Os dez mandamentos de Maquiavel

13comentários

Algumas pessoas têm me pedido para postar aqui no meu blog este texto que foi publicado originalmente no Jornal O Estado do Maranhão no inicio do ano passado e já o foi aqui também em 24/10/2006. Seja feita a sua vontade… E façam bom proveito.

Sou um dos mais novos adeptos do orkut. Na verdade nem sei bem como definir o que seja essa geringonça. Acho que sua melhor definição é que ele é um site de relacionamento onde você encontra pessoas que se agrupam em comunidades temáticas, e conversam, trocam idéias e opiniões sobre os mais diversos e variados temas.

Lá existem grupos pra tudo: dos que odeiam filmes legendados aos que adoram as coisas simples da vida. Dos que acreditam em príncipe encantado aos que são viciados em comida japonesa.

O orkut serve também para se reencontrar pessoas que não vemos há muito tempo, que não sabemos por onde andam. Por lá encontrei muita gente que há séculos não via, como foi o caso de um amigo de infância e colega do Colégio Batista, Antônio José Ritter Martins, que anda mergulhando mundo afora.

Tem gente que chega a ter mais de duas centenas de comunidades em seu cadastro. Eu só participo de umas duas dezenas delas. Todas giram em torno dos meus interesses: Literatura, cinema, história, cultura, lazer, política…

Outro dia entrei numa comunidade denominada Maquiavel e deparei com uma questão que já tinha visto antes, mas que nunca quis abordar. Naquela oportunidade resolvi tocar no assunto por lá, e hoje quero abordar o mesmo assunto por aqui. É o caso de uns tais dez mandamentos que teriam sido estabelecidos por Maquiavel. Puro mito.

Em seu livro O Príncipe, Maquiavel traça o perfil que deveria ter, e diz como deveria agir um governante na transição da idade média para o renascimento. O perfil que ele traçou para um poderoso Príncipe daquela época, sempre se mostrou atual todas às vezes em que foi, desde então, confrontado com a realidade.

Não me lembro de ter lido em nenhum lugar sobre estes tais dez mandamentos de Maquiavel, em todo caso, para um melhor entendimento, vou tentar desentortar e analisar estes dez mandamentos que encontrei no orkut como sendo dele.

Procurarei fazer uma analise segundo o que acredito que fosse a ótica de Maquiavel. Procurarei ser fiel à ótica que ele relata em sua obra, em que aconselhava, e continua aconselhando, aos detentores ou pretensos detentores do poder.

1- Zele apenas por seus interesses.

O apenas aqui na verdade quer dizer em primeiro lugar. Zele em primeiro lugar pelos seus interesses. Somente zele pelos interesses dos outros se eles vierem a coincidir com os seus interesses, ai eles passam a ser seus também. Quando você tiver que abrir mão de um interesse seu em beneficio do interesse de outros, que isso fique muito claro, e que se sobressaia a sua grandeza por ser capaz de tal feito.

2- Não honre a ninguém além de você mesmo.

Não se submeta, não se diminua, não se agache, não seja subserviente. Se faça útil, indispensável, tenha orgulho do que faz e o faça com competência e honra.

3- Faça o mal, mas finja fazer o bem.

Quando por acaso você vier a fazer o mal, quando for obrigado a prejudicar alguém, ou um determinado grupo, o faça. Mas procure minorar ou esconder tal feito, tal atitude, e principalmente seus efeitos.

4- Cobice e procure obter o que puder.

Busque, lute para que sua voz tenha força e suas ações tenham peso, importância e conseqüência e para que consiga atingir todos os seus objetivos.

5- Seja miserável.

Seja obstinado, não tenha medo do que vão falar de você, faça o que tem de ser feito. Se seu cavalo mais amado quebrar a perna, sacrifiquei-o. Se seu amigo mais querido lhe trair, esqueça-o.

6- Seja brutal.

Seja firme. Seja duro. Não tenha pena do enfermo pelo gosto amargo do remédio eficiente que tem que lhe ministrar, pela dor que a injeção irá causar, lembre-se da cura que provirá desse gosto amargo e dessa dor.

7- Engane o próximo toda vez que puder.

Engane apenas quando for indispensável e quando for possível, de tal forma e de preferência que esse próximo, e os distantes também, não descubram que foi enganado. Melhor ainda, que pense que foi na verdade ajudado.

8- Mate seus inimigos, e se for preciso mate seus amigos também.

Imobilize seus inimigos, tire-os de combate, faça com que eles não possam lhe causar nenhum dano ou problema. Coopte seus amigos, consiga seu apoio irrestrito, caso contrario, terá que agir com estes como se fossem inimigos. Melhor seria que seus amigos entendessem isso por si só.

9- Use a força em vez da bondade ao tratar com o próximo.

Use a justiça, a sabedoria, a inteligência, o poder. Quem detém tudo isso detém a força.

10- Pense exclusivamente na guerra.

Pense em primeiro lugar em suas estratégias, em sua logística, em seus movimentos, em suas ações e nas possíveis reações de seus parceiros e de seus adversários. A guerra é o jogo da vida. As mortes que acontecem nos campos de batalha são as conseqüências de um jogo da vida mal jogado, ou como preferem pensar alguns, são os efeitos colaterais de um jogo da vida bem jogado demais.

Vejam só como é possível distorcer ou mal interpretar as palavras e as idéias das pessoas. Se fazem isso com Maquiavel, imaginem com qualquer um de nós, pobres mortais.

PS: Estes tais dez mandamentos de Maquiavel é invenção de algum sujeito muito desocupado, analisado aqui por outro sujeito, este nem tão desocupado, mas que é fã de tudo, até das lendas, em torno da vida e dos pensamentos do mestre florentino.

13 comentários para "Os dez mandamentos de Maquiavel"


  1. Fábio

    Belíssimo texto! Já conhecia, mas nunca é demais… Parabéns!

  2. Ana

    Li este seu texto cedo, mas só agora tive tempo de parar para escrever algo sobre ele.
    Achei surpreendente. Chega a ser cruel, mas é verdadeiro, direto, não há nenhuma hipocrisia nele. Não há nada de subterfúgios, palavras estrategicamente colocadas, nada disso. Há apenas uma lista de coisas a serem feitas e uma analise fria e coerente sobre ela. E o que há de melhor, sua analise sobre os tais dez mandamentos não pretende ser em momento algum moral ou ética.
    Confesso que prefiro poemas, mas este texto me marcou profundamente. Como sempre você está de parabéns!

  3. Luiz Claudio

    Já li e reli esse texto uma dezena de vezes nos últimos dias e quanto mais eu leio mais sou obrigado a concordar com o senhor em sua interpretação destes tais dez mandamentos que não sendo de Maquiavel, bem que poderiam ser de Antonio Carlos Magalhães, Jader Barbalho, José Sarney ou qualquer outro grande chefe político, do Brasil ou de qualquer outra parte do mundo.
    O que mais me surpreende é a forma direta com que o senhor coloca tais coisas. Essa forma direta faz com que coisas aparentemente tão complexas fiquem de fácil entendimento.
    O senhor ganhou um leitor e o meu respeito. Parabéns.

  4. Gustavo

    Estou com pena de te Joaquim! Agora, sem Aderson lá na Assembléia, com quem é que tu vais poder exercitar tua afiada oratória? Quem é que vai entender teus discursos literários, cheios de citações…? Vais jogar perolas aos porcos!?

  5. Joaquim Nagib Haickel

    Caro Gustavo,
    É verdade, vou sentir muito a falta de amigos como Aderson, Mauro, Luis Pedro, Rubão, Dutra, Tereza, Cristina… Mas em compensação ainda ficaram outros bons amigos por lá, como é o caso de César, Chico, Milhomem, Braid, Arnaldo e Helena, dentre outros, além do que gente nova vem para preencher o vazio deixado pelos outros como é o caso de Edivaldo, Ricardo e Marcelo.
    De qualquer maneira, o amigo tem razão numa coisa, é muito bom apartear ou ser aparteado em um discurso por alguém que entenda o que você está falando, mesmo que não concorde, como algumas vezes acontecia com meu dileto amigo Aderson Lago.

  6. Gustavo

    Joaquim, tu estás sendo político, diplomático… Sem Aderson por lá, não há mais naquela Assembléia quem esteja no teu nível. Um pouco abaixo tu vais encontrar o César, a Helena e o Edivaldo, talvez o Arnaldo, o Chico e o Ricardo, e olhe lá!
    Tu vais deitar e rolar ou o que é mais fácil de acontecer, tu vais ter que te igualar a eles pra poder conviver e sobreviver.

  7. marco aurélio d’eça

    Vc deveria ser pastor evangélico. É assim que eles fazem quando os textos bíblicos vão de encotnro ao que eles pregam. Vc fez o mesmo neste texto. Onde está, Joaquim, que uma das interpretações do texto “apenas” seja “em primeiro lugar”? Apenas sempre será apenas. Lute apenas por seus interesses quer dizer que vc precisa lutar por você. E ponto. Interpretá-lo de outra forma é um exercício de hermenêutica para suavizar a força do enunciado. Maquiavel foi assim e pronto. Porque tentar dizer diferente?

  8. Josivaldo

    Caro deputado Joaquim,
    acredito que o Marcos não atentou para um fato de extrema relevância neste seu texto. Os tais dez mandamentos de Maquiavel não existem, ele jamais os escreveu, e como o senhor bem o disse: “… em todo caso, para um melhor entendimento, vou tentar desentortar e analisar estes dez mandamentos que encontrei no orkut como sendo dele. Procurarei fazer uma analise segundo o que acredito que fosse a ótica de Maquiavel. Procurarei ser fiel à ótica que ele relata em sua obra, em que aconselhava, e continua aconselhando, aos detentores ou pretensos detentores do poder”.
    Esses tais dez mandamentos são uma tentativa de alguém criar um texto e atribuí-lo ao grande mestre florentino, uma das maiores raposas felpudas da política em todos os tempos. Raposas estas que estão em extinção, e em seus lugares alguns irresponsáveis estão querendo colocar políticos empedernidos, vigaristas, gigolôs, neófitos, propineiros e até quadrilheiros.
    Assim não dá, né!?

  9. Jorge

    Muito bom esse livro…Sei que é livro de cabeceira de vários políticos…inclusive do maior, José Sarney, e dizem as más línguas que ele aplica todos os ensinos de Maquiavel a risca…não dúvido nada!!!

  10. Joaquim Nagib Haickel

    Caro Jorge, duvide de todo político que diga que não pratica os postulados de Maquiavel. Pois só há três possibilidades: 1- Ele é um hipócrita mentiroso. 2- Ele é um péssimo político, em todos os sentidos. 3- Ele não saber nem quem é Nicolau Maquiavel.

  11. wellington nascimento

    quero receber mensagens

    Resposta: Não entendi!!!

  12. palmira vianosa

    li esses mandamentos só tenho a dizer que alguns estou de pleno acordo, quanto aos outros verifica-se um exagero incrivel, jamais visto,uma vez que devemos ter amor ao proximo não podemos enganar nem mesmo matar para alcançar os nossos objectivos. Recomendo as pessoas q lerem esses mandamentos por favor q não a põem em pratica para o bem de toda a sociedade

    Resposta: Concordo plenamente!

  13. Katrine

    Prefiro nem comentar coisas brutescas!
    Mas cada um tem sua opinião e é indiscutível porém devemos respeitar os comentários.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS