Tertuliano ?

2comentários

?

Livre, porém honesta adaptação de um discurso com aparte.
Nomes e cargos foram onitidos e/ou trocados, para que uma obra política possa ser transformada em obra literária.

Um deputado destilava o seu comprovado talento para a critica …

“… Por mais que se discutam outros assuntos importantes e relevantes o assunto do momento na realidade é esse troca-troca de partidos. São deputados que estão se acomodando em outras legendas e de quinta-feira até ontem muita coisa ocorreu e parece que muita coisa ainda vai ocorrer. Fui informado que o próprio primeiro mandatário, ele próprio telefonava, ou procurava deputados para se filiarem ao seu partido, então me lembrei do barão de Itararé que dizia que “ há alguma coisa no ar além dos aviões de carreira ” , e havia . Tanto havia, que na convenção desse partido – presente estava o Presidente do de uma outra agremiação partidária e Líder maior, do maior Bloco Parlamentar desta casa – filiaram-se cinco deputados, inclusive três do próprio Bloco. Mas esse deputado, Presidente desta outra agremiação partidária, talvez tenha pensado consigo mesmo e dito que o “ bom cabrito não berra ”, foi a tribuna dizer que procuraria fazer do seu partido um grande partido ou talvez o maior partido do Estado .
Mas logo em seguida um senador que tinha vindo a essa Casa antes da eleição para a Mesa Diretora prestar o seu apoio ao Presidente vai à tribuna e assumindo os ares de pitonisa diz que os pequenos partidos, inclusive o do anfitrião iria acabar. Aí eu me lembrei de Shakespeare : “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”.
Mas o deputado não passou recibo, homem católico foi para casa, se recolheu e consultou as escrituras e viu lá no evangelho segundo São Mateus que Jesus disse : “ quem não é por mim é contra mim ”. E tratou naturalmente de cair em campo para reforçar o seu partido. Filiou quatro deputados e ele com certeza deve ter dito a si mesmo, aquele provérbio árabe, “ Nada melhor que um dia depois do outro ”.
Isso naturalmente deve ter causado algum comentário no almoço lá no palácio, é possível que alguém tenha dito ao Governador “ Quem com ferro fere, com ferro será ferido ”. E o Governador deve ter comentado , “ Quem tem com que me pague não me deve nada ”. Lembrando de um ditado muito conhecido “ Quando a gente vê a barba do vizinho pegar fogo trata de colocar a nossa de molho ”. Como “ para bom entendedor meia palavra basta” , e como dizia um grande deputado do passado “ Quem viver verá ”.

Admirado com a verve do colega e sabendo de que o maior interesse do tribuno era fazer “o mar pegar fogo para comer peixe frito, um novato resolve aparteá-lo e citando Shakespeare,, para colocá-lo em cheque …

O nobre colega me lembra muito um Senador famoso, que faz discursos através de versos e rimas.Mas eu tenho certeza que V.Exa não decorou essa grande pérola da oratória maranhense, tenho certeza que isso tudo é feito de improviso. É por isso que eu gostaria apenas de citar Shakespeare em sua frase mais conhecida e talvez a mais forte: “ Ser ou não ser eis a questão ” .

E o macaco velho, astuto e matreiro, talvez o único que realmente tenha entendido o sentido do aparte , talvez o único que realmente saiba o endereço certo daquela profética frase, não se fez de rogado …

Eis a questão, deputado. Eis a questão. V.Exa certamente não vai se zangar comigo. É que V.Exa, atabalhoado, sempre com a melhor das boas intenções, ãs vezes me faz lembrar um velho poeta português, Guerra Junqueiro, que até foi excomungado porque era ateu . Ele é autor de um poema chamado a velhice do padre eterno, mas ele é autor também de uma pequena sátira que em parte, deputado, encaixa-se perfeitamente com o que V.Exa tem feito aqui e eu vou pedir mais uma vez perdão não é para ofender V. Exa, mas eu sou daqueles que “ perde o amigo mais não perde a piada ” e V.Exa vai me permitir dizer esse pequeno verso cujo o título é , e o poema dizia o seguinte: , frívolo e peralta que foi um paspalhão desde fedelho, tipo incapaz de ouvir um bom conselho, vivo ou morto não faria falta, um belo dia deixando de andar a malta foi ter a casa do pai honrado velho e na sala, diante ao espelho a admirar-se perguntou: , és jovem, és rico, és formoso, que mais no mundo se te faz preciso? E o pai que atrás de uma cortina ouvia tudo, respondeu : Juízo. É isso que falta para V.Exa, muito obrigado. ”

Ao outro, nada restou, a não ser levantar-se e aplaudir. Na saída, ao pé da escada, comentava com um terceiro colega : ainda bem que ele recitou , e não Morte e vida Severina ,pois naquele poema há muita dor ,miséria e seca .

“Não adianta chorar pelo leite derramado” , ou pela água . “ Alea jacta est,” Resmungou.

2 comentários para "Tertuliano ?"


  1. Karla

    Se for verdade que essa crônica é baseada em um discurso e um aparte, fica claro aqui a qualidade de nossos deputados… Pelo menos dos dois referidos!!! Pelo menos esses se salvam!!!

  2. Anônimo

    Quem são os deputados citados nessa crônica?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS