AMOLUAR

Eu só queria saber luinha,
se tu ó menininha,
vem assim, toda certinha,
pra minha cabeça virar.
Vens cheia, pomposa, formosa
e te como, como queijo.
Vens minguante e no quarto
te como, como gueixa.
Vens crescente indecente!!!…
Te trago as pernas, a boca,
os seios, a mente.
Te como como louco
e tu louca,
te entrega a mim e consente.

PS: Antes que alguém ache que todo poema meu tem um endereçamento postal especifico, gostaria de avisar que o poema acima foi publicado no livro “O Quinto Cavaleiro”, em 1981, 28 anos atrás. 

10 comentários em “AMOLUAR”

  1. Jose Carlos Silva

    Deputado,

    Tenho absoluta certeza que mesmo a 28 anos atras esse poema teve endereço tão certo quanto uma flecha atirado por ROBIN HOOD,afinal o senhor sempre foi e será um eterno apaixonado.

  2. Com toda certeza, pelo fato de você ser totalmente metafórico, pleonásmico, metonímio, esse poema tem sim endereço certo. Deve ser um recado! Logo hoje, vespera do dia dos namorados!!! E agora que eu soube que o nobre deputado está apaixonado!!! Aposto!!! Esse poema tem endereço certo sim!!! É para a atual dona de seu coração.

    Resposta: Esse poema realmente não foi feito para minha namorada, ela tinha apenas 12 anos quando o fiz e nem sabia que ela existia e que existiria um dia em minha vida. Acontece que esse poema cabe quase que totalmente para ela, a única pequena diferença é que se fosse compará-la a um corpo celeste (falo do substantivo, não do adjetivo, pois se fosse adjetivo seria redundância), se fosse fazer uma hipálage usando-a, teria que escrever um poema sobre o sol…

  3. Cabe quase q totalmete para ela? Pq não dizer q é todo para ela? Lindo!!!

    “Amor é fogo que arde sem se ver;
    É ferida que dói e não se sente;
    É um contentamento descontente;
    É dor que desatina sem doer;

    É um não querer mais que bem querer;
    É solitário andar por entre a gente;
    É nunca contentar-se de contente;
    É cuidar que se ganha em se perder;

    É querer estar preso por vontade;
    É servir a quem vence, o vencedor;
    É ter com quem nos mata lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    Nos corações humanos amizade,
    se tão contrário a si é o mesmo Amor?”

  4. Ah Joaquim!

    Sendo véspera do dia dos namorados e lendo o que e como você fala em sua namorada….tenho que admitir: Me dá uma certa inveja…gostaria muito de ter um dia um relacionamento assim, como parece ser o seu com o de sua namorada…prá você falar que ela mereceria um poema comparando-a ao sol, porque com a lua não é uma comparação à altura…deve ser “o” namoro. Parabéns ao casal…pelo dia dos namorados…vcs são o exemplo de namorados que deu certo.

  5. Joaquim,
    Leio vc regularmente, já faz um bom tempo, e adoro o que escreves, sua paixão pela política, vc é culto, gentil, mente aberta… Gosta de fazer amizade sem impor preconceitos… Mas…contudo, porém, todavia, (rsrsrs) ; havia em minha “idéia sobre vc” algo que tirava um pouco do seu encanto. Julgava que vc via beleza apenas nas mulheres muitoooo jovens e que jamais se relacionaria com mulheres lindas maduras. Se não compreendi errado, revelas agora que sua namorada é uma linda mulher madura.
    Tem mulheres lindíssimas maduras (lindas mesmo por dentro e por fora)

    PARABÉNS JOAQUIM!!!
    Feliz dia dos namorados pra vc, mais que nunca sei o qto mereces – Genial!
    bjs

    Resposta: Veja só como são as coisas, você e algumas outras pessoas podem até pensar isso de mim, mas nem você nem quem quer que seja, jamais me viu envolvido com mulheres beeemmmm mais jovens, e se sou realmente como você diz que sou (culto, gentil, mente aberta… Gosta de fazer amizade sem impor preconceitos…), jamais iria achar que beleza é coisa só de gente jovem. Os jovens são detentores de uma beleza só sua, a beleza da carne dura, nos menos jovens a beleza, já não tão rígida, divide o espaço com o charme e o magnetismo, coisas muito mais permanentes. E olha que a minha coroa é mais dura que muita menininha por ai.

  6. Joaquim, foi exatamente o que esta leitora quis dizer , mesmo pessoas maduras podem ter até a beleza física tão preponderante ainda que pessoas jovens. As mulheres modernas estão cada vez mais lindas e jovens por mais tempo.
    Certamente sua namorada é lindíssima, e muito especial.
    Feliz dia dos namorados!!!! O Poema amoluar é show.

  7. Bom Dia Joaquim !!!!! Feliz dia dos Namorados e Viva Santo Antonio !!!!!!!
    Que lindo poema, pequeno, diz para essa turma que as melhores mulheres são as mais experientes.

    até mais V

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perfil

“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.

Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.

Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.

Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.

Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima