Pequeno e rápido explicador *.

2comentários

.

A propósito da febre de dicionários que assola o país, aqui vão algumas perolas de significados e citações:

HISTÉRICO:
Do grego hysterikos, referente ao útero. Adjetivo. 1. Relativo à ou próprio da histeria. 2. Quem tem histeria. 3. Do popular irritadiço, zangadiço, nervoziço.
Citação: “Chamar-se de histérico o indivíduo que ainda consegue indignar-se com as mazelas, as hipocrisias, as injustiças, e as safadezas deste mundo, longe de ser um insulto, é grande louvação”.Trecho do discurso proferido pelo Senador Afonso Arinos em comemoração ao dia do Jornalista em 1946.

DESINFORMADO:
Adjetivo. 1. Que, a respeito de determinada coisa não está informado ou está mal informado. 2. Diz-se daquele que foi mal informado. 3. A quem foi prestada informação falsa.
Citação: “Dizer que um cidadão é desinformado não diminui a culpa do detentor da notícia. Mal formado ou deformado, é normalmente aquele que detentor de um poder maior, sofisma, frauda e ilude, semeando notícias falsas, fazendo proliferar a mentira, terreno fértil da corrupção”.Do mesmo discurso do Senador Afonso Arinos citado acima.

BURRO:
1.Sinônimo de asno, jerico, jumento. Brasileirismo nordestino, jegue. 2. Mu. 3. Adjetivo. Individuo bronco, curto de inteligência, estúpido, imbecil.
Citação: “…E o burro, como todo prepotente, pensando na impunidade, mudou a colocação das peças no tabuleiro de xadrez, esquecendo-se que todo jogo é anotado lance a lance.” Do livro A Procura de Bob Fischer de George Greenhood.

DESONESTO:
Prefixação, des + honesto = não honesto. 1. Diz-se do indivíduo que não é honesto, que não tem qualidade ou caráter honesto. 2. Sem honra, sem dignidade, sem probidade, sem decoro, sem decência. 3. Aquele que não é probo, não é conveniente, não é virtuoso, não é íntegro.
Citação: “…Desonesto mesmo, não é só aquele que rouba. Não é só aquele que ontem nada tinha e hoje tudo tem, mesmo sem ter trabalhado, herdado, ou ganho nas apostas. Desonesto não é apenas aquele que enricou diminuindo o soldo das legiões ou desviando o pecúlium das viúvas. Não é só aquele que fraudou, corrompeu e que burlou. Desonestos são principalmente aqueles que dentre vós aceitam tudo isso.” Discurso de Caio Graco no Senado Romano em 78 AC.

MOLEQUE:
Do Quibundo, mu ’ leke, menino. 1. Negrinho. 2.Indivíduo sem palavra ou sem gravidade. 3. Canalha, patife, velhaco. 4. Brasileirismo, menino de pouca idade. 5. Adjetivo engraçado, pilhérico, trocista, jocoso. Aquele que vive de molecagens.
Citação: “Todo mundo, um dia já fez das suas, já colou chiclete sobre o assento da cadeira do cinema, já colocou laxante no ponche da festa em que entrou de penetra ou já esvaziou os pneus do carro do namorado chato da irmã mais velha. Mas há aqueles que não só fizeram tudo isso ao seu tempo, mas que continuaram fazendo durante toda a vida. Há aquele que não conseguiu se livrar do seu moleque primordial”.Do livro, Infância: A Raiz dos Problemas, do Psicólogo Walmir Penteado Mourão.

* Em Portugal, os portugueses chamam dicionário de explicador. Enquanto isso aqui no Brasil, meias palavras bastam.

2 comentários para "Pequeno e rápido explicador *."


  1. Américo

    Não sei aonde você quer chegar com esse magnífico, bem arquitetado e primorosamente executado texto, mas posso lhe garantir uma coisa, isso é obra de ficção, pois procurei e não consegui encontrar nem o tal discurso proferido pelo Senador Afonso Arinos em comemoração ao dia do Jornalista em 1946, no senado, nem o tal discurso de Caio Graco no Senado Romano em 78 AC tem a frase aqui citada, nem a passagem alegada como sendo do livro A Procura de Bob Fischer de George Greenhood existe, apesar de o livro até existir, o seu autor não existi, nem tão pouco consegui encontrar o livro, Infância: A Raiz dos Problemas, do Psicólogo Walmir Penteado Mourão, livro e autor simplesmente não existem. SE sua intenção era brincar com o seu leitor, fique tranqüilo, é uma obra prima. Nota 10, com Louvor.

  2. Anônimo

    Cara, você é demais!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS