3comentários

Tenho um bom amigo que me manda pelo menos 50 mensagens eletrônicas por dia, então resolvi compartilhar com vocês, sempre que for possível, algumas delas (apenas algumas…rsrsrsrs). Espero que apreciem.

SENTENÇA JUDICIAL DATADA DE 1833 – PROVÍNCIA DE SERGIPE

O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant’Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de em uma moita de mato, saiu dela de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ela se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas dela de fora e ao Deus dará. Ele não conseguiu matrimonio porque ela gritou e veio em amparo dela Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leis que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.

CONSIDERO:

QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ela e fazer chumbregâncias, coisas que só o marido dela competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Apostólica Romana;

QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quistambém fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas;

QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.

CONDENO:

O cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa.

Nomeio carrasco o carcereiro.
Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.
Manoel Fernandes dos Santos
Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha
Sergipe, 15 de Outubro de1833.
Fonte: Instituto Histórico de Alagoas

3 comentários para ""


  1. Tininha

    Caparam o Duda só de sacanagem, pois a mulher que foi conxambrada adorou!!!!!!!! já que o marido não dava no couro. Infelizmente os tempos eram outros e ela não pode dizer que queria mais era ser muuuiiiitoooo bolinada pelo tarado.

  2. Penélope Charmosa

    O cara era um tremendo Ricardão, e aposto todas as fichas que as mulheres o adoravam. Foi por puro despeito e talvez até mesmo porque o marido dessa outra era g**, que esse espécime sublime da macheza nordestina foi levado á guilhotina, ou melhor a capacina.

  3. Joaquim Nagib Haickel

    Não concordo com os dois comentários abaixo. Só resolvi aceitá-los por serem engraçados e espirituosos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS