O poder e o conhecimento

5comentários

Quando Nicolau Copérnico expôs ao mundo a sua teoria do heliocentrismo, a igreja católica se recusou a aceitar tal idéia. Ela não só contestou como não admitiu esse avanço do conhecimento cientifico durante muitos e muitos anos.
De certo modo, é até muito compreensível que isso tivesse acontecido há quase quinhentos anos atrás, até mesmo porque, dizer-se naquela época que o sol e não a terra era o centro do universo, chocava-se frontalmente com a interpretação literal que era e infelizmente muitas vezes ainda é comumente dada ao texto bíblico.
Interpretado assim, literalmente, o texto sempre fantástico, muitas vezes épico e poético do livro do gênesis, leva a crer que a terra fosse mesmo o centro e a mãe do universo. Ela seria estática e imóvel enquanto o sol e os demais planetas giravam em torno dela, majestosa. Majestática.
O alemão Copérnico formulou sua teoria e provou sua tese no que foi seguido pelo italiano Galileu Galilei que ao comprová-la cientificamente, observando o planeta Júpiter e de suas luas, foi obrigado a negá-la sob pena de morrer queimado numa das fogueiras da santa inquisição, instrumento de coação usado pela poderosa e corrupta igreja católica de então.
Galileu, sabiamente preferiu viver mesmo que em prisão domiciliar pelo resto da vida, pois nada que dissesse iria mudar nem a verdade do universo nem a vontade da cúria Romana e do então Papa Urbano VIII, que, diga-se de passagem, fora seu amigo quando ainda era conhecido como Cardinale Maffeo Barberini.
Estamos vivendo numa época parecida com a de Urbano e Galileu. Existem questões que são claras e cientificamente comprovadas, mas que a Igreja, hoje muito mais aberta, esclarecida e evoluída que aquela de quinhentos anos atrás, não consegue admitir ou aceitar.
Um grupo de Jesuítas, inspirados em Santo Inácio de Loiola, fundador de sua ordem, e subvencionados pelo Vaticano, já admite: O planeta terra e toda vida que nele existiu e existe, foi criado por Deus bilhões de anos depois que este criou o Universo. Eles admitem que somos o resultado da mistura de poeiras estrelares que viajaram por todo o espaço, por quase uma eternidade, ate se transformar em todos os tipos de vida, no ambiente propicio deste planeta, que um dia, daqui a outros milhões de anos, também desaparecerá.
Essa conclusão, segundo os padres-cientistas, em nada contradiz a existência e o poder de Deus, “ao contrario, só o reafirma”. A igreja, como instituição, no entanto e apesar disso nem sequer admite discutir outros assuntos, mais terrenos e humanos.
Não vou nem falar aqui dos casos mais delicados, que no meu entender, são a eutanásia e a clonagem humana, mesmo que só de células tronco, advento que ajudaria a salvar milhões de vidas. Ou mesmo nos casos que imagino ser de complexidade mediana, como do aborto, mesmo em caso de comprovada doença preexistente do feto ou de estupro. Ou ainda no caso de casamento de pessoas do mesmo sexo.
Mas é inadmissível que no começo do terceiro milênio dessa religião, seus dirigentes não aceitem a igualdade de mulheres e homens no tocante a ordenação sacerdotal, com a desculpa de que os escritores-evangelistas, aceitos pela igreja, não citaram a presença de mulheres em seus relatos sobre a santa ceia.
É inconcebível que seja proibido a um casal católico o uso de pílulas anticoncepcionais. E o que é pior ainda! A proibição do uso de preservativo, tendo a nossa porta, uma epidemia mundial de doenças sexualmente transmissíveis. Isso é nada mais nada menos que teimosia para não chamar de burrice.
Li em algum lugar que o novo Papa, Bento XVI, é contra o Rock, que rotula como musica do demônio e contra o pop que diz ser expressão da banalidade. Ora, seu padre! Vá tratar de coisas mais serias e graves que isso. Isso é manifestação cultural e se a igreja não está dando conta de resolver os problemas religiosos, não será tentando controlar as vidas dos indivíduos e sua liberdade que o conseguirá.
Sou a favor da eutanásia como forma extrema de misericórdia, extermínio da dor e do suplicio do ser humano.
Sou a favor do uso controlado e moral do aborto, do uso de anticoncepcionais e sou totalmente a favor da obrigatoriedade do uso do preservativo, das camisinhas.
Sou a favor da ordenação de mulheres para oficiarem ritos sacerdotais.
Sou a favor do casamento, por amor, independentemente do sexo dos parceiros.
Principalmente sou contra qualquer restrição ou cerceamento de liberdade no que diz a respeito ao tipo de musica que a pessoa cante ou ouça, assim como o cerceamento ou restrição de qualquer outra manifestação cultural.
Mas quem sou eu para ser contra ou a favor de alguma coisa. A única coisa que posso fazer é conversar um pouco com você, aqui nesse meu cantinho de pagina. No mais, é só torcer para que eu consiga me fazer entender e que você concorde pelo menos em alguns pontos comigo. Se conseguir isso, já vou estar muito satisfeito.

5 comentários para "O poder e o conhecimento"


  1. Rogério Assis.

    porque será que ninguém comenta nada aqui hein?

  2. Julio Cesar

    O que seria do deputado-escritor se nao fosse o Rogério Assis e eu… Pelo menos nós dois lemos o que ele tem pra dizer ou o que ele não deveria dizer jamais.

  3. Antonio Carlos

    Tem gente que é frustrado, despeitado, recalcado e invejoso e fica deixando uns comentários maldosos para pessoas serias como Joaquim.
    O bom disso aqui que esse tipo de gente salta os olhos.

  4. Anônimo

    É por causa de fatos como os abordados em seu texto que a igreja católica tem perdido tanto terreno em relação as igrejas evangelicas…

  5. Rafael Ferreira

    A pessoa abaixo falou algo sem respaudo algum… desde quando as Igrejas Protestantes são a favor do aborto, dos metodos anti-concepcionais, da eutanásia, do casamento homossexual? Hoje a Igreja Católica já admitiu que o sol é o centro do nosso “universo”, mas quantas Igrejas Protestante ainda pregam que mesmo girando em torno do sol, a Terra é o centro do universo? Faça-me o favor…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS