O Via Voice e a revisão.

4comentários

Talvez tenha sido este o texto mais complicado que já tentei escrever em toda minha vida. Não pelo tema nem pela forma de abordagem que escolhi, mas devido à ferramenta que pela primeira vez estou utilizando para isso.

Trata-se de um software de digitação por acionamento de voz. Coisinha complicada, essa de ensinar um computador a ouvir e a escrever o que você dita. Em meio a isso ele capta até sua respiração ou mesmo algum som involuntário que você faça como, por exemplo, um espirro, ou o trinitar de um telefone e claro, até mesmo uma conversa paralela que você mantiver com esse estrupício ligado.

Se diz “essa”, e o bichinho aqui entende “peça”. A gente diz “diz”, e o bichinho entende “quis”. Diz “bichinho”, e o “bichinho” entende “Ibsen” (de onde será que ele tirou isso!?), e o que é pior, de repente, sozinho, ele escreve Pinheiro. Imagino eu que ele deva ter a incrível capacidade de fazer análises de semelhanças fonéticas com textos arquivados em bancos de dados vinculados ao Word.

De vez enquando noto que esse instrumento, muito oportunamente denominado pela IBM, de Via Voice, começa a escrever sozinho como se simplesmente psicografasse vozes. Mesmo assim, com todos estes problemas de incompatibilidade de gênios entre este operador que vos fala e esse programa que me escuta e traduz o som de minha voz em letras e palavras no monitor do computador, este software é um grande avanço tecnológico e mais uma importante conquista do incrível espírito empreendedor humano.

Imagine só quantas utilidades o sucesso do desenvolvimento de um projeto como este pode trazer para, por exemplo, pessoas tetraplégicas ou cegas! Ou para as simplesmente inaptas, que como eu, não são boas em digitar um texto!

Mas quando me sentei aqui para escrever, ou melhor, para ditar esta minha crônica, a minha intenção não era a de comentar sobre o Via Voice, mas ele se impôs, me deu tanto trabalho que não teve jeito.

Na verdade gostaria de falar de outra coisa, de algo menos tecnológico. Gostaria de falar sobre a comissão de estudos para adaptação a Constituição do nosso Estado e do regimento interno de nossa Assembléia Legislativa.

Sabedores de que toda lei precisa de tempos em tempos ser revista, esta comissão que é presidida por mim, que tem como vice-presidente o deputado Chico Gomes, como relator o deputado Rubens Junior, e como membros os deputados, Vitor Mendes, Penaldon Moreira, Marcelo Tavares e Pedro Veloso, têm uma tarefa que não é fácil, mas é bastante honrosa e prazerosa.

No caso de nossa constituição, que foi elaborada em 1989 – e já lá se vão 18 anos – ela nunca foi revista nem revisada. Já foi até bastante emendada, mas nunca com o cuidado necessário para se ter incluído em seu texto um dispositivo que há muito tempo já usamos apesar de não estar contido nela: A reeleição para os cargos de governador e de vice-governador de estado.

Há ainda em nossa carta constitucional alusão ao Tribunal de Alçada. Imaginem só!? Estes incríveis absurdos são apenas dois exemplos da grande necessidade do trabalho desta comissão.

Em pior situação está o regimento interno da ALM, que mesmo tendo sido revisado há menos de quatro anos já carece de novos cuidados, tanto no aspecto jurídico, mas principalmente em sua parte lógica.

O regimento é um manual de instruções de um produto inacabado – o ambiente em que se desenrola ou quem sabe, se enrola, o processo legislativo – e por isso mesmo vive sendo constantemente adaptado.

No que diz respeito à constituição, os trabalhos já estão bem adiantados graças ao esforço do relator, que junto comigo levantou esta questão no inicio dos trabalhos desta legislatura, bem como pela indispensável colaboração de um excelente grupo de consultores que nossa casa admitiu através de concurso publico realizado em 2003.

O regimento demandará mais tempo e mais trabalho, pois ele é na verdade um código de relacionamento do poder legislativo. Trata dos trabalhos da Assembléia, das sessões, das comissões permanentes e temporárias, de como os deputados devem se portar no exercício de seu mandato. Trata das atribuições dos cargos funcionais da Casa. Deve tratar de tudo que faz funcionar ou que possa atrapalhar o funcionamento da ALM.

Espero que façamos um bom trabalho e que ele perdure durante bastante tempo.

PS: Todo este texto foi ditado no programa Via Voice, de IBM, mas cá pra nós, novas tecnologias são coisinhas complicadas. Mas é assim que começa. Daqui a algum tempo, essa irá estar tão aprimorada que a próxima revisão da constituição do Maranhão e do regimento interno da ALM será feita com uma geringonça parecida, neta desta, mas que seja mais inteligentinha, tenha ouvidos mais apurado, e seja à prova de operador incompetente como eu.

4 comentários para "O Via Voice e a revisão."


  1. Mariana Dias

    Muito interessante, onde posso encontrar esse programa?

  2. Pérola

    Olá…,
    À sua crônica cabem dois comentário:um sobre os avanços tecnológicos de um software de última geração, e outro sobre a necessidade de modernização nos regimentos e leis que regem a nossa Constituição. A vc, meu amigo, oportunamente tbm cabem dois comentários: o de ser uma pessoa aberta para o futuro e pronta para aprender sem o menor receio de errar, e o de ter a capacidade e competência para assumir uma das maiores responsabilidades de nosso Estado, usando critérios atuais e funcionais, tendo a certeza que vai acertar. A mim, só cabe um comentário: Vc é um exemplo, sua alma fortalece os fracos e dá coragem aos mais fortes para enfrentarem os congestionamentos do dia a dia!! Esse é o seu caminho…

  3. Aninha

    Tb tenho dificuldade para escrever, vai ver que é pq meus dedos não conseguem digitar na velocidade das minhas idéias, mas ainda prefiro do que ter tanto trabalho, tentando “ensinar” a máquina a interpretar os meus pensamentos de forma a escrevê-los corretamente, ok sei q pode ajudar muita gente, mas eu pessoalmente prefiro as minhas idéias escritas em folhas de papel, com caneta, depois então posso passá-las para o pc sem pressa, e dominando as minhas próprias limitações, afinal se tenho que ensinar alguém que seja eu mesma (a passar por cima das minhas “limitações”) e não a máquina pq nunca ela vai conseguir entender o que as minhas palavras querem dizer de imediato, e eu vou ter que estar ensinando sempre (é melhor ensinar meus filhos, dá menos trabalho e melhor resultado)

  4. karen

    Por Favor, onde posso encontrar esse programa, já procurei em diversos site, em não encontro o programa para comprar. Preciso com urgencia desse programa, sou secretária, preciso para desenvolver minhas atividades, sinto mts dores nas mãos e coluna. Obrigada se vc puder me ajudar.

    Resposta: Procure no site da IBM ou informe-se com algum fornecedor de softwere. Vou tentar achar um link e disponibilizar aqui pra você.

    PS: Karen, procurei mas não achei o link, porem uma pessoa, a quem desde já agradeço, leu seu comentário e mandou para meu e-mail e eu posto aqui pra você. Espero que lhe ajude. Abraço.

    http://www.baixaroudownload.com/2007/04/ibm-via-voice-90-full.html

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS