Os dez mandamentos de Maquiavel *

11comentários

*

Sou um dos mais novos adeptos do orkut. Na verdade nem sei bem como definir o que seja essa geringonça. Acho que sua melhor definição é que ele é um site de relacionamento onde você encontra pessoas que se agrupam em comunidades temáticas, e conversam, trocam idéias e opiniões sobre os mais diversos e variados temas.

Lá existem grupos pra tudo: dos que odeiam filmes legendados aos que adoram as coisas simples da vida. Dos que acreditam em príncipe encantado aos que são viciados em comida japonesa.

O orkut serve também para se reencontrar pessoas que não vemos há muito tempo, que não sabemos por onde andam. Por lá encontrei muita gente que há séculos não via, como foi o caso de um amigo de infância e colega do Colégio Batista, Antônio José Ritter Martins, que anda mergulhando mundo afora.

Tem gente que chega a ter mais de duas centenas de comunidades em seu cadastro. Eu só participo de umas duas dezenas delas. Todas giram em torno dos meus interesses: Literatura, cinema, história, cultura, lazer, política…

Outro dia entrei numa comunidade denominada Maquiavel e deparei com uma questão que já tinha visto antes, mas que nunca quis abordar. Naquela oportunidade resolvi tocar no assunto por lá, e hoje quero abordar o mesmo assunto por aqui. É o caso de uns tais dez mandamentos que teriam sido estabelecidos por Maquiavel. Puro mito.

Em seu livro O Príncipe, Maquiavel traça o perfil que deveria ter, e diz como deveria agir um governante na transição da idade média para o renascimento. O perfil que ele traçou para um poderoso Príncipe daquela época, sempre se mostrou atual todas às vezes em que foi, desde então, confrontado com a realidade.

Não me lembro de ter lido em nenhum lugar sobre estes tais dez mandamentos de Maquiavel, em todo caso, para um melhor entendimento, vou tentar desentortar e analisar estes dez mandamentos que encontrei no orkut como sendo dele.

Procurarei fazer uma analise segundo o que acredito que fosse a ótica de Maquiavel. Procurarei ser fiel à ótica que ele relata em sua obra, em que aconselhava, e continua aconselhando, aos detentores ou pretensos detentores do poder.

1- Zele apenas por seus interesses.
O apenas aqui na verdade quer dizer em primeiro lugar. Zele em primeiro lugar pelos seus interesses. Somente zele pelos interesses dos outros se eles vierem a coincidir com os seus interesses, ai eles passam a ser seus também. Quando você tiver que abrir mão de um interesse seu em beneficio do interesse de outros, que isso fique muito claro, e que se sobressaia a sua grandeza por ser capaz de tal feito.

2- Não honre a ninguém além de você mesmo.
Não se submeta, não se diminua, não se agache, não seja subserviente. Se faça útil, indispensável, tenha orgulho do que faz e o faça com competência e honra.

3- Faça o mal, mas finja fazer o bem.
Quando por acaso você vier a fazer o mal, quando for obrigado a prejudicar alguém, ou um determinado grupo, o faça. Mas procure minorar ou esconder tal feito, tal atitude, e principalmente seus efeitos.

4- Cobice e procure obter o que puder.
Busque, lute para que sua voz tenha força e suas ações tenham peso, importância e conseqüência e para que consiga atingir todos os seus objetivos.

5- Seja miserável.
Seja obstinado, não tenha medo do que vão falar de você, faça o que tem de ser feito. Se seu cavalo mais amado quebrar a perna, sacrifiquei-o. Se seu amigo mais querido lhe trair, esqueça-o.

6- Seja brutal.
Seja firme. Seja duro. Não tenha pena do enfermo pelo gosto amargo do remédio eficiente que tem que lhe ministrar, pela dor que a injeção irá causar, lembre-se da cura que provirá desse gosto amargo e dessa dor.

7- Engane o próximo toda vez que puder.
Engane apenas quando for indispensável e quando for possível, de tal forma e de preferência que esse próximo, e os distantes também, não descubram que foi enganado. Melhor ainda, que pense que foi na verdade ajudado.

8- Mate seus inimigos, e se for preciso mate seus amigos também.
Imobilize seus inimigos, tire-os de combate, faça com que eles não possam lhe causar nenhum dano ou problema. Coopte seus amigos, consiga seu apoio irrestrito, caso contrario, terá que agir com estes como se fossem inimigos. Melhor seria que seus amigos entendessem isso por si só.

9- Use a força em vez da bondade ao tratar com o próximo.
Use a justiça, a sabedoria, a inteligência, o poder. Quem detém tudo isso detém a força.

10- Pense exclusivamente na guerra.
Pense em primeiro lugar em suas estratégias, em sua logística, em seus movimentos, em suas ações e nas possíveis reações de seus parceiros e de seus adversários. A guerra é o jogo da vida. As mortes que acontecem nos campos de batalha são as conseqüências de um jogo da vida mal jogado, ou como preferem pensar alguns, são os efeitos colaterais de um jogo da vida bem jogado demais.

Vejam só como é possível distorcer ou mal interpretar as palavras e as idéias das pessoas. Se fazem isso com Maquiavel, imaginem com qualquer um de nós, pobres mortais.

* Estes tais dez mandamentos de Maquiavel são invenção de algum sujeito muito desocupado, analisado aqui por outro sujeito, este nem tão desocupado, mas que é fã até das lendas em torno da vida e dos pensamentos do mestre florentino.

11 comentários para "Os dez mandamentos de Maquiavel *"


  1. Anônimo

    Caro Rua,
    Qualquer semenhança com Zé Sarney, não é mera concidência.Abraços do amigo… Cordeiro

  2. Ormuz Rivaldo

    Sei não, mas os mandamentos cabem direitinho na filosofia do JPinóquio

  3. Anônimo

    Apesar de não concordar com alguns de seus posicionamentos políticos, com o grupo no qual você se insere, sou grande admiradora das coisas que você escreve, de sua forma original de abordar temas tão simples e ao mesmo tempo tão controversos.
    Continue assim como escritor, mas mude de lado como político, ai você seria perfeito

  4. Mateus

    Caro Cordeiro…naum eh semelhança, Don Bigodon foi o homen q melhor interpretou o “O Principe” e com esses ensinamentos fez o MA cair na desgraça total…

  5. Valmir

    São pessoas obtusas como o Cordeiro e o Mateus que querem mudar o Maranhão sem levar em conta a realidade dos ensinamentos do grande Maquiavel. É por isso, por causa da hipocrisia, de gente como estes dois, que não têm uma melhor visão do mundo, que querem tapar o sol com uma peneira que nada muda.

  6. jose ricove

    Eu queria agradecer ao Joaquim Elias Haickel
    por tentar nos fazer entender melhor a personalidade do JOSÉ RIBAMAR FERREIRA COSTA.

  7. aristides mendes

    “seu” ricove deixe de ser hipocrita! o principe nos faz entender melhor a personalidade de todos os politicos e de todas as pessoas que detem qualquer tipo de poder, não apenas de um determinado politico ou de uma determinada pessoa!

  8. aristides mendes

    Queria saber se depois do flagra que deram no genro e no deputado amigo de Dr. Jackson Lago, quando eles compravam votos para o candidato do PDT, se agora o Ricove ainda acha que o Sarney é que é maquiavélico ou é o Jackson e sua gang que são um bando de safados e desonestos!

  9. jose ricove

    Meu caro Aristides Mendes,
    já foi tudo explicado.
    Essa estória é apenas a materialização do mandamento n. 7:
    “7- Engane o próximo toda vez que puder.
    Engane apenas quando for indispensável e quando for possível, de tal forma e de preferência que esse próximo, e os distantes também, não descubram que foi enganado”

  10. Rosane Moreira

    Sr. Joaquim,

    Acessei sua página e achei extremamente interessante os mandamentos de Maquiavel e os respectivos comentários que foram acrescentados a cada um deles.

    Gostaria de saber onde você identificou esses mandamentos no livro O Príncipe?

    Atenciosamente,

    Rosane Moreira

    Resposta: Não Rosane, esses 10 Mandamentos apareceram numa comunidade no orkut.

  11. Afonso barros

    A pesar de tudo extremamente intersante se for bem intendido,mas tudo esta na base de conciencia
    Nao faz interpretacao natural.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS