O Segredo.

10comentários

Hoje gostaria de conversar um pouco com você sobre o mais novo fenômeno editorial do planeta. Trata-se do livro e do filme baseado nele.

Com toda certeza você já viu um filme ou o leu um livro e ficou com a nítida impressão de que o que estava vendo ou que estava lendo, tinha saído de dentro de você, de sua cabeça, de suas entranhas. Isso já deve ter acontecido com quase todo mundo, pelo menos comigo já aconteceu algumas vezes. A última vez foi há pouco mais de um mês quando em uma livraria dessas de aeroporto, olhei na prateleira um livro chamado e fiquei compelido a comprá-lo.

Durante o vôo passei rapidamente a vista no livro e constatei que o assunto era extremamente interessante. Ao chegar em casa, de madrugada, cansado e com sono, coloquei o livro sobre a minha mesa e esqueci dele por algum tempo, até quando meu amigo Antonio Leda Neto, responsável pelo setor de informática de nossas empresas me perguntou se eu não gostaria de ver um filme que ele acabara de baixar na Internet. Respondi que dependia do filme. E não é que o tal filme não era outro que não baseado naquele livro, que eu havia comprado e não terminara de ler!?

Leda instalou o filme em meu computador e como sou viciado em áudio-visual, vi e ouvi pela primeira vez o filme, antes de terminar de ler o livro. Digo pela primeira vez, porque de lá pra cá já vi o filme e li o livro um montão de vezes e não me canso.

Não sou muito chegado nesse gênero, os tais livros de auto-ajuda, que ao contrario do que muita gente possa imaginar, não é novo, é até bem antiguinho. A primeira vez que vi um desses foi por volta do ano 72 do século passado. O livro chamava-se Como fazer amigos e Influenciar as pessoas e foi escrito pelo americano Dale Carnegie e publicado nos EUA pela primeira vez em 1936.

Acho O segredo um tanto diferente de outros livros de auto-ajuda. Um amigo que também leu o livro e viu o filme, comentou comigo sobre o que ele acha desse tal Segredo, sobre o que realmente ele entendeu dele. Nas palavras desse amigo, o livro e o filme tratam de um assunto que invariavelmente todos nós já comentamos pelo menos uma vez na vida: O pensamento positivo, ou como esta forma de pensar e agir é denominada no livro: A lei da atração.

Em parte até concordo, mas em minha opinião, acredito que chamar a Lei da atração de pensamento positivo é restringir e muito o siguinificado deste postulado. Pelo que entendi, a Lei da atração é o planejamento, a programação que nós fazemos pra nossa vida, no dia a dia. Uma espécie de roteiro feito de palavras, pensamentos, sentimentos e atitudes que definem a nossa agenda de um dia, de uma semana, de um mês, de um ano, de uma vida inteira.

Quando acabei de ver o filme, da primeira vez, tive um acesso de riso e choro, simultaneamente. Pensei que estivesse enlouquecendo. É que faço isso que o livro prescreve desde que me entendo por gente. Aprendi com meu pai, que ao acordar, por volta das quatro ou cinco da manhã, pegava uns cartões e uma caneta, daquelas com quatro cores, e fazia sua agenda do dia, insistentemente, até ela estivesse afinada, em seqüência espacial e temporal, e mais ainda, repetia tanto que chegava quase a absorvê-la, a realizá-la.

Na ultima quinta-feira, numa mesa de bar, conversando com uns amigos, surgiu o assunto do Segredo. E qual não foi a minha surpresa quando uma mocinha linda, branquinha como uma pintura de Boticcelli, uma verdadeira Eva, sagitariana com ascendente em sagitário assim como eu, contou pra todos os presentes que teve a mesma sensação que eu tive ao ler o livro e ver o filme. Além de em boa companhia, fiquei aliviado. Graças a Deus essa sensação não aconteceu só comigo.

Pode ser que alguém não goste dessa minha crônica só porque nela falo de mim, de um livro que li e um filme que vi, das coisas que aprendi com meu pai. Sinto muito, mas não pude resistir ao fato de abordar esse assunto. É que eu precisava de uma deixa para poder dar essa dica para algumas pessoas. Comprem esse livro, ele vai abrir portas e janelas em sua mente e boas oportunidades em sua vida.

10 comentários para "O Segredo."


  1. Anônimo

    ei! o q q houve? procurei sua cronica no jornal e nao achei!!! pq?
    ainda bem q existe esse blog, estou viciada em ler o q vc escreve…
    existe isso!? vicio em leitura de determinada pessoa!!??

  2. Luis Henrique

    Gostei muito da sua crônica. Comigo aconteceu mais ou menos parecido. Eu já li esse livro e estou querendo ver o filme. como. Como faço?

  3. marcia soares

    Pode parecer pelego. Sou absolutamente sua fâ nº1.Essa crônica bem escrita, sobretudo por falar de vc e da citação ao seu saudoso pai, só quem teve pais como os nossos sabem o sentido em traze-los sempre em nossa companhia.Continue bailando com as palavras e fale,fale de vc. Bjs

  4. Carlos Magno

    Meu deputado! Depois de ler seu texto fui correndo comprar o livro… sensacional mesmo!
    Agora só estou curioso pra saber quem é essa moça branquinha que pensa parecido com você. Deve ser uma mulher bem interessante.

  5. Anônimo

    Realmente “O Segredo” é um livro maravilhoso. Boa sugestão.

  6. Evellyne

    Muito bom!
    Lógico… Quando se falando de “The secret”, melhor ainda. O segredo deve mesmo ser divulgado. E, pela parte que me convém agradeço.
    Abraços.

  7. Seu MONTEIRO

    MANDA ESSe livro para mim…que fiquei curioso

  8. Ted Lago

    Prezado Joaquim,
    Vou comprar o tal livro.Você me conhece bem e sabe que sou mais chegado à razão do que a emoção…Pensando bem, me empresta o seu para não ter risco de me arrepender.
    Um abraço do amigo,
    Ted

  9. Anônimo

    Pelo visto você consegue atingir muita gente com suas crônicas! Parbéns.

  10. chafi

    Caro Joca parabens, excelente cronica, e o Segredo e alimentar boa energia, boas amizades e e bons sentimentos em nossas vidas, abraço
    Chafi Braide Jr.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS