Sedel homenageará Dimas e Alemão, ícones do esporte no MA

Raramente uso esse espaço para falar de nosso trabalho frente à SEDEL, mas como acredito que este seja um bom motivo, dou repercussão aqui da matéria abaixo, em homenagem, carinho e respeito ao professor Dimas e ao Alemão.

homenagens16314peq

Secretário Joaquim Haickel entre Alemão e o professor Dimas

São Luís terá mais uma praça esportiva em pouco tempo. Tudo porque a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) irá construir o Ginásio Poliesportivo Antônio Maria Zacarias Bezerra de Araújo (Professor Dimas), em homenagem a um dos ícones dos esportes do nosso Estado. O local escolhido para receber as futuras instalações do ginásio foi o Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz.

A obra da nova praça esportiva será gerenciada pela Caixa Econômica Federal, uma vez que os recursos para a construção do ginásio foram obtidos pelo deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB/MA).

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, o Ginásio Dimas será um local para a realização de treinos e competições de diversas modalidades. “Este ginásio será utilizado por inúmeras Federações. O nosso objetivo é proporcionar aos nossos atletas mais um local para que eles possam treinar e competir. Dar a esta praça o nome do Professor Dimas, é uma justa homenagem àquele educador esportivo que foi responsável pela iniciação de muitos dos nossos grandes atletas”, comentou.

Ginásio Alemão

A Secretaria de Estado do Esporte Lazer (Sedel) também irá reconstruir o ginásio do bairro da Liberdade, em São Luís. Para isso, a Sedel firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semdel) por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Haickel já sugeriu ao secretário Raimundo Penha (Semdel) que o novo ginásio do bairro da Liberdade receba o nome de Ginásio Claudio Vaz dos Santos (Alemão), em homenagem a um dos idealizadores dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), mais importante competição esportiva de nosso Estado. Penha já concordou e pedirá ao vereador Ivaldo Rodrigues que apresente uma lei nesse sentido.

“É importante homenagear aqueles que muito fizeram pelo esporte maranhense. Tanto o Professor Dimas, quanto o Alemão, têm uma importância muito grande para o esporte do Maranhão”, comentou o secretário.

Vale destacar que estas não são as primeiras homenagens feitas pela Sedel para os professores Dimas e Claudio Vaz. Em 2012, a dupla foi homenageada nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Na época, o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, deu aos troféus das escolas campeãs nos JEMs nas categorias Infantil e Infanto os nomes destes ícones do esporte maranhense.

 

http://www.esporteelazer.ma.gov.br/2014/03/16/sedel-homenageara-dimas-e-alemao-icones-do-esporte-maranhense/

Texto: Paulo de Tarso Jr.

 Foto:  Biaman Prado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perfil

“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.

Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.

Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.

Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.

Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima