De quem é a culpa?

4comentários

?

Se você é bom em história geral ou pelo menos é bom de memória, então me diga rápido, de quem é a culpa pela deflagração da primeira guerra mundial? Não sabe? Não se lembra? Não fique triste, não se sinta diminuído, muito pouca gente irá se lembrar. Esse é um episodio que muita gente acha pouco importante, é um fato distante no tempo e no espaço. Mas quem for realmente bom em história geral ou simplesmente tiver uma boa memória vai se lembrar do que aprendeu na escola, vai se lembrar que foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua mulher, Duquesa de Hohenberg que visitavam a cidade de Sarajevo, no dia 28 de junho de 1914, por Gavrilo Princip, um estudante de origem sérvia, o que acendeu o rastilho de pólvora que detonou a primeira grande guerra. Nenhum professor nunca nos ensinou que a conjuntura geopolítica da Europa e do mundo no inicio do século XX propiciava as condições para eclodir aquele conflito. Ninguém nunca chamou a nossa atenção, para a grande parcela de culpa que tiveram as grandes potências da época, Inglaterra e França, culpa essa motivada pela tentativa de manutenção de seu domínio sobre aquele mundo novo, que logo fugiria do controle de suas mãos. Poucos ligam, de pronto, esse conflito como uma das causas ou das culpas que culminou com a revolução Russa, quase que simultaneamente e com a segunda guerra mundial, mais de vinte anos depois.

Você é bom de cultura geral ou em curiosidades? Gosta de grandes desastres ou acidentes? Por acaso você saberia as causas ou de quem foi a culpa pelo naufrágio do Titanic ou pela queda do zepelim Hindenburg?

Dizem que na noite do dia 14 de abril de 1912, o comandante Edward J. Smith tinha ido dormir mas pedira ao 1º oficial, William Murdoch, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto que ocorresse. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdoch conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o choque entre o barco e o iceberg. De quem terá sido a culpa? Do comandante? Do 1º oficial? Da companhia White Star Line, dona do barco? Aqui, ficam claras todas as culpas, uns com mais, outros com menos, mas a maior culpada pelas 1.521 mortes, que isso também fique muito claro, foi a arrogância humana, a arrogância do comandante, a arrogância do 1º oficial e principalmente a arrogância da companhia, que acreditando ser o navio insubmersível, não disponibilizou nem botes nem coletes salva-vidas para todos os 2.227 passageiros da primeira e única viagem daquele lendário colosso dos mares.

No inicio de maio de 1937, o zepelim Hindenburg partiu da Alemanha, cruzou o Oceano Atlântico e chegou ao aeroporto de Lakehurst, em Nova York, nos Estados Unidos. No dia seis, durante a aterrissagem, com o atrito dos cabos de aço de ancoragem, o material que cobria a parte traseira, pegou fogo. O incêndio dominou o compartimento principal de hidrogênio e provocou uma grande catástrofe, causando a morte de 36 pessoas. Naquele tempo, a inflamabilidade do hidrogênio já era bem conhecida, e as medidas necessárias de segurança, regularmente tomadas. Porém, ninguém conhecia ainda a periculosidade do material plástico da cobertura. A culpa foi do piloto, do manobrista ou dos engenheiros?

Você é bom de religião ou em política? Gosta de biografias de grandes vultos da humanidade? Você sabe de quem é a culpa pelas mortes de Alexandre, o Grande, de Jesus Cristo, de Ganhdi, de Malcolm X, de Martin Luther King e de John Kennedy? Suspeitava-se que Alexandre tinha sido envenenado, mas pesquisas recentes nos levam a crer que ele tenha morrido de uma doença que em sua época era conhecida como a peste do Nilo, a nossa velha conhecida dengue, talvez a hemorrágica. Há quem diga que o culpado pela morte de Jesus é o povo Judeu, no que eu discordo totalmente. No entanto estou muito propenso a concordar com a culpa de um Judeu em especial, Caifás, e a sua gangue do cinedrium. Quanto a Judas Iscariotes, pobre coitado, bode expiatório, a culpa dele foi ser um zelote tolo que queria mais um rei que um salvador, a culpa dele foi acreditar que Jesus quando perseguido se libertaria, a si e a todo o seu povo. Pilatos? Esse é culpado literalmente por lavar as mãos, por ver a verdade e não julgar com base nela, mas sim com base numa diplomacia, numa política, corrupta e criminosa. Todos culpados.

A culpa pelo assassinato de Ganhdi, de Malcolm X e de Martin Luther King não é muito diferente, é culpa da intolerância, do fanatismo, da loucura, da pressão política e do homem que apertou os gatilhos. O caso de Kennedy só difere dos três anteriores por não trazer em si nenhum aspecto religioso, porem, está repleto de fatores políticos, de tramas e conspirações.

Alguém afinal de contas saberia me dizer com certeza de quem foi realmente a culpa pela falência da Encol ou pelo rompimento daquelas socialites famosas?

E ainda tem um monte de gente que chega pra mim e me pergunta de quem é a culpa. Pouco importa. É realmente insignificante se saber de quem foi ou de quem é a culpa por alguma coisa. No final vamos acabar descobrindo que todos os personagens, de qualquer historia, de uma forma ou de outra, uns mais outros menos, tem sua cota de culpa e de responsabilidade no desfecho do enredo que protagonizam, seja como atores principais ou como meros figurantes, mas uma coisa é certa, a parte maior da culpa cabe sempre a quem detém o poder, a quem manda, ou a quem delega esse mandato. Dessa culpa ninguém pode fugir.

4 comentários para "De quem é a culpa?"


  1. Anônimo

    Muito interessante essa sua abordagem… Não só sobre as culpas, mas principalmente sobre os fatos.

  2. Anônimo

    Um amigo já havia me falado de como eram interessantes as suas crônicas publicadas aos domingos no jornal O Estado do Maranhão e qual não foi a minha surpresa ao entrar no imirante e me deparar com seu blog e poder ver que ele tinha razão.
    Você consegue abordar temas corriqueiros do nosso dia a dia de maneira simples, acessível e com uma linguagem inteligente e agradável. Parabéns!

  3. Anônimo

    CARA, DE QUEM É A CULPA DE VOCÊ FICAR FALANDO TODAS ESSAS ABOBRINHAS NESSE BLOG? DE TUA MÃE QUE NÃO TE DEU EDUCAÇÃO FORMAL, OU DE TEU PAI QUE NÃO TE ENSINOU COMO SER UM BOM POLITICO!?

  4. Silvia Helena

    Você não deveria nem aceitar o comentário desse bobão ai embaixo. Diferentememte do que ele diz você demonstra ser um homem inteligente, culto, sensivel e um competente escritor… Como político não conheço muito o seu trabalho, mas imagino que alguém com o preparo que você demonstra em seus textos não pode ser um mau político.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS