei seus textos, seus estilo, seu perfil. Como cronista nata, apreciei bastante essas pílulas que encontrei aqui.
    Congratulations!!

  5. Samyr

    Hoje já são 12/01 e só hoje estou lendo seu texto, ainda do ano passado, espero que volte atrás e mantenha pelo menos 4 publicações por mês, seus textos são bons e acho que podemos ter suas análises nos mais variados campos, além da política e cultura.

  6. Leopoldo Vaz

    Joaquim,
    não vi os planos referentes ao IHGM… e os projetos do resgate da memoria do esporte? ficam para quando, mesmo?

    • Joaquim Haickel

      Resposta: Estes já estão em andamento. Os primeiro itens desse projeto são os livros que já estão sendo digitados…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS