“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.
Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.
Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.
Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.
Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.
8 comentários em “Chuva de fogo”
Olá Joaquim,
Depois de “AMOLUAR”, este foi sem dúvida, um dos poemas mais inspirados que publicou rsrsrs… Envolvente, gostoso de ler, de imaginar e até de sentir…Seriam muitos os adjetivos a colocar, mas com certeza, nessas horas de chuva assim tão quente, nossa imaginação ultrapassa o mundo dos sonhos e nossas palavras ficam sem o menor valor……Seja poeta sempre!!!
Lindo lindo lindo, simplesmente envolvente.
Obrigada por essa pérola de felicidade, em mais esse dia.
Perfeito!
Ao contrario do que você pensa, sei apreciar o que é bom e este poema é bom. Não sou intolerante como você disse, procuro dar a César o que é de César. Desse eu gostei.
Oi Joaquim, passei como sempre para iluminar o meu dia, um bom dia p/ vc, que Deus abençoe vc e a todos os que ama, em mais esse dia.
deputado, escreva sobre politica! o senhor eh dos poucos politicos que sabem se comunicar com as pessoas, seja pessoalmente, seja atravez de discursos ou em materias de jornal… fale sobre os ultimos acontecimentos.
Alguma pessoa querida e amiga deve estar tentando se fazer passar por mim. Talvez por ter sentido o preconceito que este sr. tem em relação ás mulheres que não cantam em sua cartilha, agradeço ao anjo amigo. Apesar de concordar que realmente ele é melhor fazendo versos e esqueça da prosa. A Eliane que mandou o comentário acima não fui eu. Ando muito ocupada, estava participando de um seminário de ética e meu tema era: Alocação de Recursos em Saúde Pública. e por esse motivo ainda não respondi ao Sr. Joaquim a “Resposta a Eliane” (esta sim sou eu). Agradeço aos internautas que estão me apoiando neste festival de grosserias.
Abraços
Deputado, gostaria realmente que você falasse um pouco mais sobre política em especial sobre a operação navalha, o que você acha desses políticos envolvidos e da guerra política que esta sendo travada no maranhão, da manipulação da informação por parte de alguns veículos de comunicação com interesse em comum de mostrar quem está mais envolvido nessa maracutaia com a gautama? obrigado