Mataram Chico Galalau.

10comentários

Outro dia um amigo meu me ligou para me contar que mataram o Chico Galalau.

Galalau era fazendeiro na região de Bacabal. Um homenzarrão imenso, mais alto que eu. Devia ter mais de um metro e noventa. Não chegava a ser gordo, mas era parrudo proporcionalmente a sua altura o suficiente para respaldar sua fama de brabo. O homem tinha uma mão cujo palmo se aproximava dos trinta e cinco centímetros.

Como já disse Chico tinha fama de brabo, de violento. Não sei dizer ao certo se essa fama era fruto de sua rudeza ou era proveniente de sua atividade de fazendeiro, pecuarista e dono de terras. Diziam que muito tempo atrás, ele apropriou-se de umas terras na região, mas ele me contou certa vez que “pelejava” contra um grupo de invasores de suas propriedades, que tudo indica, não eram poucas.

Conheci Chico na década de 80. Meu pai me apresentou a ele. Vinte e cinco anos atrás, ainda no auge dos problemas fundiários naquela região, a fama dos fazendeiros era a pior possível. Fama que nem sempre fazia jus à realidade. Uns eram bem melhores que lhes pintavam, outros bem piores. Acredito que Chico não era dos piores. Não sei ao certo se ele era realmente violento, mas que ele era bem brabo, isto ele era.

Em 1998 Chico me procurou dizendo não ter candidato a deputado estadual e que gostaria de votar em mim em Lago Verde, por saber que eu era “um cabra serio e cumpridor de compromisso”. Achei ótimo, estava precisando de apoio eleitoral e ainda mais assim, de forma espontânea.

Ele só me exigia uma coisa, queria que eu, depois de eleito, o apoiasse pra prefeito, coisa que fiz em 2000, mas ele não se elegeu. Chico não se elegeria. Era uma pessoa muito admirada, amada mesmo, por alguns, mas que causava medo em um outro tanto e era rejeitado, chegava a ser odiado por outros.

Numa das vezes que fui a sua casa, em Lago Verde, pude ver uma multidão de pessoas, principalmente mulheres para quem ele era uma espécie de pai, um benfeitor. Uma delas, me abraçando disse que se eu era o candidato de Chico Galalau era porque eu era uma pessoa “direita e de confiança, porque cumpade Chico não anda com gente safada”.

E foram grandes as demonstrações de carinho e respeito que vi e comprovei, daquela boa gente para com Chico Galalau. Mas ele não conseguiria jamais ser prefeito, nem mesmo ser político ele poderia ser. Era um grande benfeitor e padrinho para alguns, mas era só o que ele conseguiria ser.

Para ser político, um bom político, a criatura tem que ser de uma variedade diferente de ser humano. Tem que ter o estomago fortíssimo ou não tê-lo; Tem que ter sangue frio ou quentíssimo, mas quando assim o for tem que trazer de fabrica um opcional raríssimo em seres humanos. Uma espécie radiador para refrigerar as tensões. Alguns conseguem desenvolver um tipo hibrido de radiador, mas isso demanda tempo; Tem que ter inteligência, e isso não é difícil de ter. Todos tem, uns mais outros menos, mas de um jeito ou de outro todos tem; Seria muito bom que se tivesse cultura, conhecimento, historicidade. Aqui a coisa pega. Itenzinho difícil de adquirir é esse. Há grande escassez no mercado; Têm que ser sábio como os mais velhos, impetuoso como os adolescentes e inocentes como os recém nascidos; Tem que de um lado equilibrar sensibilidade e humildade e de outro aspereza e destemor sem que seja ou pareça fraco ou arrogante; Tem que ser consciente de seu lugar e de seu papel; Tem que ter bom senso, agir com coerência e saber as conseqüências de suas ações ou omissões… Ta vendo, ser político não é assim facinho como muita gente imagina que seja. Pode até ser que alguém se eleja e até se reeleja deputado, por exemplo, daí a ele vir realmente a ser um bom político, isto já é uma outra historia.

Mas eu estava falando de Chico Galalau. Chico foi assassinado a bala. Roubaram duas vacas dele e ao dar parte na delegacia indicou um suspeito e disse ao tal que ele teria dois dias para devolver-lhe o gado, “porque senão…”. Tempos atrás, haviam roubado vinte cabeças de seu gado e Chico pouco se importou. Foi atrás, mas deu as reses por perdido e pronto. Dessa vez ele resolveu encrencar por causa de duas.

Essa é outra qualidade que deve ter, não só o bom político, mas todos as pessoas. Chico padeceu por não ter essa habilidade. Engolia um elefante, mas engasgava-se com um mosquito.

Quem for incapaz que degluta essa metáfora. Os capazes, a degustarão.

10 comentários para "Mataram Chico Galalau."


  1. Marco

    Como sempre o nobre parlamentar usando as suas já tão conhecidas e competentes metáforas. Contando detalhadamente uma determinada história pra acabar levando o leitor para um outro cenário onde cabe perfeitamente o mesmo conceito.
    O texto é inteiramente desenvolvido para chegar ao seu ápice: “Essa é outra qualidade que deve ter, não só o bom político, mas todas as pessoas. Chico padeceu por não ter essa habilidade. Engolia um elefante, mas engasgava-se com um mosquito. Quem for incapaz que degluta essa metáfora. Os capazes, a degustarão”.
    Parabéns, mas não tenho muita certeza se a grande maioria de seus leitores consegue captar as suas sutilezas. Há, no entanto um consolo aos que não conseguem entender suas metáforas, pelo menos seus textos são leves e agradáveis.

  2. Ana

    Gostei! Trata de um assunto meio duro, pesado, mas de forma leve e suave. Só você pra conseguir tal façanha.
    Tá me devendo um poema.

  3. Joaquim Nagib Haickel

    Me desculpe Ana mas não tenho mais nenhum poema inédito para publicar… Sabe, você me deu uma idéia! Vou colocar durante a semana alguns poemas antigos, em sua homenagem. Pronto, apesar de não ter prometido pra você nada formalmente, vou pagar, assim informalmente. Abraço e obrigado pelas visitas.

  4. Haroldo

    Primoroso retrato de como deve ser e o que deve ter um bom político! Parabéns!

  5. Cristiana

    Muito boa a narrativa, muito bom texto. Nos envolve e prende até o final, nos leva a reflexão sobre comportamento e posicionamento diante dos fatos da vida. Digo-lhe de ante mão, para mim, o mais difícil é ser coerente.Exelente!

  6. karla

    parece que o deputado/escritor arrumou outra fan! antes era aquela chata da ana apreciadora dos poemas, agora é essa cristiana analista de cronicas. Não seram duas em uma!? ana e crsitiana!?

  7. Anônimo

    Parabéns!!! Acompanhei e arquivei todas as noticias de Jornais referente a Chico Galalau. Ou seja, do assassinato dele. O chico viveu cem anos. Assim podemos conferir.
    Veja só: Homem violento, latifundiário de renome, fazendeiro que deixava os vizinhos apavorados quando o viam. Se analisarmos por esse ânglo, o Chivo viveu um Século!
    Mas os parabéns aquí é para V. Exª. Pela franquesa, de mesmo conhecedor dos procedimentos do Sr. Chico, afirma que privou de sua amizade.
    Um grande abraço.

  8. Joaquim Nagib Haickel

    Para a confusa pessoa abaixo:
    Convivo com muitas pessoas. Pessoas de muitos tipos e formas. Tipos e formas externas e internas. Este é o risco que corremos em viver e conviver.
    Não vejo nenhum problema em conhecer e até ser amigo de um fazendeiro, grande proprietário de terras ou de um lavrador, pequeno proprietário. Nem de saber que um determinado amigo é truculento ou pacato. O tamanho de suas posses ou os seus temperamentos não os torna melhores ou piores. O tamanho de seus atos, estes sim fazem esta diferença.
    Poderia sugerir-lhe uma coisa!? Leia o texto novamente, mas desta vez despido de qualquer preconceito para comigo, para com o Chico, e até para consigo mesmo. Talvez você descubra o que muita gente descobriu ao ler este texto. Estou falando é exatamente da condição humana, da nossa humana falibilidade. Você não poderia ser diferente.

  9. Graça

    Deputado Joaquim o senhor consegue me comover de tal maneira que nem sei bem explicar.
    Vi o comentário do cidadão aqui abaixo do seu e entendi que ele queria criticá-lo por ser amigo do tal Chico. Como lhe conheço e sei de seus posicionamentos, não poderia esperar outra coisa do senhor. Só que mesmo conhecendo e sabendo como o senhor é, mesmo assim, o senhor me surpreende. Maravilhosa resposta que o senhor deu. Melhor não teria. Como sempre, parabéns.

  10. Leonardo

    Sou de Lago Verde-MA, e conheci o Srº Chico Galalau, o mesmo tinha uma grande fama na região, a sua fama era caracterizada por ser um homem brado. Além de possuir milhares de hectares de terras, as mesmas não tinham zelo e muito menos cercas, em decorrência disso os seus bois viviam nas estradas, principalmente na estrada que liga Lago Verde a Lago Limpo (zona rural). O Srº Chico Galalau também tinha uma fama de homem sério, além disso, era amado por muitos lagoverdenses, provavelmente isso o tenha motivado a concorrer ás eleições no ano 2000. Na época, o atual prefeito era o Luís Revil, e segundo informações de terceiros o mesmo tinha medo de perder as eleições para o Srº Chico Galalau, é importante acentuar que o Srº Chico Galalau ainda hoje é conhecido como o candidato responsável por fazer uma das maiores passeatas da história de Lago Verde.
    No entanto, em 2006 foi brutalmente assassinado por um homem que foi seu funcionário, e talvez um dos motivos foi por causa de terras e gado. Por fim, Galalau deixou a sua história em Lago Verde-MA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS